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Primeira República e Republicanismo - FCP, 2009/2010, 2S

Primeira República e Republicanismo - FCP, 2009/2010, 2S
          O Instituto Camões vai lançar a 2.ª edição do curso de formação à distância, promovido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, na sequência de um protocolo de cooperação assinado a 22 de Janeiro de 2009. O curso I República e Republicanismo tem a coordenação científica da Professora Doutora Maria Cândida Proença, doutorada em História Cultural e das Mentalidades (Séculos XIX e XX) e do Professor Doutor Luís Farinha, doutorado em História Política e Institucional Contemporânea, investigadores do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Este curso decorrerá inteiramente à distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Curso de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 1 crédito.Para os efeitos previstos no artigo 5.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400.I - ObjectivosEsta acção pretende levar os formandos a actualizar os seus conhecimentos, sabendo formular juízos fundamentados e críticos sobre a matéria em questão, bem como a aquisição de competências específicas no contexto dos conteúdos indicados.II - Conteúdos programáticos O curso organiza-se em seis módulos temáticos que cruzam o tempo com as conjunturas e os acontecimentos que lhes dão razão e sentido evolutivo.1º MóduloApresentação das linhas orientadoras do curso. Síntese sobre a I República – homens, factos, instituições e ideias. 1. Apresentação; 2. Metodologias; 3. I República e Republicanismo – a ideia e os símbolos. (2.5 horas)2º MóduloImplantação da República (1906-1910). Da Ditadura de João Franco ao 5 de Outubro. 1. Evolução do ideário republicano. 2. Difusão do Republicanismo; 3. Da Ditadura de João Franco ao Regicídio; 4. A “Monarquia Nova” e o Congresso de Setúbal; 5. O 5 de Outubro de 1910. (4,5 horas)3º MóduloDo Governo Provisório à constitucionalização do regime (1910-1914). Primeiros sucessos, grandes desilusões: constituintes e acção modernizadora. 1. O Governo Provisório; 2. A Constituinte; 3. A instabilidade política; 4. Dificuldades económicas e agitação social; 5. Educação e cultura. (4,5 horas)4º MóduloPortugal e a I Grande Guerra (1914-1918). Palco internacional da República: guerra, República e colónias. 1. A entrada de Portugal na Guerra; 2. A defesa das Colónias; 3. O “Milagre de Tancos” e a ida para a frente europeia; 4. Os duros anos da Guerra: dúvidas e dificuldades; 5. Do armistício à Conferência de Paz. (4,5 horas)5º MóduloDo Sidonismo ao 28 de Maio – a “Nova República Velha” (1918-1926). Desidonização e “refundação da República”: a reconstitucionalização do regime. 1. O Sidonismo; 2. A refundação falhada da República – “os anos loucos portugueses” (1919-1921); 3. A República conservadora – o “tempo dos bonzos” (1922-1923); 4. A República “esquerdista” – o “tempo dos canhotos” (1924-25); 5. A República moribunda – em busca do “governo extraordinário de competências” (1925-1926). (4,5 horas)6º Módulo – A queda da República e a resistência republicana (1926-1931). Debilidade institucional e golpismo político-militar. Ditadura temporária e resistência republicana. 1. Debilidade institucional da República; 2. Golpismo político-militar; 3. O 28 de Maio de 1926; 4. Ditadura Militar – Governo de competências? 5. Resistência republicana – o Reviralho (4,5 horas)     III - MetodologiaO curso disponibiliza os conteúdos temáticos, bem como apoio individual e instrumentos de avaliação na modalidade de E-Learning. Cada módulo, subdividido por vários subtemas, apresenta uma síntese de cada um desses subtemas no ecrã principal. Através de palavras-chave, devidamente assinaladas no corpo principal do texto ou imagem, os alunos serão conduzidos para o estudo de um conjunto de matérias correlacionadas e organizadas em função do tema principal. Estas matérias serão apresentadas através de documentos (escritos, iconográficos, mediáticos, etc.), de cronologias, ou de pequenas sínteses.IV - Público-alvoO curso destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro. A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e pelo Instituto Camões e é irrevogável.V - DuraçãoO curso terá uma duração de seis semanas, a começar no dia 2 de Março de 2010.VI - AvaliaçãoNo final de cada sub-tema do módulo, será apresentada uma questão de resposta fechada, em regime de auto-avaliação, com a finalidade de promover um estudo profícuo e de informar o formando sobre o grau de consecução dos objectivos propostos.A avaliação sumativa constará da resposta a cinco questões de desenvolvimento, escolhidas de um lote de dez.VII - PreçoA frequência do curso implica o pagamento de 100€ (cem euros). O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.VIII - Processo de candidaturaOs candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2010.        

