Aprender a brincar http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008-dp7.html Thu, 02 May 2024 06:34:51 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-pt naoresponder.plataforma.cvc@fbapps.pt (Centro Virtual Camões) Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, 2007/2008, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/traducao-e-tecnologias-de-informacao-linguistica-1o-edicao-dp8.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/traducao-e-tecnologias-de-informacao-linguistica-1o-edicao-dp8.html ttil

Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, 1.ª edição
Coordenação: Palmira Marrafa
Tutoras: Raquel Amaro e Sara Mendes

O período de candidaturas terminou a 13 de Fevereiro de 2008.

O Instituto Camões lançou a 1ª edição do curso de formação a distância Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, coordenado cientificamente pela Profª Doutora Palmira Marrafa, docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e coordenadora do CLG – Grupo de Computação do Conhecimento Léxico­Gramatical, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, com as formadoras Drª. Raquel Amaro e Drª. Sara Mendes, investigadoras do CLG – Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, integradas no programa de Doutoramento em Linguística Computacional da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.




I – Objectivos

Desenvolvimento de competências com vista ao domínio de métodos e práticas de tradução com recurso a ferramentas linguísticas fiáveis e a tecnologias de gestão, aproveitamento e organização da informação, com particular destaque para as computacionais.


 

II – Línguas-fonte

Espanhol, Francês e Inglês (em paralelo). Os formandos poderão, se pretenderem, inscrever-se nestas três línguas.


III – Conteúdos programáticos

Cada um dos quatro módulos organiza-se em torno dos seguintes tópicos:

Módulo 1 (2 semanas)
Tradução, tradução assistida por computador (TAC) e tradução automática (TA):

• fiabilidade;
• hamonização;
• eficiência.

Módulo 2 (4 semanas)
Tradução e informação

• dicionários e enciclopédias online;
• glossários bilingues e multilingues online;
• corpora paralelos;
• bases de dados terminológicas;
• redes léxico-conceptuais (generalistas: WordNet, TemaNet; de especialidade: LexTec).

Módulo 3 (4 semanas)
Ferramentas para tradução assistida por computador

• sistemas de tradução automática;
• sistemas de memórias de tradução;
• sistemas de gestão terminológica;
• sistemas de localização.

Módulo 4 (8 semanas)
Utilização de utilitários específicos para tradução assistida por computador (ex. Déjá Vu)

• apresentação geral do utilitário;
• funcionalidades básicas;
• criação de bases de dados terminológicas;
• criação de memórias de tradução;
• tradução e reaproveitamento de tradução;
• alinhamento de originais e de traduções anteriores para extracção semi-automática de memórias de tradução.


 

IV – Público-alvo

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que
manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Tradumática.

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação.

A selecção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo susceptível de reapreciação.


 

V – Duração do Curso

O curso terá uma duração de dezoito semanas, a começar no dia 25 de Fevereiro e a terminar no dia 4 de Julho de 2008, com interrupção de 17 a 25 de Março, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui actividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.


 

VI – Número de formandos por turma

O número máximo de formandos por turma será de trinta e cinco.


 
VII – Creditação e avaliação final

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos seis créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:


Leitura autónoma de materiais – 60 horas;

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos – 80 horas;

Participação em actividades de tutoria síncrona individual (chat) – 10 horas; Participação em actividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) -18 horas.


VIII – Processo de avaliação

A avaliação dos formandos será feita com base em:

a. Trabalhos ou testes para cada um dos módulos (num total de cinco);

b. Participação em chats e fóruns;

c. Um trabalho final, que implicará o aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos.

Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (A, B, C ou D), caso a avaliação final seja positiva.

Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso.


IX – Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 320 € (trezentos e vinte euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor, pelo que terão que pagar 160 €. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


X – Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 13 de Fevereiro de 2008, impreterivelmente.

]]>
rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) arquivo_2007_2008 Fri, 29 Feb 2008 16:16:55 +0000
Laboratório de Escrita Criativa - Nível Avançado, 2ª edição http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/laboratorio-de-escrita-criativa-nivel-avancado-2o-edicao-dp4.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/laboratorio-de-escrita-criativa-nivel-avancado-2o-edicao-dp4.html lec naLaboratório de Escrita Criativa - Nível Avançado, 2.ª edição
Coordenador: Luís Carmelo

As candidaturas estão encerradas

O Instituto Camões lançou a 2.ª edição do Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado em regime de formação a distância (LEC-NA), com coordenação do Prof. Doutor Luís Carmelo , doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa. O Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Centro Virtual do Instituto Camões.

