Aprender a brincar http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010-dp5.html Tue, 29 Oct 2024 18:16:27 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-pt naoresponder.plataforma.cvc@fbapps.pt (Centro Virtual Camões) Primeira República e Republicanismo - FCP, 2009/2010, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/primeira-republica-e-republicanismo-fcp-2o-edicao-dp9.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/primeira-republica-e-republicanismo-fcp-2o-edicao-dp9.html

PRR

 

 

 

 

 


O Instituto Camões vai lançar a 2.ª edição do curso de formação à distância, promovido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, na sequência de um protocolo de cooperação assinado a 22 de Janeiro de 2009. O curso I República e Republicanismo tem a coordenação científica da Professora Doutora Maria Cândida Proença, doutorada em História Cultural e das Mentalidades (Séculos XIX e XX) e do Professor Doutor Luís Farinha, doutorado em História Política e Institucional Contemporânea, investigadores do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Este curso decorrerá inteiramente à distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Curso de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 1 crédito.

Para os efeitos previstos no artigo 5.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400.



I - Objectivos

Esta acção pretende levar os formandos a actualizar os seus conhecimentos, sabendo formular juízos fundamentados e críticos sobre a matéria em questão, bem como a aquisição de competências específicas no contexto dos conteúdos indicados.


II - Conteúdos programáticos

O curso organiza-se em seis módulos temáticos que cruzam o tempo com as conjunturas e os acontecimentos que lhes dão razão e sentido evolutivo.

1º Módulo
Apresentação das linhas orientadoras do curso. Síntese sobre a I República – homens, factos, instituições e ideias.

  • 1. Apresentação;
  • 2. Metodologias;
  • 3. I República e Republicanismo – a ideia e os símbolos.

(2.5 horas)


2º Módulo
Implantação da República (1906-1910). Da Ditadura de João Franco ao 5 de Outubro.

  • 1. Evolução do ideário republicano.
  • 2. Difusão do Republicanismo;
  • 3. Da Ditadura de João Franco ao Regicídio;
  • 4. A “Monarquia Nova” e o Congresso de Setúbal;
  • 5. O 5 de Outubro de 1910.

(4,5 horas)


3º Módulo
Do Governo Provisório à constitucionalização do regime (1910-1914). Primeiros sucessos, grandes desilusões: constituintes e acção modernizadora.

  • 1. O Governo Provisório;
  • 2. A Constituinte;
  • 3. A instabilidade política;
  • 4. Dificuldades económicas e agitação social;
  • 5. Educação e cultura.

(4,5 horas)


4º Módulo
Portugal e a I Grande Guerra (1914-1918). Palco internacional da República: guerra, República e colónias.

  • 1. A entrada de Portugal na Guerra;
  • 2. A defesa das Colónias;
  • 3. O “Milagre de Tancos” e a ida para a frente europeia;
  • 4. Os duros anos da Guerra: dúvidas e dificuldades;
  • 5. Do armistício à Conferência de Paz.

(4,5 horas)


5º Módulo
Do Sidonismo ao 28 de Maio – a “Nova República Velha” (1918-1926). Desidonização e “refundação da República”: a reconstitucionalização do regime.

  • 1. O Sidonismo;
  • 2. A refundação falhada da República – “os anos loucos portugueses” (1919-1921);
  • 3. A República conservadora – o “tempo dos bonzos” (1922-1923);
  • 4. A República “esquerdista” – o “tempo dos canhotos” (1924-25);
  • 5. A República moribunda – em busca do “governo extraordinário de competências” (1925-1926).

(4,5 horas)


6º Módulo – A queda da República e a resistência republicana (1926-1931). Debilidade institucional e golpismo político-militar. Ditadura temporária e resistência republicana.

  • 1. Debilidade institucional da República;
  • 2. Golpismo político-militar;
  • 3. O 28 de Maio de 1926;
  • 4. Ditadura Militar – Governo de competências?
  • 5. Resistência republicana – o Reviralho

(4,5 horas)

 

 


III - Metodologia

O curso disponibiliza os conteúdos temáticos, bem como apoio individual e instrumentos de avaliação na modalidade de E-Learning. Cada módulo, subdividido por vários subtemas, apresenta uma síntese de cada um desses subtemas no ecrã principal. Através de palavras-chave, devidamente assinaladas no corpo principal do texto ou imagem, os alunos serão conduzidos para o estudo de um conjunto de matérias correlacionadas e organizadas em função do tema principal. Estas matérias serão apresentadas através de documentos (escritos, iconográficos, mediáticos, etc.), de cronologias, ou de pequenas sínteses.


