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1. O Período Anterior à Formação do Estado
1.1 Paulo Orósio: Cristianismo e História; Do Humanismo Clássico ao Universalismo Cristão
Obras: Orose, Histoire (contre les paiens), texte établie par Marie-Pierre Arnaud-Lindet, Paris, 1990; Orósio, História contra os pagãos, versão portuguesa de José Cardoso, Braga, 1986; Zangemeister, Carolus, Pauli Orosii Historiarum Adversus Paganos Libri VII, Lipsia, 1889.
Bibliografia: Carvalho, J. Vaz de, «Dependerá Santo Agostinho de Paulo Orósio?», RPF, 11-1 (1955), pp. 143-153; Corsini, Eugenio, Introduzione alle Storie do Orosio, Torino, 1968: Fabrini, Fabrizio, Paolo Orosio, Uno Storico, Roma, 1979; Lacroix, Benoit, Orose et ses Idées, Paris, 1965; Martins, Diamantino, «Paulo Orósio -- sentido universalista da sua vida e da sua obra», RPF, 11-2 (1955), 375-384; Martins, Mário, Correntes de Filosofia Religiosa em Braga (séculos IV-VII) Porto, 1950; Silva, Lúcio Craveiro da, «Paulo Orósio» in História do Pensamento Filosófico Português, dir. de Pedro Calafate, Lisboa, 1999, pp. 117-129 (contém ampla bibliografia)
1.2 S. Martinho de Dume e o Senequismo Medieval: a ética racional e a moral revelada; a corrente literária de «espelho de príncipes»; a pregação contra os «rústicos» e evangelização da Galécia; a génese do movimento monacal na Península Ibérica.
Obras: Amaral, António Caetano do, Vida e Opúsculos de S. Martinho Bracarense, Lisboa, 1803; Barlow, Claude W, Martini Episcopi Bracarensis Opera Omnia, Yale University Press, 1950.
Bibliografia: Hamman, «Martin de Braga», in Dictionnaire de Théologie Catholique, Tomo I, Paris, 1928; VV AA, Congresso do XIV Centenário da Chegada de S. Martinho de Dume à Península Ibérica, resumo dos relatórios e comunicações, Braga, 1950; Hinnehusch, W.A., St. Martin of Braga, the Apostle of the Sueves, Washingthon, 1936; Soares, Luís Ribeiro, A linhagem Cultural de S. Martinho de Dume, Lisboa, 1997; Martins Mário, Correntes de Filosofia Religiosa em Braga (séculos IV-VII), Porto, 1950; Barbosa, Arnaldo de Miranda, «O senequismo nos opúsculos morais de S. Martinho de Dume», in Obras Filosóficas, Lisboa, 1996, pp. 531-542.; id, «O senequismo medieval e o Corpus Martinianum», in ibid., pp. 549-558; Tavares, Severiano, «O senequismo de S. Martinho de Dume», in RPF, IV 4 (1950); Tejada, F. Elias de , «San Martin de Dume como pensador político», in Bracara Augusta, VII, 1-2, 1957; Silva, Lúcio Craveiro da, «S. Martinho de Dume», in História do Pensamento Filosófico Português, dir. de Pedro Calafate, vol. I, Lisboa, 1999, pp. 129-140 (contém ampla bibliografia)
2. O Ciclo Franciscano
2.1 Santo António de Lisboa: Homem, Mundo e Deus; o ideal do pregador itinerante; a ideia de natureza, a valorização dos sentidos e o simbolismo das criaturas; o homem microcosmo; a vida activa e a vida contemplativa; a mística.
Obras: Santo António de Lisboa, Obras Completas. Sermões Dominicais e Festivos (ed. Bilingue) introdução, tradução e notas de Henrique Pinto Rema, dois volumes, Porto, 1987; id., Sermões de Santo António. Antologia temática, dois volumes, oprg. De Henrique Pinto Rema, Porto, 2000; Fontes Franciscanas III, Braga, 1998.
