Atividades didáticas http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009-dp6.html Tue, 31 Dec 2024 01:35:21 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-pt naoresponder.plataforma.cvc@fbapps.pt (Centro Virtual Camões) Primeira República e Republicanismo, 2008/2009, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/primeira-republica-e-republicanismo-1o-edicao-dp13.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/primeira-republica-e-republicanismo-1o-edicao-dp13.html

PRR

 

 

 

 

 

 


Apresentação do curso em PDFApresentação do curso[523 KB]

O Instituto Camões, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, vai lançar a 1.ª edição do curso de divulgação a distância A I República e o Republicanismo, com coordenação científica da Prof.ª Doutora Maria Cândida Proença, professora auxiliar com agregação no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (aposentada), doutorada em História Cultural e das Mentalidades (Séculos XIX e XX), investigadora do Instituto de História e do Prof. Doutor Luís Farinha, professor do ensino secundário, doutorado em História Política e Institucional Contemporânea, investigador do Instituto de História Contemporânea.


I - Objectivos

Dirigido a um público vasto, o curso ambiciona atingir o equilíbrio desejável entre uma visão geral e ampla sobre a Ideia republicana e o regime e a necessidade de a tornar acessível e útil a alunos, professores e estudiosos da República.

Na sua concepção, privilegiou-se uma abordagem simples, cunhada pelos principais marcos temporais e rupturas que desenharam as fases fundamentais do movimento e do regime. Trata-se, portanto, de uma iniciação ao estudo da República e do Republicanismo – a Ideia, o movimento, a organização e os símbolos. Tal desígnio não impede, no entanto, que a organização e os conteúdos do curso deixem de ser orientados por preocupações de actualização científica rigorosa – tanto no tratamento da informação como na sua interpretação -, à luz dos estudos recentes e das novas linhas historiográficas sobre a História da República.


II - Conteúdos programáticos

O curso organiza-se em cinco módulos temáticos (mais um de apresentação) que cruzam o tempo com as conjunturas e os acontecimentos que lhes dão razão e sentido evolutivo.

1º Módulo
Não ignorando por completo o período longo da propaganda, o curso inicia-se pelo período de ditadura que antecede a implantação revolucionária da República. Durante a “acalmação” que marcou a “monarquia do rei-menino”, os republicanos ajustaram as estratégias: ganharam eleições (parlamentares e municipais), reforçaram o movimento de massas e anunciaram no Congresso de Setúbal a revolução republicana.

2º Módulo
Neste módulo dá-se conta da forma como a Ideia republicana se materializou, através da acção revolucionária do Governo Provisório e de como se constitucionalizou o novo regime. Confrontado com o arcaísmo da formação económico-social portuguesa, os republicanos cindiram-se e surgiram as primeiras desilusões: para uns o Partido Republicano contemporizava com a tradição monárquica, para outros fora longe de mais nas mudanças revolucionárias.

3º Módulo
O terceiro módulo temático trata, com mais especificidade, o problema da entrada de Portugal na Guerra, o verdadeiro palco internacional do regime e aquele que lhe marcou o destino trágico. Segue-se o Sidonismo, o regime dos tempos amargos da Guerra das Trincheiras, um ponto de chegada e uma encruzilhada de novos caminhos para a República.

4º Módulo
A “nova República velha”, matéria do penúltimo módulo do curso, constituiu um período de refundação falhada do regime e uma antecâmara da sua queda.

5º Módulo
Por fim, no último módulo trata-se da debilidade institucional do regime, ferido de morte pela economia de guerra e pela incapacidade política dos seus dirigentes em dar-lhe um rumo certo: este era, de facto, o “tempo dos deuses menores”. Salvaram-se os intransigentes, aqueles que resistiram à morte da Ideia republicana e que, à custa de uma luta estrénua e duradoira e em revoltas sucessivas, mantiveram acesa, durante décadas, a esperança de retorno à República democrática.


III - Metodologia

OCurso disponibiliza os conteúdos temáticos, bem como apoio individual e instrumentos de avaliação na modalidade de E-Learning.
Cada módulo, subdividido por vários sub-temas, apresenta uma síntese de cada um desses sub-temas no ecrã principal. Através de palavras-chave, devidamente assinaladas no corpo principal do texto ou imagem, os alunos serão conduzidos para o estudo de um conjunto de matérias correlacionadas e organizados em função do tema principal. Estas matérias serão apresentadas através de documentos (escritos, iconográficos, mediáticos, etc.), de cronologias, ou de pequenas sínteses
.


IV - Público-alvo

O curso destina-se ao público em geral, residente em Portugal ou no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo do Republicanismo.


V - Duração

O curso terá uma duração de seis semanas, a começar no dia 23 de Março de 2009.