IV - Público-alvo

O curso destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro. A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e pelo Instituto Camões e é irrevogável.


V - Duração

O curso terá uma duração de seis semanas, a começar no dia 2 de Março de 2010.


VI - Avaliação

No final de cada sub-tema do módulo, será apresentada uma questão de resposta fechada, em regime de auto-avaliação, com a finalidade de promover um estudo profícuo e de informar o formando sobre o grau de consecução dos objectivos propostos.
A avaliação sumativa constará da resposta a cinco questões de desenvolvimento, escolhidas de um lote de dez.



VII - Preço

A frequência do curso implica o pagamento de 100€ (cem euros). O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.



VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2010.

 

 

 

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2009_2010 Mon, 06 Sep 2010 10:54:29 +0000
Meio século de literatura portuguesa: 1880-1930 - FCP , 2009/2010, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/meio-seculo-de-literatura-portuguesa-1880-1930-fcp-1o-edicao-dp5.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/meio-seculo-de-literatura-portuguesa-1880-1930-fcp-1o-edicao-dp5.html


Meio século de literatura portuguesa: 1880-1930
Formação Contínua de Professores - 1.ª Edição

A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, em parceria com o Instituto Camões, promove o lançamento da 1.ª edição do curso à distância dedicado à temática da literatura portuguesa do início do século XX. O curso Meio século de literatura portuguesa: 1880-1930 tem a coordenação científica do Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira, Professor Associado da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra.

 
 

Este curso decorrerá inteiramente à distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Curso de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 1 crédito.

 

Para os efeitos previstos no artigo 5.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

 

Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 300.

 

 

 

 

 


I – Objectivos

 

Dirigido sobretudo a professores do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e professores do Ensino Secundário, bem como estudantes do Ensino Superior, este curso tem como objectivo o estudo e a reflexão sobre a temática da literatura portuguesa, no final do século XIX e início do século XX, em equação com o contexto sócio-político e cívico-cultural.

 

 

 

Pretende-se focar as dinâmicas de grupo que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal ao longo da primeira metade do século XX; identificar as correntes estético-ideológicas e os movimentos literários deste período; caracterizar os novos fenómenos de sociologia literária, como por exemplo o surto de literatura feminina; atender às dimensões e às consequências da interacção com movimentos internacionais, bem como delinear vectores temáticos e formais das sucessivas ou entrecruzadas manifestações de estilos epocais, privilegiando o imaginário, a retórica e a pragmática desses estratos literários.

 

 

 

 

 


II - Conteúdos programáticos

 

1.º Módulo

 

A fortuna de dois legados da Geração de 70: o exemplo de movimento geracional com programa e missão; o potencial interventivo da dissociação do conceito de decadência nacional (declínio da grandeza pátria e atraso pré-moderno) e o modelo europeizante de modernidade científica e sociológica.

 

 

 

2.º Módulo

 

A sobreposição do nacionalismo cultural ao modelo crítico e operativo de Antero de Quental e da Geração de 70. A estratégia de Teófilo Braga para a comemoração dos «Centenários como Síntese afectiva nas sociedades modernas». A exploração retórica de um novo nacionalismo na literatura sob o signo da propaganda republicana. Rituais cívicos e representações literárias em torno do Tricentenário de Camões.

 

 

 

3.º Módulo

 

Nas encruzilhadas do fim de século: a estesia de crise decadentista, a estética da sugestão simbolista e a reacção do tradicionalismo neo-romântico, em especial, do neo-garrettismo.

 

 

 

4.º Módulo

 

Perda de aura do «esteta» e clamor subversivo da «literatura de intuitos» desde o Ultimato ao Regicídio. A "musa da Justiça e da Revolta" e as conexões com o "Livre Pensamento" e o radicalismo libertário.