I – Objectivos
O "Nível Avançado" dos Laboratórios de Escrita Criativa tem como objectivo central a criação de uma oficina projectual de escrita literária. Este desígnio estratégico pressupõe, por sua vez, a consecução dos seguintes objectivos parcelares:

1 - Consolidar os aspectos técnico-formais relativos às práticas descritivas, narrativas e poéticas desenvolvidas nos Laboratórios de Escrita Criativa, tendo em vista a criação de uma oficina projectual de escrita.

2 - Aprofundar aspectos macro-estruturais essenciais a uma oficina projectual de escrita (fábula vs. enredo, criação de personagens, ordenação de sequências, laboratórios de imagens, exercícios de clímax, etc.).

3 - Interiorizar dimensões discursivas (diálogos, voz, sintaxe, ritmo, tempo, etc.) e diegéticas (cronologia, prolepses, analepses, motivos, capítulos, partes, enquadramentos, etc.) inerentes a uma oficina projectual de escrita.

4 - Redigir uma narrativa minimamente complexa, a partir de um conjunto de injunções, ponderações e orientações operacionais que têm em conta o trabalho de equipa.


II - Público-alvo
O Laboratório de Escrita Criativa destina-se ao universo de alunos de língua portuguesa espalhados pelo mundo.
A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.

III – Duração
O Laboratório de Escrita Criativa terá a duração de 15 semanas, a começar no dia 24 de Março de 2008, prevendo-se um total de 90 horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 6h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail , navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.

IV - Organização e conteúdos
O Laboratório de Escrita Criativa baseia-se em módulos semanais (um “Bloco” por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.

Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado são os seguintes:

Módulo 1
Da fábula ao enredo. Exercícios.

Módulo 2
Personagens: o vir ao ser. Exercícios.

Módulo 3
Gerar sequências. Exercícios.

Módulo 4
O humor como textura da narração. Exercícios.

Módulo 5
No reino livre das imagens. Exercícios.

Módulo 6
Criar multiplicidades narrativas. Exercícios.

Módulo 7
Outras narrativas. Exercícios.

Módulo 8
Duplo clímax. Exercícios.

Módulo 9
Grelha mínima para um projecto ficcional. Exercícios.

Módulo 10
Apresentação do Projecto ficcional.

Módulo 11
Projecto ficcional - 1.

Módulo 12
Projecto ficcional - 2.

Módulo 13
Projecto ficcional - 3.

Módulo 14
Projecto ficcional - 4.


V - Número de formandos por turma
O número máximo de formandos será de 30 (15+15), num total de duas turmas.

VI - Avaliação e atribuição de certificado de participação
Na última semana do Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado os participantes e o tutor avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito questionários e entrevistas.
Aos participantes será atribuído um certificado.

VII – Preço do curso
A frequência do Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado implica o pagamento de 150 €. Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50%. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

VII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões (
www.instituto-camoes.pt/cvc/apresformdist/2008/lecna/formulario.html), até ao dia 19 de Março de 2007, impreterivelmente.]]>
rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) arquivo_2007_2008 Fri, 29 Feb 2008 14:55:58 +0000
Curso de Português para Jornalistas, 2007-2008, 1S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/curso-de-portugues-para-jornalistas-1o-edicao-dp3.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/curso-de-portugues-para-jornalistas-1o-edicao-dp3.html Curso de Português para JornalistasCurso de Português para Jornalistas (nível introdutório)
Coordenador: Luís Carmelo

O período de candidaturas terminou a 2 de Novembro de 2007

O Instituto Camões vai lançar um Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) em regime de formação a distância (LEC), com coordenação do Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa. O Curso de Português para Jornalistas decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões.

 

 

I - Objectivos
São objectivos deste curso:

Objectivos de diferenciação dos registos oral vs. Escrito - têm em conta a mobilização e a atenção dos formandos para a diferenciação tácita entre o mundo expressivo da oralidade e o mundo expressivo da escrita propriamente dito.

Objectivos de estabilidade dos registos - têm em conta a mobilização dos formandos para aspectos laboratoriais e eminentemente pragmáticos no âmbito da própria fixação do texto a comunicar (seja o meio o texto escrito ou oral).


II - Público-alvo
O Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) destina-se ao universo de jornalistas em língua portuguesa espalhados pelo mundo.