VI - Avaliação

A avaliação do curso processa-se de duas formas. Uma é uma modalidade de auto-avaliação, com intuitos formativos: em cada módulo, o aluno terá acesso a cinco questões fechadas (tantas quantas os sub-temas tratados), para as quais encontrará resposta imediata no próprio módulo. Destinam-se a facilitar a leitura e a estimular a atenção do aluno, dirigindo-a para as ideias organizadoras do curso. A outra modalidade terá objectivos de avaliação sumativa e realiza-se pela resposta a duas questões abertas, a serem escolhidas de um lote de 5.


VII - Certificação

Aos formandos que concluam o curso com aproveitamento é atribuído um certificado pelo Instituto Camões e pela Comissão para a Comemoração do Centenário da República.


VIII - Preço

A frequência do curso implica o pagamento de 50€ (cinquenta euros). O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


IX - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 20 de Março de 2009, impreterivelmente.

 

 

 

  ]]>
cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2008_2009 Tue, 01 Sep 2009 11:33:11 +0000
Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, 2008/2009, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/traducao-e-tecnologias-de-informacao-linguistica-3o-edicao-dp13.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/traducao-e-tecnologias-de-informacao-linguistica-3o-edicao-dp13.html
TTIL Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, 3.ª edição
Coordenação: Palmira Marrafa
Tutoras: Raquel Amaro e Sara Mendes

O Instituto Camões vai lançar a 3.ª edição do curso de formação a distância Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, com coordenação científica da Profª Doutora Palmira Marrafa, docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e coordenadora do CLG - Grupo de Computação do Conhecimento Léxico­Gramatical, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, e tutoria da Drª. Raquel Amaro e da Drª. Sara Mendes, investigadoras do CLG - Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, integradas no programa de Doutoramento em Linguística Computacional da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.


I - Objectivos

Desenvolvimento de competências com vista ao domínio de métodos e práticas de tradução com recurso a ferramentas linguísticas fiáveis e a tecnologias de gestão, aproveitamento e organização da informação, com particular destaque para as computacionais.

II - Línguas-fonte

Espanhol, Francês e Inglês (em paralelo). Os formandos poderão, se pretenderem, inscrever-se nestas três línguas.

III - Conteúdos programáticos

Cada um dos quatro módulos organiza-se em torno dos seguintes tópicos:

Módulo 1 (2 semanas)
Tradução, tradução assistida por computador (TAC) e tradução automática (TA):

fiabilidade;
hamonização;
eficiência.

Módulo 2 (4 semanas)
Tradução e informação

dicionários e enciclopédias online;
glossários bilingues e multilingues online;
corpora paralelos;
bases de dados terminológicas;
redes léxico-conceptuais (generalistas: WordNet, TemaNet; de especialidade: LexTec).

Módulo 3 (3 semanas)
Ferramentas para tradução assistida por computador

sistemas de tradução automática;
sistemas de memórias de tradução;
sistemas de gestão terminológica;
sistemas de localização.

Módulo 4 (9 semanas)
Utilização de ferramentas específicos para tradução assistida por computador (ex. Wordfast)

apresentação geral da ferramenta;
funcionalidades básicas;
criação de bases de dados terminológicas;
criação de memórias de tradução;
tradução e reaproveitamento de tradução;
alinhamento de originais e de traduções anteriores para extracção semi-automática de memórias de tradução.

IV - Público-alvo

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que
manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Tradumática.

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação.

A selecção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo susceptível de reapreciação.

V - Duração do curso

O curso terá uma duração de dezoito semanas, a começar no dia 17 de Março de 2009, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui actividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.

VI - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos por turma será de trinta e cinco.

VII - Creditação e avaliação final

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos seis créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

Leitura autónoma de materiais - 60 horas;

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas;

Participação em actividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas;

Participação em actividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) -18 horas

VIII - Processo de avaliação

A avaliação dos formandos será feita com base em:

a. Trabalhos ou testes para cada um dos módulos (num total de cinco);

b. Participação em chats e fóruns;

c. Um trabalho final, que implicará o aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos.

Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (A, B, C ou D), caso a avaliação final seja positiva.

Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso.

IX - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor, pelo que terão que pagar 160 EUR . O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

X - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 13 de Março de 2009, impreterivelmente.

]]>
cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2008_2009 Tue, 01 Sep 2009 11:32:26 +0000
Técnicas Avançadas de Interpretação Simultânea, 2008/2009, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/tecnicas-avancadas-de-interpretacao-simultanea-1o-edicao-dp7.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/tecnicas-avancadas-de-interpretacao-simultanea-1o-edicao-dp7.html

Técnicas Avançadas de Interpretação Simultânea, 1.ª edição
Coordenação: Garry Mullender

O Instituto Camões vai lançar a 1ª edição do curso de formação à distância Técnicas Avançadas de Interpretação Simultânea, coordenado cientificamente por Garry Mullender , da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com tutoria de Garry Mullender e de formadores de intérpretes que colaboram com a FLUL.

O curso será ministrado exclusivamente à distância, através da plataforma do Instituto Camões.