 

 

 

5.º Módulo

 

Principais alterações do campo literário português no primeiro quartel do século XX. O Neo-Romantismo como dominante e a literatura como questão de cidadania e de nacionalidade protagonizada pelas correntes vitalista, saudosista e lusitanista.

 

 

 

6.º Módulo

 

Decadência, regeneração e emancipação no período de emergência do Neo-Romantismo vitalista. Oscilações no tratamento literário da «Questão nacional». Refracções literárias da «Questão religiosa», da «Questão política» e da «Questão social».

 

 

 

7.º Módulo

 

A cultura anti-positivista da Renascença Portuguesa e a literatura saudosista conduzida por Teixeira de Pascoaes. Sucedâneos progressistas da religiosidade tradicional, profetismo lusíada e compromissos políticos.

 

 

 

8.º Módulo

 

O recurso progressista aos motivos e às figuras tradicionais na literatura de «União Sagrada» em torno da Grande Guerra. A panaceia do «Portugal Maior» no rescaldo da Guerra: a saída africanista, a Cruzada Nun'Álvares e a «Questão sebástica». O surto de literatura feminina.

 

 

 

9.º Módulo

 

Da ascensão da literatura contra-revolucionária na viragem de década ao legitimador arrastamento da literatura tradicionalista no Estado Novo. A cultura revisionista do Integralismo Lusitano, em torno de António Sardinha, e a literatura do “reaportuguesamento de Portugal”, em torno de Afonso Lopes Vieira.

 

 

 

10º Módulo

 

A revolução literária em nome de uma cultura de ruptura em profundidade (contra os paradigmas racionalistas e realistas, positivistas e naturalistas). Erupções e soterramentos da modernidade estética nas primeiras décadas do século XX. Plataforma inconformista dos Modernismos em Portugal. As condições de existência do movimento de "Orpheu" e da sua cultura irónica catalisada pelo génio insuspeitado de Fernando Pessoa.

 

 

 

11.º Módulo

 

O destino meteórico das primeiras Vanguardas em Portugal e o génio intempestivo de Almada Negreiros. Activismo estético, estratégia de provocação e vontade de antecipação artística. Incidências do Futurismo, do Cubismo e do Expressionismo.

 

 

 

12.º Módulo

 

Da tradição de «demopedia» na literatura republicana à cultura crítica de António Sérgio e da "Seara Nova". O valor exemplar da modernidade europeia à contraluz dos voluntarismos da «Alma nacional». Literatura e crítica literária como responsabilidade cívica e pedagogia social.

 

 

 

13.º Módulo

 

Entre a «traição dos clercs» e a «rebelião das massas». As controversas virtudes cívico-culturais do individualismo presencista e a insólita literatura provincial do Segundo Modernismo, em torno de José Régio, Miguel Torga e Vitorino Nemésio.

 

 

 

 

 


III – Metodologia

 

O curso disponibiliza os conteúdos temáticos, bem como apoio individual e instrumentos de avaliação na modalidade de E-Learning.

 

 

 

Cada módulo, subdividido em vários subtemas, apresenta uma síntese no ecrã principal. Através imagens ou palavras-chave, devidamente assinaladas no corpo principal do texto, os alunos serão conduzidos para o estudo de matérias correlacionadas e para o aprofundamento dos temas ministrados. Estas matérias serão apresentadas sob a forma de textos antológicos, sínteses bio-bibliográficas e conceptuais, orientações de leitura e de consulta de bibliografia crítica, entre outros.

 

 

 

 

 

IV - Público-alvo

 


O curso destina-se a professores do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e professores do Ensino Secundário, bem como estudantes do Ensino Superior, residentes em Portugal ou no estrangeiro. A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e pelo Instituto Camões e é irrevogável.

 

 

 

 

 



V - Duração

 


O curso terá uma duração de 9 semanas, a começar no dia 23 de Fevereiro de 2010.

 

 

 

 



VI – Avaliação
 


A avaliação do curso processa-se de duas formas:

 


1. Com intuitos prevalentemente formativos, no final de cada módulo, os alunos deverão responder a cinco questões fechadas. Assim são induzidos a revisitar os módulos e a orientar a sua atenção para os vectores estruturantes do curso, ao mesmo tempo que equacionam e elaboram as suas respostas com os elementos patentes nesses mesmos módulos.