A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


III - Duração
O Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) terá a duração de 13 semanas, a começar no dia 5 de Novembro de 2007 e a terminar no dia 18 de Fevereiro de 2008, prevendo-se um total de 65 (sessenta e cinco) horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 5h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.


IV - Organização e conteúdos
O Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) é entendido como formação laboratorial, em regime de formação à distância (online), de acordo com uma perspectiva em que a teoria e o código (a gramática) se constituem como crivo e motor da acção fundamental.

O curso baseia-se em módulos semanais (um  Bloco por semana), cada Bloco com uma pequena parte teórica a que se juntam exemplos, adendas e exercícios

Na maior parte do tempo, tornar-se-á, portanto, essencial confrontar os formandos com situações e textos matriciais/ indutores, complementados com adendas, exemplos e exercícios, que os conduzam, na prática, a interiorizar os objectivos acima postulados e a aplicar as ferramentas que estes inevitavelmente pressupõem.

Os Módulos que enquadrarão O Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) são os seguintes:

Bloco 1  A ocorrência, o texto e os media.
1.1 - A ocorrência, o texto e os media: um enquadramento teórico inicial.
1.2 - Exercícios diversos a partir de situações tipificadas.


Bloco 2  Os componentes do texto a comunicar
2.1 - A frase, a sintaxe e os constituintes frásicos.
2.2 - Exercícios de ordenação a partir de textos indutores (situações de caos, desconstrução e reconstrução de exemplos clássicos e/ou reconhecíveis).


Bloco 3  A concordância: religar o vivido com o acontecimento textual.
3.1 - A concordância (substantivos, adjectivos e o papel dos advérbios).
3.2 - Exercícios que coloquem em evidência a diferenciação do par adjectivo/ advérbio (recortes de textos dos media, correcções e dramatizações).


Bloco 4  Os agentes e a sua nomeação: o rigor comunicativo e as práticas espontâneas.
4.1 - Os pronomes: uso e funcionalidades.
4.2 - Exercícios que têm como objectivo diferenciar o uso dos níveis pronominais (indefinidos, interrogativos, relativos, demonstrativos, possessivos, pessoais, etc.)


Bloco 5  No coração da acção: da simplicidade à complexidade.
5.1 - O verbo, a acção e o coração da frase (enquadramento exemplificado).
5.2 - Exercícios de uso dos verbos simples e auxiliares.


Bloco 6  O tempo e a acção.
6.1 - Os tempos verbais (o exemplo da narração como leitmotiv).
6.2 - Exercícios de rescrita a partir de permutas temporais.


Bloco 7  Entre o que se diz e quem diz.
7.1 - As vozes verbais: enquadramento teórico e exemplos.
7.2 - Exercícios de confronto entre o uso da voz activa, passiva e reflexiva.


Bloco 8  Modos e ambiguidade: entre a certeza, a dúvida e a ordem.
8.1 - Os modos verbais. A atitude do emissor, a mensagem e os mundos possíveis do(s) destinatário(s).
8.2 - Exercícios de aplicação do modo verbal (confronto pragmático entre indicativo, conjuntivo e imperativo).


Bloco 9  Ligar as acções e conectar o que se diz.
9.1 - O universo das conjunções e a técnica das mediações expressivas.
9.2 - Exercícios práticos em torno do uso das conjunções (recriações, rescritas de textos clássicos, correcções e práticas de preenchimento).


Bloco 10  Separar o trigo do joio na arena comunicacional.
10.1 - Subordinação e coordenação: dois mundos expressivos.
10.2 - Exercícios que visam a separação entre o principal e o acessório (dramatizações, reposição de situações do vivido, representações e rescritas).


Bloco 11  Coordenar acções: do vivido ao texto; da imaginação à literatura.
11.1 - Funções e tipos de coordenação: o contexto e as funcionalidades.
11.2 - Exercícios que têm como objectivo identificar a lógica do mundo da coordenação (passando por todas as tipologias sindéticas e pela inscrição assindética, esta última ilustrada com exemplos da polifonia literária contemporânea).


Bloco 12  A hierarquia e a força elocutória.
12.1 - A subordinação e a expressão hierarquizada.
12.2 - Exercícios de aplicação dos diversos tipos de encadeamento subordinado.


Bloco 13  Não há regra sem excepção.
13.1 - O universo das excepções: os verbos irregulares.
13.2 - Exercícios em torno de situações com carácter de excepção.
13.3 - Exercícios que têm como objectivo confrontar o formando com situações excepcionais de regência, próprias de alguns verbos transitivos (assistir, chamar, ensinar, esquecer, interessar, lembrar, responder, visar, etc.).


