|
Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório), 5.ª edição Coordenação: Luís Carmelo |
O Instituto Camões vai lançar a 5.ª edição do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) em regime de formação a distância (LEC), com coordenação do Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa. O Laboratório de Escrita Criativa decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões.
I - Objectivos São objectivos deste Laboratório:
- Aprofundar de modo muito pragmático as potencialidades oferecidas pela língua portuguesa, complementando assim o trabalho dos leitores que estão no terreno (e que serão os mediadores por excelência deste projecto).
- Optimizar a expressão individual dos alunos, através da indagação experimental e da exploração dos materiais linguísticos, para melhorar as suas competências comunicacionais na língua portuguesa.
- Proporcionar instrumentos teóricos e sobretudo práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética.
- Estimular os alunos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.).
II - Público-alvo
O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) destina-se ao universo de alunos de língua portuguesa espalhados pelo mundo. A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.
III - Duração
O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) terá a duração de 13 semanas, a começar no dia 13 de Outubro de 2008 e a terminar no dia 30 de Janeiro de 2009, com uma interrupção de 22 de Dezembro de 2008 a 2 de Janeiro de 2009, prevendo-se um total de 65 (sessenta e cinco) horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 5h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.
IV - Organização de conteúdos
O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) baseia-se em módulos semanais (um Bloco por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.
Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa são os seguintes:
Módulo 1 Espaço, descrição e quadro. Quadro, inventário e selecção. Exercícios.
Módulo 2 Ponto de vista descritivo. Ponto de vista físico. Exercícios.
Módulo 3 Ponto de vista afectivo. Exercícios.
Módulo 4 Descrição de personagens. Espaços íntimos e espaços de escala. Exercícios.
Módulo 5 Descrição de paisagens e de ambientes. Exercícios.
Módulo 6 Tempo, narração, mito e práticas discursivas. Instâncias narrativas, perspectiva, real e ficção. Técnicas de narração: apresentação, complicação e clímax/plot.
Módulo 7 Desenlaces: possibilidades e problemas. Exercícios.
Módulo 8 O facto: quem, onde e quando, o quê e como. Exercícios.
Módulo 9 Enredo, tema e drama. Exercícios.
Módulo 10 Variedades narrativas. Exercícios.
Módulo 11 Poiesis romântica e noção de plástica da linguagem. Auto-referencialidade e objecto-mensagem. Exercícios.
Módulo 12 A natureza estética: o caso da metáfora. A poética do quotidiano. Exercícios.
Módulo 13 Práticas poéticas ligadas à imagem. Exercícios.
V - Número de formandos por turma
O número máximo de formandos será de 15 (quinze).
VI - Avaliação e atribuição de certificado de participação
Na última semana do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório), os participantes e o coordenador avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito uma avaliação essencialmente qualitativa. Aos participantes será atribuído um certificado.
VII - Preço do curso
A frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) implica o pagamento de 100 EUR (cem euros*). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50%. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.
* Nos casos de cooperação para o desenvolvimento, caso da África lusófona, os alunos ficarão isentos de qualquer pagamento desde que o solicitem.
VIII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 30 de Setembro de 2008, impreterivelmente.
|