 


2. No final, a avaliação sumativa realiza-se através da apreciação do trabalho realizado pelos alunos que consiste no desenvolvimento de dois dos oito temas apresentados.

 

 

 

 

 



VII - Preço

 


A frequência do curso implica o pagamento de 100€ (cem euros). O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.

 

 

 

 

 



VIII - Processo de candidatura

 


Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2010.

 

 

 

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2009_2010 Mon, 06 Sep 2010 10:52:08 +0000
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - FCP, 2009/2010, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/literaturas-africanas-de-lingua-portuguesa-fcp-2o-edicao-dp7.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/literaturas-africanas-de-lingua-portuguesa-fcp-2o-edicao-dp7.html
LALP Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Formação Contínua de Professores - 2.ª Edição

Coordenação
: Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho
Tutoria: Susete Albino


O Instituto Camões vai lançar o Curso de Formação Literaturas Africanas em Língua Portuguesa em regime de formação a distância, com coordenação do Professora Doutora Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho, Doutorada em Estudos Portugueses, com Agregação em Literaturas Africanas, Docente no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e tutoria de Susete Albino (Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira pela Universidade Nova de Lisboa).

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 75 horas e é creditada com 3 créditos.

Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.


I - Objectivos

1) Reflectir sobre fenómenos epistemológicos contemporâneos na sua adequação aos contextos africanos em apreço.
2) Analisar textos de enquadramento histórico e cultural pertinentes para a compreensão da problemática literária em África.
3) Discutir textos literários seleccionados.
4) Planificar domínios de pesquisa susceptíveis de selecção e tratamento individuais.


II - Conteúdos programáticos

Módulo 1
Epistemologia e Hermenêutica em África
a) Pensadores Africanos.
b) Textos Fundadores do Pensamento Africano Contemporâneo.
c) Filosofia e Cultura na África Lusófona.

Módulo 2
O Imperialismo Europeu, Portugal e a Exploração da Costa Africana
a) Imperialismo e Orientalismo.
b) Abordagem comparada de estratégias expansionistas.
c) Reinos Africanos e Desterritorialização.

Módulo 3
A História Colonial na Literatura
a) Literatura de Viagens.
b) Literatura do Período Colonial.
c) Literatura do Período Pós-colonial.

Módulo 4
Política e Cultura: Vanguardas e Resistência
a) Vanguardas e Legitimidade Ideológica.
b) Valor dos Manifestos na Cultura de Resistência.

Módulo 5
Ficção Etnográfica e Crítica Cultural
a) Etnografia e Literatura.
b) Etnografia e Cultura.
c) Textos Africanos e Escrita.

Módulo 6
Memória e Discussão da Condição Pós-colonial
a) Literaturas Africanas na Actualidade: autoria, autoridade, tópicos, géneros.
b) Literatura e Sociedade.

 

III - Público-alvo

O curso de formação destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*), residentes no estrangeiro ou em Portugal.

Podem também ser admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso, não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua de professores.

A selecção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo susceptível de reapreciação.



IV - Duração do curso

O curso terá uma duração de 75 horas, a começar no dia 23 de Fevereiro de 2010, com interrupção de 29 de Março a 5 de Abril. O trabalho dos formandos pressupõe:

- leitura autónoma de materiais: 20 horas;

- trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos, bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos: 35 horas;

- participação em actividades de tutoria síncrona individual (chat): 8 horas;

- participação em actividades de avaliação (trabalhos e/ou testes por módulo): 12 horas.

 

V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos por turma será de vinte.

VI - Avaliação

O regime de avaliação concretiza-se através da avaliação sumativa e da avaliação contínua.

A avaliação contínua corresponde a 60% da classificação final, sendo encontrada pela atribuição de uma classificação quantitativa de 1 a 10 valores, ponderada entre trabalhos, participação em fóruns, participação em Chats.

A Avaliação sumativa corresponde a 40% da classificação final, sendo encontrada pela atribuição de uma classificação quantitativa de 1 a 10, referente à realização de um Trabalho final.