V - Número de formandos por turma
O número máximo de formandos será de 15 (quinze).


VI - Avaliação e atribuição de certificado de participação
Na última semana do Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório), os participantes e o coordenador avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito uma avaliação essencialmente qualitativa.
Aos participantes será atribuído um certificado.


VII - Preço do curso
A frequência do Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) implica o pagamento de 250¬ (duzentos e cinquenta euros). Para os formandos ligados a organismos com os quais o Instituto Camões tem protocolos de cooperação, haverá uma redução especial sobre o preço indicado.
O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


VII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência do O Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões (www.instituto-camoes.pt/cvc/apresformdist/2007/cpjni/formulario.html), até ao dia 2 de Novembro de 2007, impreterivelmente.

]]>
rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) arquivo_2007_2008 Fri, 29 Feb 2008 14:54:24 +0000
A Novíssima Poesia Portuguesa e a Experiência Estética Contemporânea, 2007-2008, 1S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/a-novissima-poesia-portuguesa-e-a-experiencia-estetica-contemporanea-3o-edicao-dp6.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/a-novissima-poesia-portuguesa-e-a-experiencia-estetica-contemporanea-3o-edicao-dp6.html A Novíssima Poesia PortuguesaA Novíssima Poesia Portuguesa
e a Experiência Estética Contemporânea, 3.ª edição
Coordenador: Luís Carmelo

O período de candidaturas terminou a 17 de Outubro de 2007.

 

O Instituto Camões vai lançar a 3.ª edição do curso a distância sobre «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea», com coordenação do Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Teoria da Cultura e de Semiótica na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa. O curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões.

 


I - Objectivos
São objectivos deste curso:

- Aprofundar de modo muito condensado alguns dos problemas fundamentais que se colocam à compreensão do mundo contemporâneo (a falência dos códigos totalizantes, o impacto das hipertecnologias, as meta-ocorrências, a habitabilidade do presente, etc.);

- Actualizar documentadamente a emergência de uma nova geração poética portuguesa que, pelo seu vitalismo, pendor realista, ligação ao quotidiano e afastamento de contraculturas e vanguardas, reflecte uma interessante marca de contemporaneidade.

- Proporcionar instrumentos teórico-práticos de análise interdisciplinar, nomeadamente nas áreas da teoria da cultura, da literatura, da filosofia comunicacional e de diversas expressões artísticas contemporâneas (plástica, corpo e ciberarte).

- Estimular os alunos para o campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza singularmente literária.


II - Público-alvo
O curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea» destina-se ao universo de leitores, professores e alunos de literatura e de cultura portuguesa do segundo e terceiro ciclos de Bolonha.
A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


III - Duração
O curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea» terá a duração de 13 semanas, a começar no dia 22 de Outubro de 2007 e a terminar no dia 11 de Fevereiro de 2008, prevendo-se um total de 65 (sessenta e cinco) horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 5h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.


 

IV - Organização e conteúdos
O curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea» baseia-se em módulos semanais (um «Bloco» por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.

São os seguintes os Módulos que enquadrarão o curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea»:

Módulo 1: O «Regresso ao presente» e a novíssima poesia portuguesa.

Módulo 2: A poesia portuguesa depois da década de oitenta do séc. XX.

Módulo 3: Características da literatura portuguesa contemporânea: romance e poesia.

Módulo 4: O «Microrrealismo» da poesia contemporânea.

Módulo 5: O «Vitalismo» poético da actual poesia portuguesa.

Módulo 6: O «Revivalismo» e a paródia na poesia portuguesa contemporânea.

Módulo 7: Tendências actuais da expressão plástica.

Módulo 8: A poesia portuguesa e a expressão plástica contemporânea.

Módulo 9: As viragens do final do século XX para início do séc. XXI: a arte e a poesia.

Módulo 10: Artes do corpo: inscrições e reflexões contemporâneas.

Módulo 11: O corpo e a nova poesia portuguesa.

Módulo 12: A emergência da cibercultura e a arte contemporânea.

Módulo 13: A ciberpoesia e as práticas hipertextuais contemporâneas.


V - Número de formandos por turma
O número máximo de formandos será de 10 (dez).


VI - Avaliação e atribuição de certificado de participação
Na última semana do curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea», os participantes e o tutor avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito questionários e entrevistas.
Aos participantes será atribuído um certificado.


