|
|
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, 2.ª edição Coordenação: Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho Tutores: Agostinho Goenha e Susete Albino |
O Instituto Camões vai lançar a 2.ª edição do curso Literaturas Africanas em Língua Portuguesa em regime de formação a distância, com coordenação do Professora Doutora Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho, Doutorada em Estudos Portugueses , com Agregação em Literaturas Africanas , Docente nos Departamentos de Spanish & Portuguese na Universidade de Berkeley e no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e tutoria de Agostinho Goenha (Doutorado em Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa) e Susete Albino (Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira pela Universidade Nova de Lisboa).
I - Objectivos
1) Reflectir sobre fenómenos epistemológicos contemporâneos na sua adequação aos contextos africanos em apreço. 2) Analisar textos de enquadramento histórico e cultural pertinentes para a compreensão da problemática literária em África. 3) Discutir textos literários seleccionados. 4) Planificar domínios de pesquisa susceptíveis de selecção e tratamento individuais.
II - Conteúdos programáticos
Módulo 1 Epistemologia e Hermenêutica em África a) Pensadores Africanos. b) Textos Fundadores do Pensamento Africano Contemporâneo. c) Filosofia e Cultura na África Lusófona.
Módulo 2 O Imperialismo Europeu, Portugal e a Exploração da Costa Africana
a) Imperialismo e Orientalismo. b) Abordagem comparada de estratégias expansionistas. c) Reinos Africanos e Desterritorialização.
Módulo 3 A História Colonial na Literatura a) Literatura de Viagens. b) Literatura do Período Colonial. c) Literatura do Período Pós-colonial.
Módulo 4 Política e Cultura: Vanguardas e Resistência a) Vanguardas e Legitimidade Ideológica. b) Valor dos Manifestos na Cultura de Resistência.
Módulo 5 Ficção Etnográfica e Crítica Cultural a) Etnografia e Literatura. b) Etnografia e Cultura. c) Textos Africanos e Escrita.
Módulo 6 Memória e Discussão da Condição Pós-colonial a) Literaturas Africanas na Actualidade: autoria, autoridade, tópicos, géneros. b) Literatura e Sociedade.
III - Público-alvo
O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:
a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Literaturas Africanas em Língua Portuguesa.
b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação.
A selecção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo susceptível de reapreciação.
IV - Duração do curso
O curso terá uma duração de cinco meses, a começar no dia 13 de Outubro de 2008, com interrupção de 22 de Dezembro de 2008 a 2 de Janeiro de 2009, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui actividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.
V - Número de formandos por turma
O número máximo de formandos por turma será de vinte.
VI - Creditação e avaliação final
Aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância será atribuído um certificado.
A atribuição do certificado pressupõe a seguinte carga horária:
Leitura autónoma de materiais: 60 horas;
Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos: 80 horas;
Participação em actividades de tutoria síncrona individual (chat): 10 horas;
Participação em actividades de avaliação (trabalhos e/ou testes): 18 horas.
VII - Processo de avaliação
A avaliação dos formandos será feita com base em: a. Trabalhos ou testes para cada um dos módulos (num total de cinco); b. Participação em chats e fóruns; c. Um trabalho final, que implicará o aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos.
Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador, através de questionários que serão preenchidos no final do curso.
VIII - Preço do curso
A frequência do curso implica o pagamento de 250 EUR (duzentos e cinquenta euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.
IX - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 30 de Setembro de 2008, impreterivelmente.
|