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MIPL2.0: Materiais Interactivos para Português L2 na web 2.0 Coordenação: Rui Vaz Tutoria : Adelina Moura |
O Instituto Camões vai lançar a oficina de formação a distância MIPL2.0 (Materiais Interactivos para Português L2 na web 2.0), com tutoria de Adelina Moura, mestre em Educação - Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e doutoranda na Universidade do Minho em Educação - Tecnologias Educativas. A coordenação está a cargo de Rui Vaz, Instituto Camões, mestre em Ciências da Educação - Educação, Comunicação e Linguagem. Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões. I - Objectivos (i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interactivos, para ensino do Português L2, destinados a publicação na Internet. (ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo. (iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, seleccionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do CVC. II - Público-alvo A oficina destina-se a Leitores de Português, Responsáveis de Centros de Língua Portuguesa e outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2). A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável. III - Duração A oficina terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 13 de Outubro de 2008 e a terminar no dia 9 de Janeiro de 2009 (com uma interrupção de 22 de Dezembro de 2008 a 3 de Janeiro de 2009), prevendo-se um total de 50 (cinquenta) horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 5h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas. IV - Organização e conteúdos A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim: Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina. Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Wordpress, Podomatic, PBWiki, GooglePages e Zoho) Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest) Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Bubble.us, Cmaps Tool) Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life, Lively) Módulo 6: Avaliação da Oficina V - Número de formandos por turma O número máximo de formandos será de 20 (vinte). VI - Avaliação e atribuição de certificados de participação Na última semana da oficina, os participantes e o tutor avaliarão os processos de aprendizagem e tutoria/facilitação, utilizando-se para esse efeito uma avaliação essencialmente qualitativa. Aos participantes será atribuído um certificado, caso o resultado final seja positivo. VII - Preço do curso A frequência da oficina implica o pagamento de 200 ¬ (duzentos euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem seleccionados. VIII - Processo de candidatura Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 30 de Setembro de 2008, impreterivelmente.
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