APRENDER PORTUGUÊS... A LER

Desenvolva a sua competência de leitura em português, através dos recursos que o Centro Virtual Camões disponibiliza nesta secção, organizados por níveis de dificuldade, para poder escolher os que melhor se adequam ao seu nível de competência linguística.

Curso de Português para Jornalistas, 2007-2008, 1S

Curso de Português para JornalistasCurso de Português para Jornalistas (nível introdutório)
Coordenador: Luís Carmelo

O período de candidaturas terminou a 2 de Novembro de 2007

O Instituto Camões vai lançar um Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) em regime de formação a distância (LEC), com coordenação do Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa. O Curso de Português para Jornalistas decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões.

 

 

I - Objectivos
São objectivos deste curso:

Objectivos de diferenciação dos registos oral vs. Escrito - têm em conta a mobilização e a atenção dos formandos para a diferenciação tácita entre o mundo expressivo da oralidade e o mundo expressivo da escrita propriamente dito.

Objectivos de estabilidade dos registos - têm em conta a mobilização dos formandos para aspectos laboratoriais e eminentemente pragmáticos no âmbito da própria fixação do texto a comunicar (seja o meio o texto escrito ou oral).


II - Público-alvo
O Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) destina-se ao universo de jornalistas em língua portuguesa espalhados pelo mundo.

A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


III - Duração
O Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) terá a duração de 13 semanas, a começar no dia 5 de Novembro de 2007 e a terminar no dia 18 de Fevereiro de 2008, prevendo-se um total de 65 (sessenta e cinco) horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 5h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.


IV - Organização e conteúdos
O Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) é entendido como formação laboratorial, em regime de formação à distância (online), de acordo com uma perspectiva em que a teoria e o código (a gramática) se constituem como crivo e motor da acção fundamental.

O curso baseia-se em módulos semanais (um  Bloco por semana), cada Bloco com uma pequena parte teórica a que se juntam exemplos, adendas e exercícios

Na maior parte do tempo, tornar-se-á, portanto, essencial confrontar os formandos com situações e textos matriciais/ indutores, complementados com adendas, exemplos e exercícios, que os conduzam, na prática, a interiorizar os objectivos acima postulados e a aplicar as ferramentas que estes inevitavelmente pressupõem.

Os Módulos que enquadrarão O Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) são os seguintes:

Bloco 1  A ocorrência, o texto e os media.
1.1 - A ocorrência, o texto e os media: um enquadramento teórico inicial.
1.2 - Exercícios diversos a partir de situações tipificadas.


Bloco 2  Os componentes do texto a comunicar
2.1 - A frase, a sintaxe e os constituintes frásicos.
2.2 - Exercícios de ordenação a partir de textos indutores (situações de caos, desconstrução e reconstrução de exemplos clássicos e/ou reconhecíveis).


Bloco 3  A concordância: religar o vivido com o acontecimento textual.
3.1 - A concordância (substantivos, adjectivos e o papel dos advérbios).
3.2 - Exercícios que coloquem em evidência a diferenciação do par adjectivo/ advérbio (recortes de textos dos media, correcções e dramatizações).


Bloco 4  Os agentes e a sua nomeação: o rigor comunicativo e as práticas espontâneas.
4.1 - Os pronomes: uso e funcionalidades.
4.2 - Exercícios que têm como objectivo diferenciar o uso dos níveis pronominais (indefinidos, interrogativos, relativos, demonstrativos, possessivos, pessoais, etc.)


Bloco 5  No coração da acção: da simplicidade à complexidade.
5.1 - O verbo, a acção e o coração da frase (enquadramento exemplificado).
5.2 - Exercícios de uso dos verbos simples e auxiliares.


Bloco 6  O tempo e a acção.
6.1 - Os tempos verbais (o exemplo da narração como leitmotiv).
6.2 - Exercícios de rescrita a partir de permutas temporais.


Bloco 7  Entre o que se diz e quem diz.
7.1 - As vozes verbais: enquadramento teórico e exemplos.
7.2 - Exercícios de confronto entre o uso da voz activa, passiva e reflexiva.


Bloco 8  Modos e ambiguidade: entre a certeza, a dúvida e a ordem.
8.1 - Os modos verbais. A atitude do emissor, a mensagem e os mundos possíveis do(s) destinatário(s).
8.2 - Exercícios de aplicação do modo verbal (confronto pragmático entre indicativo, conjuntivo e imperativo).


Bloco 9  Ligar as acções e conectar o que se diz.
9.1 - O universo das conjunções e a técnica das mediações expressivas.
9.2 - Exercícios práticos em torno do uso das conjunções (recriações, rescritas de textos clássicos, correcções e práticas de preenchimento).


Bloco 10  Separar o trigo do joio na arena comunicacional.
10.1 - Subordinação e coordenação: dois mundos expressivos.
10.2 - Exercícios que visam a separação entre o principal e o acessório (dramatizações, reposição de situações do vivido, representações e rescritas).


Bloco 11  Coordenar acções: do vivido ao texto; da imaginação à literatura.
11.1 - Funções e tipos de coordenação: o contexto e as funcionalidades.
11.2 - Exercícios que têm como objectivo identificar a lógica do mundo da coordenação (passando por todas as tipologias sindéticas e pela inscrição assindética, esta última ilustrada com exemplos da polifonia literária contemporânea).


Bloco 12  A hierarquia e a força elocutória.
12.1 - A subordinação e a expressão hierarquizada.
12.2 - Exercícios de aplicação dos diversos tipos de encadeamento subordinado.


Bloco 13  Não há regra sem excepção.
13.1 - O universo das excepções: os verbos irregulares.
13.2 - Exercícios em torno de situações com carácter de excepção.
13.3 - Exercícios que têm como objectivo confrontar o formando com situações excepcionais de regência, próprias de alguns verbos transitivos (assistir, chamar, ensinar, esquecer, interessar, lembrar, responder, visar, etc.).


V - Número de formandos por turma
O número máximo de formandos será de 15 (quinze).


VI - Avaliação e atribuição de certificado de participação
Na última semana do Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório), os participantes e o coordenador avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito uma avaliação essencialmente qualitativa.
Aos participantes será atribuído um certificado.


VII - Preço do curso
A frequência do Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) implica o pagamento de 250¬ (duzentos e cinquenta euros). Para os formandos ligados a organismos com os quais o Instituto Camões tem protocolos de cooperação, haverá uma redução especial sobre o preço indicado.
O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


VII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência do O Curso de Português para Jornalistas (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões (www.instituto-camoes.pt/cvc/apresformdist/2007/cpjni/formulario.html), até ao dia 2 de Novembro de 2007, impreterivelmente.