I - Objectivos

Apreciação e aperfeiçoamento de abordagens e técnicas de interpretação simultânea, apropriadas para o trabalho ao mais alto nível.

Fomento do espírito crítico dos formandos, com vista ao desenvolvimento das suas capacidades de auto-análise e melhoria constante.


II - Línguas-fonte e requisitos

Variante I
Inglês-Português e Português-Inglês

Ou

Variante II
Francês-Português e Português-Francês

Será utilizado o software de gravação VACS e auscultadores para efectuar os exercícios. Este material poderá ser utilizado gratuitamente pelos discentes nos Centros de Língua Portuguesa/Instituto Camões mais próximos da sua residência. Nos casos em que isso não seja possível, o discente poderá obter o empréstimo do material para utilização durante o período do curso, mediante o pagamento de uma caução.


III - Conteúdos programáticos

Cada um dos módulos consiste em vários exercícios práticos que serão preparados previamente na plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, efectuados e posteriormente analisados e discutidos com os formandos.

Módulo I
Discursos de Circunstância

Módulo II
Discursos Económicos

Módulo III
Discursos Jurídicos

Módulo IV
Discursos Técnicos I (com e sem texto)

Módulo V
Discursos Técnicos II (com e sem texto)

Módulo VI
Auto-Avaliação

Cada módulo contém 3 exercícios para cada par linguístico. Os formandos devem realizar um mínimo de 2 por cada par linguístico, antes de passar ao módulo seguinte.


IV - Público-alvo

Intérpretes lusófonos no activo, com experiência comprovada, ou outros linguistas profissionais (tradutores ou revisores) que trabalhem junto de organizações internacionais.


V - Duração do curso

O curso começa a 9 de Fevereiro de 2009 e termina a 14 de Junho de 2009.


VI - Número de formandos por turma

Número mínimo em cada variante: 4
Números máximo em cada variante: 12.


VII - Creditação e avaliação final

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos seis créditos (ECTS) aos formandos que obtiverem aprovação neste Curso.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

Trabalho autónomo de pesquisa e preparação – 80 horas

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos, bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos – 60 horas

Realização de exercícios – 18 horas

Participação em actividades de tutoria síncrona individual (chat) – 10 horas


VIII - Processo de avaliação

A avaliação dos formandos será feita com base em:

  1. Exercícios práticos efectuados em cada um dos módulos (mínimo de 10 exercícios para cada par linguístico).
  2. Participação nos fóruns de discussão sobre técnicas, preparação de terminologia.
  3. Entrega de relatório final com a sua auto-avaliação e a sua avaliação do curso.

Do diploma final constarão a certificação de frequência e a nota atribuída, caso esta seja positiva.


IX - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 320 € (trezentos e vinte euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor, pelo que terão que pagar 160 €. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


X - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 25 de Janeiro de 2009, impreterivelmente.


 

 

 

]]>
cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2008_2009 Tue, 01 Sep 2009 11:31:39 +0000
Português para Estrangeiros, nível 3, 2008/2009, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/portugues-para-estrangeiros-nivel-3-3o-edicao-dp8.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/portugues-para-estrangeiros-nivel-3-3o-edicao-dp8.html
PFFN3 Português para Estrangeiros, nível 3, 3.ª edição
2008-2009, 2.º Semestre
Coordenação: Fernanda Barrocas
Tutoras: Joana Castaño e Lúcia Mascarenhas

O Instituto Camões vai promover o nível 3 do Curso de Português Língua Estrangeira, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Fernanda Barrocas do Gabinete de Apoio Pedagógico do Instituto Camões, com tutoria da Dr.ª Joana Castaño e Dr.ª Lúcia Mascarenhas.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem electrónica disponível no Centro Virtual do Instituto Camões.


I - Finalidade

Tendo em conta que se trata de um curso a distância, pretende-se dar a oportunidade a todos os cidadãos estrangeiros de aprender Português, conhecer Portugal e a sua cultura, atingindo públicos-alvo que de outro modo estariam impossibilitados de o fazer.

É também finalidade deste curso estimular a comunicação entre os diversos participantes, no sentido de proporcionar experiências de interculturalidade.

Espera-se que os alunos, no final do Curso, atinjam o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.


II - Público-alvo

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português e que possuam da língua um conhecimento elementar que se traduz em ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre questões familiares ou de interesse pessoal.


III - Organização e metodologia

O curso estrutura-se em módulos semanais.

Prevê-se que os participantes despendam 8 horas por semana nas diversas actividades do curso:

i) Trabalho autónomo: Leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; execução de tarefas e exercícios vários, incluindo gramaticais, do manual ou de outros colocados na plataforma.

ii) Trabalho com o tutor: 30 minutos por semana de interacção oral com o respectivo tutor; interacção através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspectos do interesse dos participantes


IV - Avaliação

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

1. Realização de trabalhos ou testes para cada módulo que compõem o curso

2. Participação em chats e fóruns

3. Trabalho final que implicará a aquisição de conhecimentos relativos a todos os módulos do curso em interacção com outros conhecimentos já adquiridos.