 

VII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 270 EUR (duzentos e setenta euros). Para os docentes e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.

 

VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2010, impreterivelmente.


* PL2 - No contexto desta publicitação, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2009_2010 Mon, 06 Sep 2010 10:49:36 +0000
Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) - FCP - 2.ª Edição http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/laboratorio-de-escrita-criativa-nivel-introdutorio-fcp-2o-edicao-dp6.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/laboratorio-de-escrita-criativa-nivel-introdutorio-fcp-2o-edicao-dp6.html
LEC
Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório)
Formação Contínua de Professores - 2.ª Edição

Coordenação: Luís Carmelo

O Instituto Camões vai lançar o curso “Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório)” em regime de formação a distância (LEC), com coordenação do Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa.

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas, e é creditado com 2 créditos.

Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300.

Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo 300.


I - Objectivos

São objectivos deste Laboratório:

- Aprofundar de modo muito pragmático as potencialidades oferecidas pela língua portuguesa, complementando assim o trabalho dos leitores que estão no terreno (e que serão os mediadores por excelência deste projecto).

- Optimizar a expressão individual dos formandos, através da indagação experimental e da exploração dos materiais linguísticos, para melhorar as suas competências comunicacionais na língua portuguesa.

- Proporcionar instrumentos teóricos e sobretudo práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética.

- Estimular os formandos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.).


II - Público-alvo

O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2).

Podem também ser admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso, não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua de professores.

A selecção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo susceptível de reapreciação.

III - Duração

O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) terá a duração de 13 semanas, a começar no dia 23 de Fevereiro de 2010, com uma interrupção de 29 de Março a 5 de Abril, prevendo-se um total de 25 horas de trabalho directo e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.

IV - Organização de conteúdos

O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) baseia-se em módulos semanais (um Bloco por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.

Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa são os seguintes:

Módulo 1
Espaço, descrição e quadro. Quadro, inventário e selecção. Exercícios.

Módulo 2
Ponto de vista descritivo. Ponto de vista físico. Exercícios.

Módulo 3
Ponto de vista afectivo. Exercícios.

Módulo 4
Descrição de personagens. Espaços íntimos e espaços de escala. Exercícios.

Módulo 5
Descrição de paisagens e de ambientes. Exercícios.

Módulo 6
Tempo, narração, mito e práticas discursivas. Instâncias narrativas, perspectiva, real e ficção. Técnicas de narração: apresentação, complicação e clímax/
plot.

Módulo 7
Desenlaces: possibilidades e problemas. Exercícios.

Módulo 8
O facto: quem, onde e quando, o quê e como. Exercícios.

Módulo 9
Enredo, tema e drama. Exercícios.

Módulo 10
Variedades narrativas. Exercícios.

Módulo 11
Poiesis romântica e noção de plástica da linguagem. Auto-referencialidade e objecto-mensagem. Exercícios.

Módulo 12
A natureza estética: o caso da metáfora. A poética do quotidiano. Exercícios.

Módulo 13
Práticas poéticas ligadas à imagem. Exercícios.


V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 20 (vinte).

VI - Avaliação

A avaliação baseia-se na articulação entre a avaliação sumativa (balanço de capacidades através de prova) e a avaliação contínua (interiorização das competências suscitadas pelos conteúdos).

A realização de um exercício particular – que terá lugar após o derradeiro Bloco do curso – servirá para aferir o modo como as capacidades de aplicação de ferramentas ligadas à descrição, narração e poética se manifestam em cada formando. Este exercício contribui para definir, numa margem de 40%, a classificação final. A aferição contínua dos desempenhos baseia-se nas competências com que os formandos se confrontam ao longo do curso, contribuindo em 60% para a classificação final.

VII - Preço do curso

A frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). Para os docentes e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50%. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.

VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2010, impreterivelmente.

* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.




Conteúdos:

I - Objectivos
II - Público-alvo
III - Duração
IV - Organização de conteúdos
V - Número de formandos por turma
VI - Avaliação final
VII - Preço do curso
VIII - Processo de candidatura



[O formulário de candidatura não se encontra disponível. O período de candidaturas terminou a 10 de Fevereiro de 2010.]




