Meio século de literatura portuguesa: 1880-1930Formação Contínua de Professores - 1.ª Edição
A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, em parceria com o Instituto Camões, promove o lançamento da 1.ª edição do curso à distância dedicado à temática da literatura portuguesa do início do século XX. O curso Meio século de literatura portuguesa: 1880-1930 tem a coordenação científica do Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira, Professor Associado da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra.
Este curso decorrerá inteiramente à distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Curso de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 1 crédito.
Para os efeitos previstos no artigo 5.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 300.
I – Objectivos
Dirigido sobretudo a professores do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e professores do Ensino Secundário, bem como estudantes do Ensino Superior, este curso tem como objectivo o estudo e a reflexão sobre a temática da literatura portuguesa, no final do século XIX e início do século XX, em equação com o contexto sócio-político e cívico-cultural.
Pretende-se focar as dinâmicas de grupo que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal ao longo da primeira metade do século XX; identificar as correntes estético-ideológicas e os movimentos literários deste período; caracterizar os novos fenómenos de sociologia literária, como por exemplo o surto de literatura feminina; atender às dimensões e às consequências da interacção com movimentos internacionais, bem como delinear vectores temáticos e formais das sucessivas ou entrecruzadas manifestações de estilos epocais, privilegiando o imaginário, a retórica e a pragmática desses estratos literários.
II - Conteúdos programáticos
1.º Módulo
A fortuna de dois legados da Geração de 70: o exemplo de movimento geracional com programa e missão; o potencial interventivo da dissociação do conceito de decadência nacional (declínio da grandeza pátria e atraso pré-moderno) e o modelo europeizante de modernidade científica e sociológica.
2.º Módulo
A sobreposição do nacionalismo cultural ao modelo crítico e operativo de Antero de Quental e da Geração de 70. A estratégia de Teófilo Braga para a comemoração dos «Centenários como Síntese afectiva nas sociedades modernas». A exploração retórica de um novo nacionalismo na literatura sob o signo da propaganda republicana. Rituais cívicos e representações literárias em torno do Tricentenário de Camões.
3.º Módulo
Nas encruzilhadas do fim de século: a estesia de crise decadentista, a estética da sugestão simbolista e a reacção do tradicionalismo neo-romântico, em especial, do neo-garrettismo.
4.º Módulo
Perda de aura do «esteta» e clamor subversivo da «literatura de intuitos» desde o Ultimato ao Regicídio. A "musa da Justiça e da Revolta" e as conexões com o "Livre Pensamento" e o radicalismo libertário.
5.º Módulo
Principais alterações do campo literário português no primeiro quartel do século XX. O Neo-Romantismo como dominante e a literatura como questão de cidadania e de nacionalidade protagonizada pelas correntes vitalista, saudosista e lusitanista.
6.º Módulo
Decadência, regeneração e emancipação no período de emergência do Neo-Romantismo vitalista. Oscilações no tratamento literário da «Questão nacional». Refracções literárias da «Questão religiosa», da «Questão política» e da «Questão social».
7.º Módulo
A cultura anti-positivista da Renascença Portuguesa e a literatura saudosista conduzida por Teixeira de Pascoaes. Sucedâneos progressistas da religiosidade tradicional, profetismo lusíada e compromissos políticos.
8.º Módulo
O recurso progressista aos motivos e às figuras tradicionais na literatura de «União Sagrada» em torno da Grande Guerra. A panaceia do «Portugal Maior» no rescaldo da Guerra: a saída africanista, a Cruzada Nun'Álvares e a «Questão sebástica». O surto de literatura feminina.
9.º Módulo
Da ascensão da literatura contra-revolucionária na viragem de década ao legitimador arrastamento da literatura tradicionalista no Estado Novo. A cultura revisionista do Integralismo Lusitano, em torno de António Sardinha, e a literatura do “reaportuguesamento de Portugal”, em torno de Afonso Lopes Vieira.
10º Módulo
A revolução literária em nome de uma cultura de ruptura em profundidade (contra os paradigmas racionalistas e realistas, positivistas e naturalistas). Erupções e soterramentos da modernidade estética nas primeiras décadas do século XX. Plataforma inconformista dos Modernismos em Portugal. As condições de existência do movimento de "Orpheu" e da sua cultura irónica catalisada pelo génio insuspeitado de Fernando Pessoa.
11.º Módulo
O destino meteórico das primeiras Vanguardas em Portugal e o génio intempestivo de Almada Negreiros. Activismo estético, estratégia de provocação e vontade de antecipação artística. Incidências do Futurismo, do Cubismo e do Expressionismo.
12.º Módulo
Da tradição de «demopedia» na literatura republicana à cultura crítica de António Sérgio e da "Seara Nova". O valor exemplar da modernidade europeia à contraluz dos voluntarismos da «Alma nacional». Literatura e crítica literária como responsabilidade cívica e pedagogia social.
13.º Módulo
Entre a «traição dos clercs» e a «rebelião das massas». As controversas virtudes cívico-culturais do individualismo presencista e a insólita literatura provincial do Segundo Modernismo, em torno de José Régio, Miguel Torga e Vitorino Nemésio.
III – Metodologia
O curso disponibiliza os conteúdos temáticos, bem como apoio individual e instrumentos de avaliação na modalidade de E-Learning.
Cada módulo, subdividido em vários subtemas, apresenta uma síntese no ecrã principal. Através imagens ou palavras-chave, devidamente assinaladas no corpo principal do texto, os alunos serão conduzidos para o estudo de matérias correlacionadas e para o aprofundamento dos temas ministrados. Estas matérias serão apresentadas sob a forma de textos antológicos, sínteses bio-bibliográficas e conceptuais, orientações de leitura e de consulta de bibliografia crítica, entre outros.