V - Número de participantes

O número de formandos por turma será de 20 (vinte).


VI - Calendarização

Inscrições: 7 a 25 de Janeiro de 2009

Selecção dos candidatos: 26 a 28 de Janeiro de 2009

Pagamento da inscrição: 29 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2009

Início do Curso: 10 de Fevereiro de 2009

D
uração: 4 meses


VII - Propina de inscrição

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos seleccionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.


VIII - Selecção

O Instituto Camões será responsável pela selecção dos candidatos.


IX - Requisitos

Os candidatos deverão possuir:

. Internet

. Um computador multimédia

. Auscultadores e um microfone

. Instalação do programa skype no computador (A instalação é gratuita a partir de www.skype.com)

. O manual Português XXI, nível 3 (livro do aluno, caderno de exercícios e o CD áudio)

Haverá 20% de desconto na compra do referido material à Editora Lidel.

Para mais informações, consulte, por favor, depinternacional@lidel.pt

Os contactos com a editora deverão ser feitos pelos participantes.


X - Certificação

Os participantes deste curso que desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (SCAPLE) para obtenção do Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE).

Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm


]]>
cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2008_2009 Tue, 01 Sep 2009 11:30:44 +0000
Portuguese for Foreigners, level 2, 2008/2009, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/portuguese-for-foreigners-level-2-4th-edition-dp11.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/portuguese-for-foreigners-level-2-4th-edition-dp11.html
PFFN2 Portuguese for Foreigners, level 2, 4th edition
2008-2009, 2nd Semester
Coordinator: Fernanda Barrocas
Tutors: Joana Castaño and Lúcia Mascarenhas

The Institute Camões is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 2. This course is coordinated by Fernanda Barrocas, Instituto Camões. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see 6. below).


1 - Objectives

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning, it is expected that those taking part in it will achieve the B1 level.

2 - Participants

The course is aimed at those who want to further their knowledge of the Portuguese language. It is expected that participants can: understand sentences and frequently used expressions related to areas of most immediate relevance (e.g. very basic personal and family information, shopping, local geography, employment); can communicate in simple and routine tasks requiring a simple and direct exchange of information on familiar and routine matters; can describe in simple terms aspects of his/her background, immediate environment and matters in areas of immediate need.

3 - Number of participants

20.

4 - Duration

The course will last for four months, beginning February 10. 2009.

5 - Details

The online course is structured around weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:
- Reading and listening to material related to a certain unit;
- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.

2. Work with the tutor:
- Participation in chats;
- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;
- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.

Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

6 - Requirements

Candidates must have:
- broadband Internet;
- a multimedia computer;
- headphones and a microphone or a headset;
- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);
- Português XXI, level 2, Student Book (textbook);
- the respective exercise book and audio CD;
- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.

Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at depinternacional@lidel.pt. The Instituto Camões itself will not establish these contacts.

7- Fee

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.

8 - Selection

The Instituto Camões will be fully responsible for the selection of the candidates.

9 - Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm

10 - Application

Candidates must fill in an application form until January 25. 2009.

]]>
cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2008_2009 Tue, 01 Sep 2009 11:30:11 +0000
Portuguese for Foreigners, level 1, 2008/2009, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/portuguese-for-foreigners-level-1-5th-edition-dp10.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/portuguese-for-foreigners-level-1-5th-edition-dp10.html
PFFN1 Portuguese for Foreigners, level 1, 5th edition
2008-2009, 1st Semester
Coordinator: Fernanda Barrocas
Tutors: Joana Castaño and Lúcia Mascarenhas

The Institute Camões is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 1. This course is coordinated by Fernanda Barrocas, Instituto Camões. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see 6. below).

1 - Objectives

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning, it is expected that those taking part in it will achieve the A2 level.

2 - Participants

The course is aimed at those who want to learn Portuguese and have no prior knowledge of this language.

3 - Number of participants

20.

4 - Duration

The course will last for four months, beginning February 10. 2009.

5 - Details

The online course is structured around weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:
- Reading and listening to material related to a certain unit;
- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.

2. Work with the tutor:
- Participation in chats;
- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;
- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.

Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

6 - Requirements

Candidates must have:
- broadband Internet;
- a multimedia computer;
- headphones and a microphone or a headset;
- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);
- Português XXI, level 1, Student Book (textbook);
- the respective exercise book and audio CD;
- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.

Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at depinternacional@lidel.pt. The Instituto Camões itself will not establish these contacts.

7- Fee

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.

8 - Selection

The Instituto Camões will be fully responsible for the selection of the candidates.

9 - Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm

10 - Application

Candidates must fill in an application form until January 25. 2009.