Outros cursos em 2009-2010



Regulamento de funcionamento da formação à distância
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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2009_2010 Mon, 06 Sep 2010 10:46:44 +0000
MIPL2.0: Materiais Interactivos para Português L2 na web 2.0, 2009-2010, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/mipl20-materiais-interactivos-para-portugues-l2-na-web-20-3o-edicao-35219-dp8.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/mipl20-materiais-interactivos-para-portugues-l2-na-web-20-3o-edicao-35219-dp8.html
MIPL2.0 MIPL2.0: Materiais Interactivos para Português L2 na web 2.0
3.ª Edição

Coordenação: Rui Vaz
Tutoria
:
Adelina Moura

 

O Instituto Camões vai lançar a Oficina de Formação a distância MIPL2.0 (Materiais Interactivos para Português L2* na web 2.0), com tutoria de Adelina Moura, mestre em Educação - Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e doutoranda na Universidade do Minho em Educação - Tecnologias Educativas. A coordenação está a cargo de Rui Vaz, Instituto Camões, mestre em Ciências da Educação - Educação, Comunicação e Linguagem.

 

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditada com 2 créditos.

Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.


I - Objectivos

(i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interactivos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet.

(ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo.

(iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, seleccionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do CVC.


II - Público-alvo

A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


III - Duração

A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 23 de Fevereiro de 2010 (com uma interrupção de 29 de Março a 5 de Abril), prevendo-se um total de 25 horas de trabalho directo e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos. .


IV - Organização e conteúdos

A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:

Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina.

Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação

Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Wordpress, Podomatic, PBWorks, Wikispace, GoogleSites e Zoho)

Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest)

Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Bubble.us, Cmaps Tool)

Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life)

Módulo 6: Avaliação da Oficina


V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 20 (vinte).


VI - Avaliação e certificação

. Avaliação pelos formandos

. Avaliação pelo formador

. Avaliação externa

A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica.



VII - Preço do curso
A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). Para os docentes e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem seleccionados.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2009, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Instituto Camões.


* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.

 

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2009_2010 Mon, 06 Sep 2010 10:43:29 +0000
Português para Estrangeiros, nível 3, 2009/2010, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/portugues-para-estrangeiros-nivel-3-5o-edicao-dp10.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/portugues-para-estrangeiros-nivel-3-5o-edicao-dp10.html
PFFN3 Português para Estrangeiros, nível 3, 5.ª edição
2009-2010, 2.º Semestre
Coordenação: Fernanda Barrocas
Tutoras: Joana Castaño e Lúcia Mascarenhas

O Instituto Camões vai promover o nível 3 do Curso de Português Língua Estrangeira, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Fernanda Barrocas do Gabinete de Apoio Pedagógico do Instituto Camões, com tutoria da Dr.ª Joana Castaño e Dr.ª Lúcia Mascarenhas.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem electrónica disponível no Centro Virtual do Instituto Camões.


I - Finalidade

Tendo em conta que se trata de um curso a distância, pretende-se dar a oportunidade a todos os cidadãos estrangeiros de aprender Português, conhecer Portugal e a sua cultura, atingindo públicos-alvo que de outro modo estariam impossibilitados de o fazer.

É também finalidade deste curso estimular a comunicação entre os diversos participantes, no sentido de proporcionar experiências de interculturalidade.

Espera-se que os alunos, no final do Curso, atinjam o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.


II - Público-alvo

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português e que possuam da língua um conhecimento elementar que se traduz em ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre questões familiares ou de interesse pessoal.


III - Organização e metodologia

O curso estrutura-se em módulos semanais.

Prevê-se que os participantes despendam 8 horas por semana nas diversas actividades do curso:

i) Trabalho autónomo: Leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; execução de tarefas e exercícios vários, incluindo gramaticais, do manual ou de outros colocados na plataforma.

ii) Trabalho com o tutor: 30 minutos por semana de interacção oral com o respectivo tutor; interacção através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspectos do interesse dos participantes


IV - Avaliação

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

1. Realização de trabalhos ou testes para cada módulo que compõem o curso

2. Participação em chats e fóruns

3. Trabalho final que implicará a aquisição de conhecimentos relativos a todos os módulos do curso em interacção com outros conhecimentos já adquiridos.