VII - Preço do curso
A frequência do O curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea» implica o pagamento de 200 euros (duzentos euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50%. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


VII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência do curso a distância, «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea, 3.ª edição» , deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 17 de Outubro de 2007, impreterivelmente.

]]>
rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) arquivo_2007_2008 Fri, 29 Feb 2008 14:53:13 +0000
Laboratório de Escrita Criativa, 2007-2008, S1 http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/laboratorio-de-escrita-criativa-4o-edicao-dp6.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/laboratorio-de-escrita-criativa-4o-edicao-dp6.html lecLaboratório de Escrita Criativa (nível introdutório), 4.ª edição
Coordenador: Luís Carmelo

O período de candidaturas terminou a 15 de Outubro de 2007.

O Instituto Camões vai lançar a 4.ª edição do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) em regime de formação a distância (LEC), com coordenação do Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa. O Laboratório de Escrita Criativa decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões.



I - Objectivos
São objectivos deste Laboratório:

- Aprofundar de modo muito pragmático as potencialidades oferecidas pela língua portuguesa, complementando assim o trabalho dos leitores que estão no terreno (e que serão os mediadores por excelência deste projecto).

- Optimizar a expressão individual dos alunos, através da indagação experimental e da exploração dos materiais linguísticos, para melhorar as suas competências comunicacionais na língua portuguesa.

- Proporcionar instrumentos teóricos e sobretudo práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética.

- Estimular os alunos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.


II - Público-alvo
O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) destina-se ao universo de alunos de língua portuguesa espalhados pelo mundo.
A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


III - Duração
O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) terá a duração de 13 semanas, a começar no dia 22 de Outubro de 2007 e a terminar no dia 11 de Fevereiro de 2008, prevendo-se um total de 65 (sessenta e cinco) horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 5h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.


IV - Organização e conteúdos
O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) baseia-se em módulos semanais (um  Bloco por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.

Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa são os seguintes:

Módulo 1
Espaço, descrição e quadro. Quadro, inventário e selecção. Exercícios.

Módulo 2
Ponto de vista descritivo. Ponto de vista físico. Exercícios.

Módulo 3
Ponto de vista afectivo. Exercícios.

Módulo 4
Descrição de personagens. Espaços íntimos e espaços de escala. Exercícios.

Módulo 5
Descrição de paisagens e de ambientes. Exercícios.

Módulo 6
Tempo, narração, mito e práticas discursivas. Instâncias narrativas, perspectiva, real e ficção. Técnicas de narração: apresentação, complicação e clímax/plot.

Módulo 7
Desenlaces: possibilidades e problemas. Exercícios.

Módulo 8
O facto: quem, onde e quando, o quê e como. Exercícios.

Módulo 9
Enredo, tema e drama. Exercícios.

Módulo 10
Variedades narrativas. Exercícios.

Módulo 11
Poiesis romântica e noção de plástica da linguagem. Auto-referencialidade e objecto-mensagem. Exercícios.

Módulo 12
A natureza estética: o caso da metáfora. A poética do quotidiano. Exercícios.

Módulo 13
Práticas poéticas ligadas à imagem. Exercícios.


V - Número de formandos por turma
O número máximo de formandos será de 15 (quinze).


VI - Avaliação e atribuição de certificado de participação
Na última semana do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório), os participantes e o coordenador avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito uma avaliação essencialmente qualitativa.
Aos participantes será atribuído um certificado.


VII - Preço do curso
A frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) implica o pagamento de 100¬ (cem euros*). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50%. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

* Nos casos de cooperação para o desenvolvimento, caso da África lusófona, os alunos ficarão isentos de qualquer pagamento desde que o solicitem.


VII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões , até ao dia 15 de Outubro de 2007, impreterivelmente.

 

]]>
rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) arquivo_2007_2008 Fri, 29 Feb 2008 14:52:28 +0000
Portuguese for Foreigners, level 1, 2007/2008, 1S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/portuguese-for-foreigners-level-1-dp8.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/portuguese-for-foreigners-level-1-dp8.html PFFN1   Portuguese for Foreigners, level 1
Coordinator: Fernanda Barrocas
Tutors: Joana Castaño and Lúcia Mascarenhas

The Institute Camões is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 1. This course is coordinated by Fernanda Barrocas, Instituto Camões. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see 6. below).

 

 


1 - Objectives

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning, it is expected that those taking part in it will achieve the A2 level.