]]>
cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2008_2009 Tue, 01 Sep 2009 11:29:35 +0000
Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado, 2008/2009, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/laboratorio-de-escrita-criativa-nivel-avancado-3o-edicao-dp9.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/laboratorio-de-escrita-criativa-nivel-avancado-3o-edicao-dp9.html

Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado, 3.ª edição
Coordenação: Luís Carmelo


O Instituto Camões lançou a 3.ª edição do Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado em regime de formação a distância, com coordenação do Prof. Doutor Luís Carmelo , doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa. O Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Centro Virtual Camões.

I - Objectivos

O "Nível Avançado" dos Laboratórios de Escrita Criativa tem como objectivo central a criação de uma oficina projectual de escrita literária. Este desígnio estratégico pressupõe, por sua vez, a consecução dos seguintes objectivos parcelares:

1 - Consolidar os aspectos técnico-formais relativos às práticas descritivas, narrativas e poéticas desenvolvidas nos Laboratórios de Escrita Criativa, tendo em vista a criação de uma oficina projectual de escrita.

2 - Aprofundar aspectos macro-estruturais essenciais a uma oficina projectual de escrita (fábula vs. enredo, criação de personagens, ordenação de sequências, laboratórios de imagens, exercícios de clímax, etc.).

3 - Interiorizar dimensões discursivas (diálogos, voz, sintaxe, ritmo, tempo, etc.) e diegéticas (cronologia, prolepses, analepses, motivos, capítulos, partes, enquadramentos, etc.) inerentes a uma oficina projectual de escrita.

4 - Redigir uma narrativa minimamente complexa, a partir de um conjunto de injunções, ponderações e orientações operacionais que têm em conta o trabalho de equipa.



II - Público-alvo

O Laboratório de Escrita Criativa destina-se ao universo de alunos de língua portuguesa espalhados pelo mundo.
A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


III - Duração do curso

O Laboratório de Escrita Criativa terá a duração de 15 semanas, a começar no dia 10 de Fevereiro de 2009, prevendo-se um total de 90 horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 6h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail , navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.


IV - Organização e conteúdos

O Laboratório de Escrita Criativa baseia-se em módulos semanais (um “Bloco” por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.

Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado são os seguintes:

Módulo 1
Da fábula ao enredo. Exercícios.

Módulo 2
Personagens: o vir ao ser. Exercícios.

Módulo 3
Gerar sequências. Exercícios.

Módulo 4
O humor como textura da narração. Exercícios.

Módulo 5
No reino livre das imagens. Exercícios.

Módulo 6
Criar multiplicidades narrativas. Exercícios.

Módulo 7
Outras narrativas. Exercícios.

Módulo 8
Duplo clímax. Exercícios.

Módulo 9
Grelha mínima para um projecto ficcional. Exercícios.

Módulo 10
Apresentação do Projecto ficcional.

Módulo 11
Projecto ficcional - 1.

Módulo 12
Projecto ficcional - 2.

Módulo 13
Projecto ficcional - 3.

Módulo 14
Projecto ficcional - 4.


V - Número de formandos

O número máximo de formandos será de 15.


VI - Avaliação e atribução de certificado de participação

Na última semana do Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado, os participantes e o tutor avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito questionários e entrevistas.
Aos participantes será atribuído um certificado.


VII - Preço do curso

A frequência do Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado implica o pagamento de 200 € (duzentos euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50%. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 25 de Janeiro de 2009, impreterivelmente.

 

 

 

 

   
 

Conteúdos:

I - Objectivos
II - Público-alvo
III - Duração do curso
IV - Organização e conteúdos
V - Número de formandos
VI - Avaliação e certificado
VII - Preço do curso
VIII - Processo de candidatura

   
 

Formulário de candidatura
[O formulário não se encontra disponível. O período de candidaturas terminou a 25 de Janeiro de 2009.]

   
 

Outros cursos em 2008-2009

]]>
cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2008_2009 Tue, 01 Sep 2009 11:28:19 +0000
Curso de Pós-Graduação em Cultura Portuguesa Contemporânea: tempos, factos e autores, 2008/2009, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/curso-de-pos-graduacao-em-cultura-portuguesa-contemporanea-tempos-factos-e-autores-1o-edicao-dp9.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/curso-de-pos-graduacao-em-cultura-portuguesa-contemporanea-tempos-factos-e-autores-1o-edicao-dp9.html

Curso de Pós-Graduação em Cultura Portuguesa Contemporânea: tempos, factos e autores, 1.ª edição
Coordenação: Isabel Carlos

O Instituto Camões lançou a primeira edição do curso de especialização pós-graduado a distância Cultura Portuguesa Contemporânea: tempos, factos e autores, coordenado por Isabel Carlos. O curso será ministrado totalmente a distância, através da plataforma de aprendizagem online do Instituto Camões.