V - Número de participantes

O número de formandos por turma será de 20 (vinte).


VI - Calendarização

Inscrições: 20 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2010

Selecção de candidatos: 11 a 15 de Fevereiro de 2010

Pagamento da inscrição: até 21 de Fevereiro de 2010

Início do Curso: a partir de 23 de Fevereiro de 2010

D
uração: 4 meses


VII - Propina de inscrição

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos seleccionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.


VIII - Selecção

O Instituto Camões será responsável pela selecção dos candidatos.


IX - Requisitos

Os candidatos deverão possuir:

. Internet

. Um computador multimédia

. Auscultadores e um microfone

. Instalação do programa skype no computador (A instalação é gratuita a partir de www.skype.com)

. O manual Português XXI, nível 3 (livro do aluno, caderno de exercícios e o CD áudio)

Haverá 20% de desconto na compra do referido material à Editora Lidel.

Para mais informações, consulte, por favor, depinternacional@lidel.pt

Os contactos com a editora deverão ser feitos pelos participantes.


X - Certificação

Os participantes deste curso que desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (SCAPLE) para obtenção do Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE).

Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm


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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2009_2010 Mon, 06 Sep 2010 10:37:33 +0000
Portuguese for Foreigners, level 2, 2009/2010, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/portuguese-for-foreigners-level-2-6th-edition-dp9.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/portuguese-for-foreigners-level-2-6th-edition-dp9.html
PFFN2 Portuguese for Foreigners, level 2, 6th edition
2009-2010, 2nd Semester
Coordinator: Fernanda Barrocas
Tutors: Joana Castaño and Lúcia Mascarenhas

The Institute Camões is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 2. This course is coordinated by Fernanda Barrocas, Instituto Camões. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see 6. below).


1 - Objectives

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning, it is expected that those taking part in it will achieve the B1 level.

2 - Participants

The course is aimed at those who want to further their knowledge of the Portuguese language. It is expected that participants can: understand sentences and frequently used expressions related to areas of most immediate relevance (e.g. very basic personal and family information, shopping, local geography, employment); can communicate in simple and routine tasks requiring a simple and direct exchange of information on familiar and routine matters; can describe in simple terms aspects of his/her background, immediate environment and matters in areas of immediate need.

3 - Number of participants

20.

4 - Duration

The course will last for four months, beginning February 23. 2010.

5 - Details

The online course is structured around weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:
- Reading and listening to material related to a certain unit;
- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.

2. Work with the tutor:
- Participation in chats;
- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;
- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.

Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

6 - Requirements

Candidates must have:
- broadband Internet;
- a multimedia computer;
- headphones and a microphone or a headset;
- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);
- Português XXI, level 2, Student Book (textbook);
- the respective exercise book and audio CD;
- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.

Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at depinternacional@lidel.pt. The Instituto Camões itself will not establish these contacts.

7- Fee

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.

8 - Selection

The Instituto Camões will be fully responsible for the selection of the candidates.

9 - Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm

10 - Application

Candidates must fill in an application form until February 10. 2010.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2009_2010 Mon, 06 Sep 2010 10:36:23 +0000
Portuguese for Foreigners, level 1, 2009/2010, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/portuguese-for-foreigners-level-1-7th-edition-dp9.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/portuguese-for-foreigners-level-1-7th-edition-dp9.html
PFFN1

Portuguese for Foreigners, level 1, 7th edition
2009-2010, 2nd Semester
Coordinator: Fernanda Barrocas
Tutors: Joana Castaño and Lúcia Mascarenhas

The Institute Camões is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 1. This course is coordinated by Fernanda Barrocas, Instituto Camões. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see 6. below).

1 - Objectives

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning, it is expected that those taking part in it will achieve the A2 level.

2 - Participants

The course is aimed at those who want to learn Portuguese and have no prior knowledge of this language.

3 - Number of participants

20.

4 - Duration

The course will last for four months, beginning February 23. 2010.

5 - Details

The online course is structured around weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:
- Reading and listening to material related to a certain unit;
- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.

2. Work with the tutor:
- Participation in chats;
- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;
- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.

Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs.
English will be used initially as communication language.