2 - Participants

The course is aimed at those who want to learn Portuguese and have no prior knowledge of this language.

3 - Number of participants

20.

4 - Duration

The course will last for four months, beginning October 13. 2008 and ending February 21. 2009. There will be a break between Dezember 22. 2008 and January 2. 2009.

5 - Details

The online course is structured around weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:
- Reading and listening to material related to a certain unit;
- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.

2. Work with the tutor:
- Participation in chats;
- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;
- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.

Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

6 - Requirements

Candidates must have:
- broadband Internet;
- a multimedia computer;
- headphones and a microphone or a headset;
- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);
- Português XXI, level 1, Student Book (textbook);
- the respective exercise book and audio CD;
- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.

Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at depinternacional@lidel.pt. The Instituto Camões itself will not establish these contacts.

7- Fee

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.

8 - Selection

The Instituto Camões will be fully responsible for the selection of the candidates.

9 - Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm

10 - Application

Candidates must fill in an application form (http://www.instituto-camoes.pt/cvc/portuguese-for-foreigners-level-1-application-form.html) until September 30. 2008.

]]>
cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2007_2008 Fri, 29 Feb 2008 14:51:22 +0000
Portuguese for Foreigners, level 2, 2007/2008, 1S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/portuguese-for-foreigners-level-2-dp5.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/portuguese-for-foreigners-level-2-dp5.html PFFN2   Portuguese for Foreigners, level 2
Coordinator: Fernanda Barrocas
Tutors: Joana Castaño and Lúcia Mascarenhas

The Institute Camões is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 2. This course is coordinated by Fernanda Barrocas, Instituto Camões. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see 6. below).

 


1 - Objectives

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning, it is expected that those taking part in it will achieve the B1 level.

2 - Participants

The course is aimed at those who want to further their knowledge of the Portuguese language. It is expected that participants can: understand sentences and frequently used expressions related to areas of most immediate relevance (e.g. very basic personal and family information, shopping, local geography, employment); can communicate in simple and routine tasks requiring a simple and direct exchange of information on familiar and routine matters; can describe in simple terms aspects of his/her background, immediate environment and matters in areas of immediate need.

3 - Number of participants

20.

4 - Duration

The course will last for four months, beginning October 13. 2008 and ending February 21. 2009. There will be a break between Dezember 22. 2008 and January 2. 2009.

5 - Details

The online course is structured around weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:
- Reading and listening to material related to a certain unit;
- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.

2. Work with the tutor:
- Participation in chats;
- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;
- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.

Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

6 - Requirements

Candidates must have:
- broadband Internet;
- a multimedia computer;
- headphones and a microphone or a headset;
- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);
- Português XXI, level 2, Student Book (textbook);
- the respective exercise book and audio CD;
- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.

Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at depinternacional@lidel.pt. The Instituto Camões itself will not establish these contacts.

7- Fee

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.

8 - Selection

The Instituto Camões will be fully responsible for the selection of the candidates.

9 - Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm

10 - Application

Candidates must fill in an application form (http://www.instituto-camoes.pt/cvc/portuguese-for-foreigners-level-2-application-form.html) until September 30. 2008.

]]>
cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2007_2008 Fri, 29 Feb 2008 14:50:11 +0000
MIPLE: Materiais Interactivos para Português Língua Estrangeira, 2007-2008, 1S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/miple-materiais-interactivos-para-portugues-lingua-estrangeira-6o-edicao-dp7.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/miple-materiais-interactivos-para-portugues-lingua-estrangeira-6o-edicao-dp7.html mipleMIPLE: Materiais Interactivos para Português Língua Estrangeira, 6.ª edição
Coordenação: Rui Vaz
Tutoria:
Carolina Pereira

O período de candidaturas terminou a 9 de Novembro de 2007.

 

O Instituto Camões vai lançar a 6.ª edição da oficina de formação a distância MIPLE (Materiais Interactivos para Português Língua Estrangeira), com tutoria de Carolina Pereira. A coordenação está a cargo de Rui Vaz, Instituto Camões. A oficina decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões.



I - Objectivos
(i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interactivos, para ensino do Português Língua Estrangeira, destinados a publicação na Internet;

(ii) Habilitar os participantes a procurarem, utilizarem e adaptarem recursos e ferramentas, e participarem em redes de prática existentes na Internet;

(iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, seleccionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do CVC.


II - Público-alvo
A oficina destina-se a Leitores de Português, Responsáveis de Centros de Língua Portuguesa e outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) ou como Língua Segunda (PL2).