O Curso de Pós-graduação corresponde a um total de 20 ECTS, certificados pela Universidade Aberta, desenvolve-se ao longo de dois semestres, os estudantes frequentando 10 unidades curriculares obrigatórias.


I - Objectivos

O curso pós-graduado tem como objectivo dar uma visão multidisciplinar e transversal da conjuntura histórico-artística da sociedade portuguesa do pós-25 de Abril de 1974. Assim, a Cultura Portuguesa Contemporânea organiza-se em torno das seguintes áreas, designadas por módulos: Património, Arquitectura, Artes Plásticas, Fotografia, Cinema, Teatro, Dança, Música e Design & Moda.

No final da sua formação, o estudante deverá ser capaz de:

- Aprofundar conhecimentos especializados sobre os tempos, os factos e os autores da cultura portuguesa contemporânea.

- Dominar abordagens e metodologias, desenvolvidas nas áreas da cultura portuguesa de Património, Arquitectura, Artes Plásticas, Fotografia, Cinema, Teatro, Dança, Música, Design & Moda, aplicadas a um objecto comum.

- Integrar conhecimentos sobre os tempos, os factos e os autores da cultura portuguesa contemporânea, lidar com questões complexas daí decorrentes e desenvolver soluções, resultando no acesso a um mapa actual da cultura artística contemporânea e no contacto com os seus protagonistas e ideias fundamentais.

- Desenvolver uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo, actualizando em permanência o mapa da cultura artística contemporânea portuguesa.


II - Organização

O primeiro semestre pretende habilitar os estudantes com conhecimentos considerados estruturantes e basilares nas áreas de Património, Arquitectura, Cinema e Teatro. Neste sentido, contém uma unidade curricular para cada uma das áreas, bem como uma unidade curricular introdutória.

Nas unidades curriculares de segundo semestre, desenvolver-se-ão as áreas de Artes Plásticas, Fotografia, Música, Design & Moda.

Este curso de formação conforma-se às orientações e princípios da Declaração de Bolonha, no que respeita à sua estrutura e creditação e é leccionado em regime de ensino a distância com recurso a plataforma de e-learning.

A organização do trabalho em unidades curriculares semestrais permite uma maior flexibilidade e favorece a mobilidade do estudante no espaço europeu do ensino superior.

As unidades curriculares que compõem o curso correspondem a 2 ECTS cada. Nelas, os estudantes dedicarão grande parte do seu tempo quer à realização de estudo autónomo quer à aprendizagem colaborativa que se apoia em ferramentas web e fóruns de discussão. Neste sentido, e em termos médios para uma unidade curricular de 2 ECTS, o volume total de trabalho é distribuído da seguinte forma:

Estudo autónomo – 14 horas

Estudo em interacção on-line (ferramentas web, discussão de conteúdos em fórum) – 14 horas

Tutoria a distância – 10 horas

Elaboração de trabalhos formativos e relatórios – 10 horas

Avaliação – 4 horas


III - Metodologia

A organização curricular proposta para o Curso Pós-Graduado constitui uma formação especializada que visa responder às necessidades de formação específica na área da Cultura Portuguesa Contemporânea.

As competências no âmbito técnico/científico encontram-se alicerçadas numa formação já adquirida pelo estudante num 1º ciclo. Nesta formação de pós-graduação, o formando contacta com um corpo de conhecimento que pode aferir e discutir com um tutor especializado, através de fóruns de discussão, de chats e de email, desenvolvendo-os e aprofundando-os, com vista à constituição de uma base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação, de fruição e de trabalho nas zonas de programação e produção cultural, concretizando-se na comunicação das suas conclusões.

As unidades curriculares que compõem o curso são disponibilizadas progressivamente, de modo a que o formando realize cada uma após o término da anterior realize cada uma após o término da anterior:

- 1º Semestre: Módulo Introdutório, Património, Arquitectura, Cinema, Teatro.

- 2º Semestre: Artes Plásticas, Fotografia Dança, Música, Design & Moda.

A organização proposta, distribuída por dois semestres e respectivas unidades curriculares, permite aos formandos desenvolver as competências gerais previstas para este curso.


IV - Conteúdos programáticos

Os conteúdos fornecidos online privilegiam uma dupla análise histórica e crítica, num balanço entre a factualização e uma discursividade autoral múltipla, que se estende ao equilíbrio entre os suportes audiovisuais e os de texto, entre uma linguagem clara e de fácil compreensão e a profundidade e complexidade dos conteúdos. Tutores especializados são responsáveis pelas várias áreas, com a coordenação científica de Isabel Carlos.

A primeira parte do curso é constituído por cinco módulos:

Módulo introdutório – Isabel Carlos

Património: Maria Cardeira da Silva

Cinema: Nuno Sena

Teatro: Carlos Pimenta

Arquitectura: João Amaro Correia


V - Público-alvo

O curso destina-se a licenciados (ou 1º ciclo de Bolonha), portugueses ou estrangeiros, prioritariamente residentes no estrangeiro, com curricula vitae que, uma vez apreciados pelo Instituto Camões, este considere como adequados a seguir esta formação.