Bibliografia: Caeiro Francisco da Gama, Santo António de Lisboa, dois volumes, Lisboa, 1995 (para além da dissertação de doutoramento do autor reúne ainda doze textos dispersos dedicados por Gama Caeiro a St. António); id., Santo António, introdução e antologia de textos por Francisco da Gama Caeiro, Lisboa, 1990; Pacheco, Maria Cândida, Santo António de Lisboa. A Águia e a Treva, Lisboa, 1986; id., Santo António de Lisboa. Da Ciência da Escritura ao Livro da Natureza; Id, «Santo António», in História do Pensamento Filosófico Português, vol.I, dir. de Pedro Calafate, Lisboa, 1999, pp. 185-219 (contém ampla bibliografia); VV AA Congresso internacional Pensamento e Testemunho, no 8º Centenário do nascimento de Santo António, Braga, 1996
2.2 Frei Álvaro Pais: o primado do espírito sobre a matéria e a unidade da igreja; as polémicas com Tomás Escoto; a origem do poder; a plenitude do poder do Papa; a guerra justa; o personalismo e exemplarismo régio; a espiritualidade.
Obras: Colírio da Fé Contra as Heresias, estabelecimento de texto e tradução portuguesa de Miguel Pinto de Meneses (ed. bilingue), Lisboa, vol.I, 1955, vol.II, 1956; Espelho dos Reis, estabelecimento do texto e edição portuguesa de Miguel Pinto de Meneses (ed. bilingue), Lisboa, vol.I 1955, vol II, 1963; Estado e Pranto da Igreja, estabelecimento do texto latino e tradução portuguesa de Miguel Pinto de Meneses, introdução de João Morais Barbosa, oito volumes, Lisboa, 1988-1998; Vittorino Meneghin, Scritti Inediti di Fra Álvaro Pais, Lisboa 1969.
Bibliografia: Barbosa, João Morais, Álvaro Pais, introdução, tradução e selecção de textos de João Morais Barbosa, Lisboa, 1992 (contém ampla bibliografia); Calafate, Pedro, «Álvaro Pais», in História do Pensamento Filosófico Português, vol.I, Idade Média, dir. de Pedro Calafate, pp.221-252 (contém ampla bibliografia).
2.3 Frei André do Prado: a crítica às heresias medievais; a temática da criação, a trindade e a unidade divinas; a razão e a revelação.
Obras: Horologium Fidei. Diálogo com o Infante D. Henrique, tradução, introdução e notas de Aires do Nascimento, Lisboa, 1994.
Bibliografia: Lopes, Francisco Félix, «As escolas franciscanas portuguesas de 1308 a 1517», Colectânea de Estudos, 4 (1948), pp. 79-98; id. «À volta de Frei André do Prado», Colectânea de Estudos, 2 (1951), pp. 121-132; Martins, Mário, «O diálogo do Infante D. Henrique com Frei André do Prado no "Horologium Fidei"», Estudos de Cultura Medieval, Lisboa, 1969, pp. 135-163; Costa, António Domingues de Sousa, «Mestre Frei André do Prado, desconhecido escotista português» Revista Portuguesa de Filosofia, 23 (1967) pp. 293-337; Carvalho, Mário Santiago de, «Frei André do Prado» História do Pensamento Filosófico Português, direcção de Pedro Calafate, vol. I, Lisboa, 1999.
3. Pedro Hispano (João XXI)
Obras: Petrus Hispanus, Obras Filosóficas II. Comentário al «De anima» de Aristóteles, edição, introdução e notas de Manuel Alonso, Madrid., 1944; Petrus Hispanus Scientia libri de anima, ibid, Madrid, 1941; Petrus Hispanus, Expositio in de anima, ibid, Madrid, 1952; Tractatus, ed. de Rijk, 1972; Sincategoreumata, ed. de Rijk, 1992.
Bibliografia: Ferreira, João, «Linhas fundamentais e caracterização do pensamento filosófico de Pedro Hispano», in História do Pensamento Filosófico Português, vol I, direcção de Pedro Calafate, Lisboa, 1999, pp. 299-330 (contém ampla bibliografia); Meirinhos, José, «Pedro Hispano e as Summulae Logicales», in ibid., pp. 331-378 (contém ampla bibliografia).
