MIPLE: Materiais Interactivos para Português Língua Estrangeira, 2007-2008, 1S
MIPLE: Materiais Interactivos para Português Língua Estrangeira, 6.ª edição
Coordenação: Rui Vaz
Tutoria: Carolina Pereira
O período de candidaturas terminou a 9 de Novembro de 2007.
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O Instituto Camões vai lançar a 6.ª edição da oficina de formação a distância MIPLE (Materiais Interactivos para Português Língua Estrangeira), com tutoria de Carolina Pereira. A coordenação está a cargo de Rui Vaz, Instituto Camões. A oficina decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões.
I - Objectivos
(i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interactivos, para ensino do Português Língua Estrangeira, destinados a publicação na Internet;
(ii) Habilitar os participantes a procurarem, utilizarem e adaptarem recursos e ferramentas, e participarem em redes de prática existentes na Internet;
(iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, seleccionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do CVC.
II - Público-alvo
A oficina destina-se a Leitores de Português, Responsáveis de Centros de Língua Portuguesa e outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) ou como Língua Segunda (PL2).
A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.
III - Duração
A oficina terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 12 de Novembro de 2007 e a terminar no dia 4 de Fevereiro de 2008 (com uma interrupção de 17 de Dezembro a 6 de Janeiro), prevendo-se um total de 50 (cinquenta) horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 5h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.
IV - Organização e conteúdos
A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, cuja duração é indicada em número de dias consecutivos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:
Módulo 1: Boas-vindas e familiarização com o espaço virtual da oficina.
Módulo 2: Reflexão sobre a criação de materiais para ambientes virtuais.
Módulo 3: Construção/publicação de materiais na plataforma Moodle (I).
Módulo 4: Construção/publicação de materiais na plataforma Moodle (II).
Módulo 5: Reflexão e reorganização.
Módulo 6: Construção/publicação em ambiente web.
Módulo 7: Actividades interactivas na web.
Módulo 8: Avaliação da oficina.
V - Número de formandos por turma
O número máximo de formandos será de 24 (vinte e quatro).
VI - Avaliação e atribuição de certificado de participação
Na última semana da oficina, os participantes e o tutor avaliarão os processos de aprendizagem e tutoria/facilitação, utilizando-se para esse efeito uma avaliação essencialmente qualitativa. Aos participantes será atribuído um certificado, caso o resultado final seja positivo.
VII - Preço do curso
A frequência da oficina implica o pagamento de 200 ¬ (duzentos euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.
VII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 9 de Novembro de 2007, impreterivelmente.