O curso pretende responder às crescentes necessidades de uma oferta que seja transversal e multidisciplinar, englobando as várias áreas artísticas da cultura contemporânea portuguesa. O Instituto Camões, através do seu programa de formação a distância, tem contribuído para qualificar um público adulto, residente no estrangeiro, muitas vezes já integrado na vida activa, que de outra forma não poderia frequentar um curso superior. Neste âmbito, espera-se que a frequência do curso proposto vá ao encontro de necessidades profissionais de leitores, docentes, jornalistas, programadores e produtores culturais.

O público visado poderá exercer, preferencialmente, a sua acção em:

 

  • Instituições de ensino.
  • Organismos de intervenção social e acção cultural.
  • Comunicação social.
  • Indústrias da cultura.

A selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


VI - Duração

O curso terá uma duração de dois semestres:

1º semestre: início dia 3 de Fevereiro de 2009

2º semestre: início em Outubro de 2009

Prevê-se um total de 336 (trezentos e trinta e seis) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui actividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.


VII - Número de formandos

O número de formandos será de vinte.


VIII - Certificação e avaliação final

A certificação da globalidade do curso pós-graduado só será atribuída aos formandos que concluírem com aproveitamento todos os módulos dos dois semestres que o constituem. Pela emissão do certificado final ou certificados parciais serão devidos emolumentos à Universidade Aberta (cujo valor é fixado anualmente pelos órgãos competentes da UAb).


IX - Preço do curso

A frequência desta primeira parte do curso implica o pagamento de 200 € (duzentos euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


X - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 25 de Janeiro de 2009, impreterivelmente.

 

 

 

]]>
cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2008_2009 Tue, 01 Sep 2009 11:27:37 +0000
Literatura Dramática Portuguesa Contemporânea, 2008/2009, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/literatura-dramatica-portuguesa-contemporanea-3o-edicao-dp12.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/literatura-dramatica-portuguesa-contemporanea-3o-edicao-dp12.html

Literatura Dramática Portuguesa Contemporânea, 3.ª edição
Coordenação: Maria João Brilhante
Tutor: Rui Pina Coelho

O Instituto Camões vai lançar a 3.ª edição do curso de formação a distância Literatura Dramática Portuguesa Contemporânea, coordenado cientificamente pela Profª Doutora Maria João Brilhante , do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, com tutoria do Mestre Rui Pina Coelho , investigador dessa unidade de investigação. O curso será ministrado a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões.


I - Objectivos

São objectivos deste curso:

1) Fornecer conhecimentos sobre a dramaturgia portuguesa contemporânea e enquadrá-la nas modernas correntes da escrita de teatro.

2) Treinar a análise do texto de teatro e levar os estudantes a privilegiar o seu estudo nas estratégias de abordagem da língua e da cultura portuguesas.

3) Estimular a dupla articulação entre dramaturgia e sociedade e entre texto de teatro e espectáculo.

4) Exercitar a pesquisa documental sobre textos, autores e espectáculos.


II - Conteúdos programáticos

Cada um dos seis módulos organiza-se em torno dos seguintes tópicos:

1) A reescrita dos mitos

- Re-interpretação e apropriação de temas clássicos:
Eduarda Dionísio, Antes que a noite venha;
Armando Nascimento Rosa, Um Édipo.


2) Dramaturgia e História

- A História como matéria dramatúrgica:
José Saramago, A noite.

- O lugar do teatro na História:
Jorge Silva Melo, António, um rapaz de Lisboa.


3) Do teatro dramático ao pós-dramático

- Descontinuidade narrativa:
Abel Neves, Além as estrelas são a nossa casa.

- A personagem em crise:
José Maria
Vieira Mendes, Se o mundo não fosse assim.


4) Do texto à cena

- O texto como matéria teatral:
José Peixoto, Ensaio.

- O teatro como matéria textual:
Jacinto Lucas Pires, Figurantes.


5) A leitura do discurso crítico sobre textos e espectáculos

- Autores/encenadores: ideias/programas de teatro (Carlos J. Pessoa, Jorge Silva Melo, João Brites).

- Introdução à problemática da análise de espectáculos.

- Questões de metodologia e instrumentos de análise.

- As componentes da cena (o lugar e o espaço da representação; proxémia actor/ espectador; o dispositivo cénico; a iluminação; os figurinos; o trabalho e a condição do actor; o lugar do texto e do autor dramático no espectáculo teatral).


6) Teatro e identidade cultural

Mário de Carvalho, Se perguntarem por mim não estou.
Luísa Costa Gomes, Nunca nada de ninguém.


III - Público-alvo

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Literatura dramática portuguesa contemporânea.

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação.

A selecção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo susceptível de reapreciação.