Meio século de literatura portuguesa: 1880-1930 - FCP , 2009/2010, 2S

Meio século de literatura portuguesa: 1880-1930 - FCP , 2009/2010, 2S
Meio século de literatura portuguesa: 1880-1930Formação Contínua de Professores - 1.ª Edição A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, em parceria com o Instituto Camões, promove o lançamento da 1.ª edição do curso à distância dedicado à temática da literatura portuguesa do início do século XX. O curso Meio século de literatura portuguesa: 1880-1930 tem a coordenação científica do Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira, Professor Associado da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra.     Este curso decorrerá inteiramente à distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Curso de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 1 crédito.   Para os efeitos previstos no artigo 5.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.   Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 300.           I – Objectivos   Dirigido sobretudo a professores do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e professores do Ensino Secundário, bem como estudantes do Ensino Superior, este curso tem como objectivo o estudo e a reflexão sobre a temática da literatura portuguesa, no final do século XIX e início do século XX, em equação com o contexto sócio-político e cívico-cultural.       Pretende-se focar as dinâmicas de grupo que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal ao longo da primeira metade do século XX; identificar as correntes estético-ideológicas e os movimentos literários deste período; caracterizar os novos fenómenos de sociologia literária, como por exemplo o surto de literatura feminina; atender às dimensões e às consequências da interacção com movimentos internacionais, bem como delinear vectores temáticos e formais das sucessivas ou entrecruzadas manifestações de estilos epocais, privilegiando o imaginário, a retórica e a pragmática desses estratos literários.           II - Conteúdos programáticos   1.º Módulo   A fortuna de dois legados da Geração de 70: o exemplo de movimento geracional com programa e missão; o potencial interventivo da dissociação do conceito de decadência nacional (declínio da grandeza pátria e atraso pré-moderno) e o modelo europeizante de modernidade científica e sociológica.       2.º Módulo   A sobreposição do nacionalismo cultural ao modelo crítico e operativo de Antero de Quental e da Geração de 70. A estratégia de Teófilo Braga para a comemoração dos «Centenários como Síntese afectiva nas sociedades modernas». A exploração retórica de um novo nacionalismo na literatura sob o signo da propaganda republicana. Rituais cívicos e representações literárias em torno do Tricentenário de Camões.       3.º Módulo   Nas encruzilhadas do fim de século: a estesia de crise decadentista, a estética da sugestão simbolista e a reacção do tradicionalismo neo-romântico, em especial, do neo-garrettismo.       4.º Módulo   Perda de aura do «esteta» e clamor subversivo da «literatura de intuitos» desde o Ultimato ao Regicídio. A "musa da Justiça e da Revolta" e as conexões com o "Livre Pensamento" e o radicalismo libertário.       5.º Módulo   Principais alterações do campo literário português no primeiro quartel do século XX. O Neo-Romantismo como dominante e a literatura como questão de cidadania e de nacionalidade protagonizada pelas correntes vitalista, saudosista e lusitanista.       6.º Módulo   Decadência, regeneração e emancipação no período de emergência do Neo-Romantismo vitalista. Oscilações no tratamento literário da «Questão nacional». Refracções literárias da «Questão religiosa», da «Questão política» e da «Questão social».       7.º Módulo   A cultura anti-positivista da Renascença Portuguesa e a literatura saudosista conduzida por Teixeira de Pascoaes. Sucedâneos progressistas da religiosidade tradicional, profetismo lusíada e compromissos políticos.       