A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


III - Duração
A oficina terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 12 de Novembro de 2007 e a terminar no dia 4 de Fevereiro de 2008 (com uma interrupção de 17 de Dezembro a 6 de Janeiro), prevendo-se um total de 50 (cinquenta) horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 5h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.


IV - Organização e conteúdos
A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, cuja duração é indicada em número de dias consecutivos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:

Módulo 1: Boas-vindas e familiarização com o espaço virtual da oficina.

Módulo 2: Reflexão sobre a criação de materiais para ambientes virtuais.

Módulo 3: Construção/publicação de materiais na plataforma Moodle (I).

Módulo 4: Construção/publicação de materiais na plataforma Moodle (II).

Módulo 5: Reflexão e reorganização.

Módulo 6: Construção/publicação em ambiente web.

Módulo 7: Actividades interactivas na web.

Módulo 8: Avaliação da oficina.


V - Número de formandos por turma
O número máximo de formandos será de 24 (vinte e quatro).


VI - Avaliação e atribuição de certificado de participação
Na última semana da oficina, os participantes e o tutor avaliarão os processos de aprendizagem e tutoria/facilitação, utilizando-se para esse efeito uma avaliação essencialmente qualitativa. Aos participantes será atribuído um certificado, caso o resultado final seja positivo.


VII - Preço do curso
A frequência da oficina implica o pagamento de 200 ¬ (duzentos euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.


VII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 9 de Novembro de 2007, impreterivelmente.

 

 

]]>
rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) arquivo_2007_2008 Fri, 29 Feb 2008 14:48:32 +0000
Ensino e Aprendizagem do Português Europeu L2 , 2007-2008, 1S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/ensino-e-aprendizagem-do-portugues-europeu-l2-4o-edicao-dp5.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/ensino-e-aprendizagem-do-portugues-europeu-l2-4o-edicao-dp5.html eapel2Ensino e Aprendizagem do Português Europeu L2
Coordenação: Prof. Doutora Isabel Leiria / Doutor Tjerk Hagemeijer
Tutor: Tjerk Hagemeijer

O período de candidaturas terminou a 10 de Outubro de 2007.

O Instituto Camões vai lançar a quarta edição do curso de formação a distância intitulado Ensino e Aprendizagem do Português Europeu L2, coordenado cientificamente pela Prof. Doutora Isabel Leiria, do Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e pelo Dr. Tjerk Hagemeijer, doutorando da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com tutoria do Dr. Tjerk Hagemeijer. O curso será ministrado totalmente a distância, através da plataforma de aprendizagem online do Instituto Camões.

I - Objectivos

São objectivos deste curso:

(i) fornecer e estimular a busca de informação, linguística e psicolinguística, que permita aos formandos observar de um modo esclarecido as estratégias e as produções dos seus alunos, ou seja, o modo como aprendem, o que aprendem e quais os factores envolvidos na aprendizagem;

(ii) capacitar os formandos para a planificação e sequencialização dos conteúdos, bem como para a produção de materiais de ensino / aprendizagem da sua autoria e para a utilização e observação crítica de materiais disponíveis no mercado;

(iii) por último, incentivar a recolha e o tratamento de dados de aquisição de PL2, como forma de atingir os objectivos enunciados em (i) e (ii).


II - Conteúdos programáticos

Cada um dos cinco módulos procurará responder a uma ou duas questões fundamentais:

1. Que formação deve ter um professor de Português língua não materna?
Em que áreas?


2. Quais os factores envolvidos na aprendizagem de uma L2?

Qual o papel dos conhecimentos prévios, e em especial o da L1, na aprendizagem de uma L2?


3. Todas as componentes da língua podem ser igualmente aprendidas?

Qual o papel da idade?


4. Qual o papel do ensino na aprendizagem?


5. Que materiais usar?


III - Público-alvo

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, da área do ensino, com formação em língua, literatura e cultura portuguesas, sem formação específica na área do aprendizagem e ensino do Português língua não materna.

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curricula vitae que, uma vez apreciados pelo Instituto Camões, este considere como adequados a seguir esta formação.

A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


IV - Duração

O curso terá uma duração de cinco meses, a começar no dia 15 de Outubro de 2007 e a terminar no dia 14 de Março de 2008, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui actividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de resposta a testes e elaboração de trabalho final.


V - Número de formandos por turma

40.