IV - Duração do curso

O curso terá uma duração de cinco meses, a começar no dia 10 de Fevereiro de 2009, com interrupção de 6 a 19 de Março, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui actividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.


V - Número de formandos

O número máximo de formandos por turma será de vinte.


VI - Creditação e avaliação final

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos seis créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

Leitura autónoma de materiais – 60 horas;

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos – 80 horas;

Participação em actividades de tutoria síncrona individual (chat) – 10 horas; Participação em actividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) -18 horas.


VII - Processo de avaliação

A avaliação dos formandos será feita com base em:

a. Trabalhos ou testes para cada um dos módulos (num total de cinco);

b. Participação em chats e fóruns;

c. Um trabalho final, que implicará o aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos.

Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (A, B, C, D ou E), caso a avaliação final seja positiva.

Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso.


VIII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 320 € (trezentos e vinte euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor, pelo que terão que pagar 160 €. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


IX - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 25 de Janeiro de 2009, impreterivelmente.

 

 

 

 

]]>
cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2008_2009 Tue, 01 Sep 2009 11:26:22 +0000
A Novíssima Poesia Portuguesa e a Experiência Estética Contemporânea, 2008/2009, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/a-novissima-poesia-portuguesa-e-a-experiencia-estetica-contemporanea-4o-edicao-dp8.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2008-2009/a-novissima-poesia-portuguesa-e-a-experiencia-estetica-contemporanea-4o-edicao-dp8.html

A Novíssima Poesia Portuguesa e a Experiência Estética Contemporânea, 4.ª edição
Coordenação: Luís Carmelo


O Instituto Camões vai lançar a 4.ª edição do curso a distância sobre «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea», com coordenação do Prof. Doutor Luís Carmelo , doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Teoria da Cultura e de Semiótica na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa. O curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões.


I - Objectivos

São objectivos deste curso:

- Aprofundar de modo muito condensado alguns dos problemas fundamentais que se colocam à compreensão do mundo contemporâneo (a falência dos códigos totalizantes, o impacto das hipertecnologias, as meta-ocorrências, a habitabilidade do presente, etc.);

- Actualizar documentadamente a emergência de uma nova geração poética portuguesa que, pelo seu vitalismo, pendor realista, ligação ao quotidiano e afastamento de contraculturas e vanguardas, reflecte uma interessante marca de contemporaneidade.

- Proporcionar instrumentos teórico-práticos de análise interdisciplinar, nomeadamente nas áreas da teoria da cultura, da literatura, da filosofia comunicacional e de diversas expressões artísticas contemporâneas (plástica, corpo e ciberarte).

- Estimular os alunos para o campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza singularmente literária.


II - Público-alvo

O curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea» destina-se ao universo de leitores, professores e alunos de literatura e de cultura portuguesa do segundo e terceiro ciclos de Bolonha.
A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


III - Duração do curso

O curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea» terá a duração de 13 semanas, a começar no dia 10 de Fevereiro de 2009, prevendo-se um total de 65 (sessenta e cinco) horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 5h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.


IV - Organização e conteúdos

O curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea» baseia-se em módulos semanais (um «Bloco» por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.

São os seguintes os Módulos que enquadrarão o curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea»:

Módulo 1: O «Regresso ao presente» e a novíssima poesia portuguesa.

Módulo 2: A poesia portuguesa depois da década de oitenta do séc. XX.

Módulo 3: Características da literatura portuguesa contemporânea: romance e poesia.

Módulo 4: O «Microrrealismo» da poesia contemporânea.

Módulo 5: O «Vitalismo» poético da actual poesia portuguesa.

Módulo 6: O «Revivalismo» e a paródia na poesia portuguesa contemporânea.

Módulo 7: Tendências actuais da expressão plástica.

Módulo 8: A poesia portuguesa e a expressão plástica contemporânea.

Módulo 9: As viragens do final do século XX para início do séc. XXI: a arte e a poesia.

Módulo 10: Artes do corpo: inscrições e reflexões contemporâneas.

Módulo 11: O corpo e a nova poesia portuguesa.

Módulo 12: A emergência da cibercultura e a arte contemporânea.

Módulo 13: A ciberpoesia e as práticas hipertextuais contemporâneas.


V - Número de formandos

O número máximo de formandos será de 15 (quinze).


VI - Avaliação e atribução de certificado de participação

Na última semana do curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea», os participantes e o tutor avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito questionários e entrevistas.
Aos participantes será atribuído um certificado.


VII - Preço do curso

A frequência do O curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea» implica o pagamento de 250 € (duzentos e cinquenta euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50%. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência do curso a distância, «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea, 4.ª edição» , deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 25 de Janeiro de 2009, impreterivelmente.

 

 

 

 

]]>
cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2008_2009 Tue, 01 Sep 2009 11:25:17 +0000