8.º Módulo   O recurso progressista aos motivos e às figuras tradicionais na literatura de «União Sagrada» em torno da Grande Guerra. A panaceia do «Portugal Maior» no rescaldo da Guerra: a saída africanista, a Cruzada Nun'Álvares e a «Questão sebástica». O surto de literatura feminina.       9.º Módulo   Da ascensão da literatura contra-revolucionária na viragem de década ao legitimador arrastamento da literatura tradicionalista no Estado Novo. A cultura revisionista do Integralismo Lusitano, em torno de António Sardinha, e a literatura do “reaportuguesamento de Portugal”, em torno de Afonso Lopes Vieira.       10º Módulo   A revolução literária em nome de uma cultura de ruptura em profundidade (contra os paradigmas racionalistas e realistas, positivistas e naturalistas). Erupções e soterramentos da modernidade estética nas primeiras décadas do século XX. Plataforma inconformista dos Modernismos em Portugal. As condições de existência do movimento de "Orpheu" e da sua cultura irónica catalisada pelo génio insuspeitado de Fernando Pessoa.       11.º Módulo   O destino meteórico das primeiras Vanguardas em Portugal e o génio intempestivo de Almada Negreiros. Activismo estético, estratégia de provocação e vontade de antecipação artística. Incidências do Futurismo, do Cubismo e do Expressionismo.       12.º Módulo   Da tradição de «demopedia» na literatura republicana à cultura crítica de António Sérgio e da "Seara Nova". O valor exemplar da modernidade europeia à contraluz dos voluntarismos da «Alma nacional». Literatura e crítica literária como responsabilidade cívica e pedagogia social.       13.º Módulo   Entre a «traição dos clercs» e a «rebelião das massas». As controversas virtudes cívico-culturais do individualismo presencista e a insólita literatura provincial do Segundo Modernismo, em torno de José Régio, Miguel Torga e Vitorino Nemésio.           III – Metodologia   O curso disponibiliza os conteúdos temáticos, bem como apoio individual e instrumentos de avaliação na modalidade de E-Learning.       Cada módulo, subdividido em vários subtemas, apresenta uma síntese no ecrã principal. Através imagens ou palavras-chave, devidamente assinaladas no corpo principal do texto, os alunos serão conduzidos para o estudo de matérias correlacionadas e para o aprofundamento dos temas ministrados. Estas matérias serão apresentadas sob a forma de textos antológicos, sínteses bio-bibliográficas e conceptuais, orientações de leitura e de consulta de bibliografia crítica, entre outros.           IV - Público-alvo   O curso destina-se a professores do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e professores do Ensino Secundário, bem como estudantes do Ensino Superior, residentes em Portugal ou no estrangeiro. A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e pelo Instituto Camões e é irrevogável.           V - Duração   O curso terá uma duração de 9 semanas, a começar no dia 23 de Fevereiro de 2010.         VI – Avaliação   A avaliação do curso processa-se de duas formas:   1. Com intuitos prevalentemente formativos, no final de cada módulo, os alunos deverão responder a cinco questões fechadas. Assim são induzidos a revisitar os módulos e a orientar a sua atenção para os vectores estruturantes do curso, ao mesmo tempo que equacionam e elaboram as suas respostas com os elementos patentes nesses mesmos módulos.   2. No final, a avaliação sumativa realiza-se através da apreciação do trabalho realizado pelos alunos que consiste no desenvolvimento de dois dos oito temas apresentados.           VII - Preço   A frequência do curso implica o pagamento de 100€ (cem euros). O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.           VIII - Processo de candidatura   Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2010.      

Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) - FCP - 2.ª Edição

Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) - FCP - 2.ª Edição
Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório)Formação Contínua de Professores - 2.ª Edição Coordenação: Luís Carmelo <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} p {mso-margin-top-alt:auto; margin-right:0cm; mso-margin-bottom-alt:auto; margin-left:0cm; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> O Instituto Camões vai lançar o curso “Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório)” em regime de formação a distância (LEC), com coordenação do Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa. Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas, e é creditado com 2 créditos. Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300. Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo 300. I - Objectivos <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> São objectivos deste Laboratório: - Aprofundar de modo muito pragmático as potencialidades oferecidas pela língua portuguesa, complementando assim o trabalho dos leitores que estão no terreno (e que serão os mediadores por excelência deste projecto). - Optimizar a expressão individual dos formandos, através da indagação experimental e da exploração dos materiais linguísticos, para melhorar as suas competências comunicacionais na língua portuguesa. - Proporcionar instrumentos teóricos e sobretudo práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética. - Estimular os formandos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.). II - Público-alvo O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2). Podem também ser admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso, não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua de professores. A selecção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo susceptível de reapreciação. III - Duração <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} p {mso-margin-top-alt:auto; margin-right:0cm; mso-margin-bottom-alt:auto; margin-left:0cm; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) terá a duração de 13 semanas, a começar no dia 23 de Fevereiro de 2010, com uma interrupção de 29 de Março a 5 de Abril, prevendo-se um total de 25 horas de trabalho directo e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas. IV - Organização de conteúdos <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} p {mso-margin-top-alt:auto; margin-right:0cm; mso-margin-bottom-alt:auto; margin-left:0cm; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) baseia-se em módulos semanais (um Bloco por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana. Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa são os seguintes: Módulo 1 Espaço, descrição e quadro. Quadro, inventário e selecção. Exercícios. Módulo 2 Ponto de vista descritivo. Ponto de vista físico. Exercícios. Módulo 3 Ponto de vista afectivo. Exercícios. Módulo 4 Descrição de personagens. Espaços íntimos e espaços de escala. Exercícios. Módulo 5 Descrição de paisagens e de ambientes. Exercícios. Módulo 6 Tempo, narração, mito e práticas discursivas. Instâncias narrativas, perspectiva, real e ficção. Técnicas de narração: apresentação, complicação e clímax/plot. Módulo 7 Desenlaces: possibilidades e problemas. Exercícios. Módulo 8 O facto: quem, onde e quando, o quê e como. Exercícios. Módulo 9 Enredo, tema e drama. Exercícios. Módulo 10 Variedades narrativas. Exercícios. Módulo 11 Poiesis romântica e noção de plástica da linguagem. Auto-referencialidade e objecto-mensagem. Exercícios. Módulo 12 A natureza estética: o caso da metáfora. A poética do quotidiano. Exercícios. Módulo 13 Práticas poéticas ligadas à imagem. Exercícios. V - Número de formandos por turma O número máximo de formandos será de 20 (vinte). VI - Avaliação <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} p {mso-margin-top-alt:auto; margin-right:0cm; mso-margin-bottom-alt:auto; margin-left:0cm; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> A avaliação baseia-se na articulação entre a avaliação sumativa (balanço de capacidades através de prova) e a avaliação contínua (interiorização das competências suscitadas pelos conteúdos). A realização de um exercício particular – que terá lugar após o derradeiro Bloco do curso – servirá para aferir o modo como as capacidades de aplicação de ferramentas ligadas à descrição, narração e poética se manifestam em cada formando. Este exercício contribui para definir, numa margem de 40%, a classificação final. A aferição contínua dos desempenhos baseia-se nas competências com que os formandos se confrontam ao longo do curso, contribuindo em 60% para a classificação final. VII - Preço do curso <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} p {mso-margin-top-alt:auto; margin-right:0cm; mso-margin-bottom-alt:auto; margin-left:0cm; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> A frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). Para os docentes e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50%. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. VIII - Processo de candidatura <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} p {mso-margin-top-alt:auto; margin-right:0cm; mso-margin-bottom-alt:auto; margin-left:0cm; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2010, impreterivelmente. * PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade. • Conteúdos:I - ObjectivosII - Público-alvoIII - DuraçãoIV - Organização de conteúdosV - Número de formandos por turmaVI - Avaliação finalVII - Preço do cursoVIII - Processo de candidatura • [O formulário de candidatura não se encontra disponível. O período de candidaturas terminou a 10 de Fevereiro de 2010.] • Outros cursos em 2009-2010 • Regulamento de funcionamento da formação à distância