VI - Creditação e avaliação final

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos seis créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

Leitura autónoma de materiais – 60 horas;

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos – 80 horas;

Participação em actividades de tutoria síncrona individual (chat) – 10 horas;

Participação em actividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) – 18 horas.


VII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 250 € (duzentos e cinquenta euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor, pelo que terão que pagar 125 €. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


VII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Outubro, impreterivelmente.

]]>
rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) arquivo_2007_2008 Fri, 29 Feb 2008 14:45:52 +0000
Cultura Portuguesa Contemporânea, 2007-2008, 1S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/cultura-portuguesa-contemporanea-3o-edicao-dp9.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2007-2008/cultura-portuguesa-contemporanea-3o-edicao-dp9.html Cultura Portuguesa ContemporâneaCultura Portuguesa Contemporânea:
tempos, factos e autores, 3.ª edição
Coordenação: Isabel Carlos
Tutores:
Arquitectura: João Amaro Correia; Património: Maria Cardeira da Silva; Fotografia: Lúcia Marques; Artes Plásticas: Sandra Vieira Jurgens; Cinema: Nuno Sena; Teatro: Carlos Pimenta; Dança: Maria José Fazenda; Música: Sérgio Azevedo; Design e Moda: Rita Filipe, António Gomes, Cristina Duarte.

O período de candidaturas terminou a 31 de Outubro de 2007

O Instituto Camões lançou a terceira edição do curso de formação a distância Cultura Portuguesa Contemporânea: tempos, factos e autores, concebido e coordenado, na primeira edição, por António Pinto Ribeiro e agora com coordenação de Isabel Carlos. O curso será ministrado totalmente a distância, através da plataforma de aprendizagem online do Instituto Camões.

I - Objectivos e competências
O curso tem como objectivo dar uma visão multidisciplinar e transversal da conjuntura histórico-artística da sociedade portuguesa do pós-25 de Abril de 1974.

Assim, o curso Cultura Portuguesa Contemporânea organiza-se em torno das seguintes áreas, designadas por módulos: Património, Arquitectura, Artes Plásticas, Fotografia, Cinema, Teatro, Dança, Música e Design e Moda.

Os conteúdos fornecidos em linha privilegiam uma dupla análise histórica e crítica, num balanço entre a factualização e uma discursividade autoral múltipla, que se estende ao equilíbrio entre os suportes audiovisuais e os de texto, entre uma linguagem clara e de fácil compreensão e a profundidade e complexidade dos conteúdos.

As competências que decorrem destes objectivos e conteúdos são o conhecimento e contacto com uma cultura e dinâmica recentes, resultando no acesso a um mapa actual da cultura artística portuguesa contemporânea e no contacto com os seus protagonistas e ideias fundamentais.


II - Conteúdos programáticos
O curso é constituído por nove módulos:

Módulo introdutório – Isabel Carlos

Arquitectura: João Amaro Correia

Património: Maria Cardeira da Silva

Fotografia: Lúcia Marques

Artes Plásticas: Sandra Vieira Jurgens

Cinema: Nuno Sena

Teatro: Carlos Pimenta

Dança: Maria José Fazenda

Música: Sérgio Azevedo

Design e Moda: Rita Filipe, António Gomes, Cristina Duarte


III - Público-alvo
O curso destina-se a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, prioritariamente residentes no estrangeiro, com curricula vitae que, uma vez apreciados pelo Instituto Camões, este considere como adequados a seguir esta formação.

A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


IV - Duração
O curso terá uma duração de dez meses, a começar no dia 5 de Novembro de 2007 e a terminar no dia 2 de Julho de 2008, prevendo-se um total de 336 (trezentos e trinta e seis) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui actividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.



V - Número de formandos
O número máximo de formandos será de vinte.


VI - Certificação e avaliação final
A certificação da globalidade do curso só será atribuída aos formandos que concluírem com aproveitamento todos os módulos.

Aos formandos que não concluírem o curso será atribuído um certificado referente aos módulos realizados com aproveitamento, podendo inscrever-se nos módulos em falta nas futuras edições do curso, para sua conclusão.

O prazo de entrega dos trabalhos de cada um dos módulos é anunciado ao longo do decorrer do curso.

Qualquer trabalho que seja enviado após 31 de Julho não será considerado e como tal não será avaliado.


VII - Preço do curso
A frequência do curso implica o pagamento de 400 € (quatrocentos euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


VII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 31 de Outubro, impreterivelmente.

]]>
rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) arquivo_2007_2008 Fri, 29 Feb 2008 14:43:36 +0000