IV - Público-alvo
O curso destina-se a professores do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e professores do Ensino Secundário, bem como estudantes do Ensino Superior, residentes em Portugal ou no estrangeiro. A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e pelo Instituto Camões e é irrevogável.
V - Duração
O curso terá uma duração de 9 semanas, a começar no dia 23 de Fevereiro de 2010.
VI – Avaliação
A avaliação do curso processa-se de duas formas:
1. Com intuitos prevalentemente formativos, no final de cada módulo, os alunos deverão responder a cinco questões fechadas. Assim são induzidos a revisitar os módulos e a orientar a sua atenção para os vectores estruturantes do curso, ao mesmo tempo que equacionam e elaboram as suas respostas com os elementos patentes nesses mesmos módulos.
2. No final, a avaliação sumativa realiza-se através da apreciação do trabalho realizado pelos alunos que consiste no desenvolvimento de dois dos oito temas apresentados.
VII - Preço
A frequência do curso implica o pagamento de 100€ (cem euros). O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.
VIII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2010.
Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório)Formação Contínua de Professores - 2.ª Edição Coordenação: Luís Carmelo
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O Instituto
Camões vai lançar o curso “Laboratório de Escrita Criativa (nível
introdutório)” em regime de formação a distância (LEC), com coordenação do Prof.
Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de
Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior
de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa.
Este curso decorrerá
inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto
Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas,
e é creditado com 2 créditos.
Para os efeitos
previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores,
a presente acção releva para efeitos de progressão
em carreira de Professores do Grupo 300.
Para efeitos de
aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de
Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de
Professores do Grupo 300.
I - Objectivos
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São objectivos deste
Laboratório: - Aprofundar de modo muito pragmático as potencialidades oferecidas pela língua
portuguesa, complementando assim o trabalho dos leitores que estão no terreno
(e que serão os mediadores por excelência deste projecto). - Optimizar a expressão individual dos formandos, através da indagação
experimental e da exploração dos materiais linguísticos, para melhorar as suas
competências comunicacionais na língua portuguesa. - Proporcionar instrumentos teóricos e sobretudo práticos nas áreas da
descrição, da narração e da poética. - Estimular os formandos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados
técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.).
II - Público-alvo
O Laboratório de
Escrita Criativa (nível introdutório) destina-se a professores e a outros
agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua
Segunda (PL2).
Podem também ser
admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou
estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso,
não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua
de professores.
A selecção dos
formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo susceptível de
reapreciação.
III - Duração
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O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) terá a
duração de 13 semanas, a começar no dia 23 de Fevereiro de 2010, com uma
interrupção de 29 de Março a 5 de Abril, prevendo-se um total de 25 horas de
trabalho directo e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos. No
entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática
prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas
electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para
além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.
IV - Organização de conteúdos
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O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) baseia-se
em módulos semanais (um Bloco por semana) que contêm uma introdução teórica
mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será
realizado um por semana. Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa são os seguintes: Módulo 1 Espaço, descrição e quadro. Quadro, inventário e selecção. Exercícios. Módulo 2 Ponto de vista descritivo. Ponto de vista físico. Exercícios. Módulo 3 Ponto de vista afectivo. Exercícios. Módulo 4 Descrição de personagens. Espaços íntimos e espaços de escala. Exercícios. Módulo 5 Descrição de paisagens e de ambientes. Exercícios. Módulo 6 Tempo, narração, mito e práticas discursivas. Instâncias narrativas,
perspectiva, real e ficção. Técnicas de narração: apresentação, complicação e
clímax/plot. Módulo 7 Desenlaces: possibilidades e problemas. Exercícios. Módulo 8 O facto: quem, onde e quando, o quê e como. Exercícios. Módulo 9 Enredo, tema e drama. Exercícios. Módulo 10 Variedades narrativas. Exercícios. Módulo 11 Poiesis romântica e noção de plástica da
linguagem. Auto-referencialidade e objecto-mensagem. Exercícios. Módulo 12 A natureza estética: o caso da metáfora. A poética do quotidiano. Exercícios. Módulo 13 Práticas poéticas ligadas à imagem. Exercícios.
V - Número de formandos por turma
O número máximo de formandos será de 20 (vinte).
VI - Avaliação
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A
avaliação baseia-se na articulação entre a avaliação sumativa (balanço de
capacidades através de prova) e a avaliação contínua (interiorização das
competências suscitadas pelos conteúdos).
A realização de um exercício particular – que terá lugar após o
derradeiro Bloco do curso – servirá para aferir o modo como as capacidades de
aplicação de ferramentas ligadas à descrição, narração e poética se manifestam
em cada formando. Este exercício contribui para definir, numa margem de 40%, a
classificação final. A aferição contínua dos desempenhos baseia-se nas
competências com que os formandos se confrontam ao longo do curso, contribuindo
em 60% para a classificação final.
VII - Preço do curso
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A frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível
introdutório) implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). Para os docentes
e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de
50%. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta
para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.
VIII - Processo de candidatura
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Os candidatos
à frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) deverão
preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro
de 2010, impreterivelmente.
* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o
Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a
língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de
falantes nativos com a mesma idade.
• Conteúdos:I - ObjectivosII - Público-alvoIII - DuraçãoIV - Organização de conteúdosV - Número de formandos por turmaVI - Avaliação finalVII - Preço do cursoVIII - Processo de candidatura
• [O formulário de candidatura não se encontra disponível. O período de candidaturas terminou a 10 de Fevereiro de 2010.]
• Outros cursos em 2009-2010
• Regulamento de funcionamento da formação à distância