4. Ética e Sociedade
4.1 D. Duarte: a ética cavaleiresca e a lealdade; o emergir da experiência; o «humanismo de relação»; a instrospecção psicológica; da tristeza e da saudade; o pensador político.
Obras: Leal Conselheiro, in Obras dos Príncipes de Avis, Porto, 1981; Livro dos Conselhos de El Rei D. Duarte, Lisboa, 1982; Ordenações de El Rei D. Duarte, Lisboa, 1988; Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sella, in Obras dos Príncipes de Avis, op. cit.
Bibliografia: Gama, José, «D. Duarte», in História do Pensamento Filosófico Português, vol. I, direcção de Pedro Calafate, Lisboa, 1999 (contém ampla bibliografia).
4.2 O Infante D. Pedro: a prosa doutrinal de Avis; a origem do poder; o conceito de benfeitoria; a ética social; a crítica social; o paternalismo régio; a soberania inicial do povo; o pacto de sujeição.
Obras: O Livro da Virtuosa Benfeitoria, in Obras dos Príncipes de Avis, Porto, 1981; Carta de Bruges, edição de Artur Moreira de Sá, Lisboa, 1952.
Bibliografia: Calafate, Pedro, «Infante D. Pedro» in História do Pensamento Filosófico Português, vol. I, direcção de Pedro Calafate, Lisboa, 1999, pp. 411-444 (contém ampla bibliografia).
5. Frei João Sobrinho: a fundamentação ética das relações económicas; o conceito de «propriedade»; a usura; o roubo; o justo preço; a dignidade da pessoa humana; os jogos de azar; o valor do trabalho.
Obras: Tractatus Perutilinans de Iustitia Cummutativa et Arte Campsoria seu Cambiis ac Aalearum Ludo (1496), edição portuguesa de Mozes Amzalak in Frei João Sobrinho e as doutrinas económicas da idade média, Lisboa, 1945.
Bibliografia: Calafate, Pedro, «Fundamentação ética das relações económicas» in História do Pensamento Filosófico Português, vol I, direcção de Pedro Calafate, Lisboa, 1999, pp. 473-504 (contém bibliografia).
6. Os Tratados Ascéticos e Apologéticos: O Orto do Esposo; O Bosco Deleitoso Solitário; O Livro da Corte Imperial
Obras: O Livro da Corte Imperial, edição de José Pereira de Sampaio (Sampaio Bruno), Porto, 1910; Horto do Esposo, códice alcobacense, CCLXXIII; Bosco Deleitoso Solitário, Lisboa, 1515,
Bibliografia: Martins, Mário, «Petrarca no Boosco Deleitoso» Estudos de Literatura Medieval, Braga, 1956; Id., «Corte Imperial» As Grandes Polémicas Portuguesas, Lisboa, 1964, pp. 29-47; Id., «A música religiosa na Corte Imperial», Estudos de Literatura Medieval, Braga, 1956, cap. XXXI; Id., «Sibiuda, a Corte Imperial e o racionalismo naturalista» Ibid., cap. XXX; Id.,m «À volta do Horto do Esposo» Ibid., cap. XXXII; Pontes, José Maria da Cruz, Estudos para uma edição crítica do Livro da Corte Imperial, Coimbra, 1957; Pinto Correia, J.D., «Bosco Deleitoso» Dicionário de Literatura Medieval Galega e Portuguesa, org. de G. Tavani e G. Lancini, Lisboa, 1993.
7. Gil Vicente: teatro de ideias e cosmicidade
Obras: Obras de Gil Vicente, Porto, Lello, 1965.
Bibliografia: António José Saraiva e Óscar Lopes, História da Literatura Portuguesa, 17ª edição, Porto, s.d. (contém ampla bibliografia)
-Fernão Lopes: a historiografia; a soberania inicial do povo; o fundamento ético do poder temporal; o direito de revolta.
Obras: Crónica de D. Pedro I, Barcelos, 1994; Crónica de D. João I, Barcelos, 1994; Crónica de D. Fernando, Barcelos, 1994.
Bibliografia: Calafate, Pedro, «Fernão Lopes» in História do Pensamento Filosófico Português, vol. I, direcção de Pedro Calafate, Lisboa, 1999 (contém bibliografia).
Pedro Calafate
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