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - FCP, 2009/2010, 2S

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - FCP, 2009/2010, 2S
Literaturas Africanas de Língua PortuguesaFormação Contínua de Professores - 2.ª Edição Coordenação: Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho Tutoria: Susete Albino O Instituto Camões vai lançar o Curso de Formação Literaturas Africanas em Língua Portuguesa em regime de formação a distância, com coordenação do Professora Doutora Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho, Doutorada em Estudos Portugueses, com Agregação em Literaturas Africanas, Docente no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e tutoria de Susete Albino (Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira pela Universidade Nova de Lisboa). Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 75 horas e é creditada com 3 créditos. Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300. I - Objectivos 1) Reflectir sobre fenómenos epistemológicos contemporâneos na sua adequação aos contextos africanos em apreço. 2) Analisar textos de enquadramento histórico e cultural pertinentes para a compreensão da problemática literária em África. 3) Discutir textos literários seleccionados. 4) Planificar domínios de pesquisa susceptíveis de selecção e tratamento individuais. II - Conteúdos programáticos Módulo 1 Epistemologia e Hermenêutica em África a) Pensadores Africanos. b) Textos Fundadores do Pensamento Africano Contemporâneo. c) Filosofia e Cultura na África Lusófona. Módulo 2 O Imperialismo Europeu, Portugal e a Exploração da Costa Africana a) Imperialismo e Orientalismo. b) Abordagem comparada de estratégias expansionistas. c) Reinos Africanos e Desterritorialização. Módulo 3 A História Colonial na Literatura a) Literatura de Viagens. b) Literatura do Período Colonial. c) Literatura do Período Pós-colonial. Módulo 4 Política e Cultura: Vanguardas e Resistência a) Vanguardas e Legitimidade Ideológica. b) Valor dos Manifestos na Cultura de Resistência. Módulo 5 Ficção Etnográfica e Crítica Cultural a) Etnografia e Literatura. b) Etnografia e Cultura. c) Textos Africanos e Escrita. Módulo 6 Memória e Discussão da Condição Pós-colonial a) Literaturas Africanas na Actualidade: autoria, autoridade, tópicos, géneros. b) Literatura e Sociedade.   III - Público-alvo O curso de formação destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*), residentes no estrangeiro ou em Portugal. Podem também ser admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso, não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua de professores. A selecção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo susceptível de reapreciação. IV - Duração do curso O curso terá uma duração de 75 horas, a começar no dia 23 de Fevereiro de 2010, com interrupção de 29 de Março a 5 de Abril. O trabalho dos formandos pressupõe: - leitura autónoma de materiais: 20 horas; - trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos, bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos: 35 horas; - participação em actividades de tutoria síncrona individual (chat): 8 horas; - participação em actividades de avaliação (trabalhos e/ou testes por módulo): 12 horas.   V - Número de formandos por turma O número máximo de formandos por turma será de vinte. VI - Avaliação O regime de avaliação concretiza-se através da avaliação sumativa e da avaliação contínua. A avaliação contínua corresponde a 60% da classificação final, sendo encontrada pela atribuição de uma classificação quantitativa de 1 a 10 valores, ponderada entre trabalhos, participação em fóruns, participação em Chats. A Avaliação sumativa corresponde a 40% da classificação final, sendo encontrada pela atribuição de uma classificação quantitativa de 1 a 10, referente à realização de um Trabalho final.   VII - Preço do curso A frequência do curso implica o pagamento de 270 EUR (duzentos e setenta euros). Para os docentes e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.   VIII - Processo de candidatura Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2010, impreterivelmente.* PL2 - No contexto desta publicitação, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.

MIPL2.0: Materiais Interactivos para Português L2 na web 2.0, 2009-2010, 2S

MIPL2.0: Materiais Interactivos para Português L2 na web 2.0, 2009-2010, 2S
MIPL2.0: Materiais Interactivos para Português L2 na web 2.03.ª Edição Coordenação: Rui Vaz Tutoria : Adelina Moura   O Instituto Camões vai lançar a Oficina de Formação a distância MIPL2.0 (Materiais Interactivos para Português L2* na web 2.0), com tutoria de Adelina Moura, mestre em Educação - Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e doutoranda na Universidade do Minho em Educação - Tecnologias Educativas. A coordenação está a cargo de Rui Vaz, Instituto Camões, mestre em Ciências da Educação - Educação, Comunicação e Linguagem.   Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditada com 2 créditos. Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300. I - Objectivos (i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interactivos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet. (ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo. (iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, seleccionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do CVC. II - Público-alvo A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável. III - Duração A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 23 de Fevereiro de 2010 (com uma interrupção de 29 de Março a 5 de Abril), prevendo-se um total de 25 horas de trabalho directo e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos. . IV - Organização e conteúdos A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim: Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina. Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Wordpress, Podomatic, PBWorks, Wikispace, GoogleSites e Zoho) Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest) Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Bubble.us, Cmaps Tool) Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life) Módulo 6: Avaliação da Oficina V - Número de formandos por turma O número máximo de formandos será de 20 (vinte). VI - Avaliação e certificação . Avaliação pelos formandos . Avaliação pelo formador . Avaliação externa A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica. VII - Preço do curso A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). Para os docentes e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem seleccionados. VIII - Processo de candidatura Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2009, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Instituto Camões. * PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.