 

6 - Requirements

Candidates must have:
- broadband Internet;
- a multimedia computer;
- headphones and a microphone or a headset;
- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);
- Português XXI, level 1, Student Book (textbook);
- the respective exercise book and audio CD;
- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.

Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at depinternacional@lidel.pt. The Instituto Camões itself will not establish these contacts.

7- Fee

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.

8 - Selection

The Instituto Camões will be fully responsible for the selection of the candidates.

9 - Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm

10 - Application

Candidates must fill in an application form until February 10. 2010.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2009_2010 Mon, 06 Sep 2010 10:34:37 +0000
Patrimónios de Influência Portuguesa, 2009/2010, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/patrimonios-de-influencia-portuguesa-1o-edicao-dp17.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/patrimonios-de-influencia-portuguesa-1o-edicao-dp17.html

Patrimónios de Influência Portuguesa, 1.ª edição

Coordenação: Margarida Calafate Ribeiro e Walter Rossa, com a participação de António Sousa Ribeiro, Paulo Peixoto e Renata Araújo

 


I - Apresentação

Este curso oferece uma reflexão sobre patrimónios de influência portuguesa. Patrimónios que se entendem como construção, herança e pertença no plural e em sentido lato — formas e narrativas; e influência — que se deve ler nos mais diversos âmbitos e patamares da interculturalidade: formal e informal, administrativa ou espiritual, comercial ou migracional, colonial e pós-colonial, etc.

 

Nestes sentidos, o curso reflectirá sobre patrimónios a partir de âmbitos tão diversos quanto a arquitectura, as artes, a literatura, a história, a teoria da cultura em enumeração alfabética que não pretende ser exaustiva, assumindo a cidade como palco privilegiado, enquanto síntese civilizacional de todo esse universo cultural.

O conhecimento a produzir entenderá património não apenas enquanto matéria histórica, mas também enquanto matéria disponível para usufruto e debate cultural, social, económico e político do presente e do futuro. E entenderá património de influência portuguesa não apenas enquanto o conjunto de formas e narrativas que, ao longo dos séculos, resultou da presença de portugueses em várias partes do mundo, mas também enquanto o conjunto de resultados dos diversos modos de interacção dessas formas e narrativas com aquelas que existiam e existem nesses lugares.

 


II - Objectivos

Analisar os processos e os espaços de penetração, colonização e pós-colonialismo nos espaços de presença portuguesa ou de língua portuguesa.

 

Analisar espaços culturais como espaços híbridos de gestação e de construção histórica, política e cultural.

 

Produzir conhecimento especializado sobre os patrimónios arquitectónicos, linguísticos, artísticos e literários de influência portuguesa.

 

Analisar criticamente a literatura relativa à história da arte e da arquitectura coloniais portuguesas e aos discursos tecidos à volta do património artístico e arquitectónico portugueses pela religião, a política, a intervenção cultural.

 



III - Conteúdos programáticos


Módulo 0

 

Patrimónios | Margarida Calafate Ribeiro e Walter Rossa

Apresentação do curso pelos coordenadores, seguido de alguns especialistas e pessoas de várias áreas a definir Património, em pequenos depoimentos gravados.

 


Módulo 1

Teorias e conceitos | António Sousa Ribeiro

 

Este módulo tem por objectivo proporcionar um contacto com perspectivas teóricas relevantes para as várias áreas de investigação abrangidas pelo curso. Dar-se-á particular realce a uma reflexão sobre teorias da cultura, partindo de conceitos como linguagem, identidade, nação, globalização, interculturalidade, diáspora, memória, tradução, no quadro de uma introdução às teorias pós-coloniais.

 


Módulo 2

Património: doutrinas, conceitos e processos de patrimonialização | Paulo Peixoto

 

O programa da unidade curricular incide sobre as problemáticas inerentes aos processos de patrimonialização. Nessa medida, o programa estrutura-se em 3 eixos: análise da génese das filosofias e categorias patrimoniais; evolução da noção de património e das políticas de patrimonialização; desafios actuais que envolvem o património.


Módulos 3 e 4

Processos e formas da expansão colonial portuguesa I e II

Walter Rossa | Renata Araújo

 

A situação de um Portugal fora do que é o seu território natural foi iniciada no segundo quartel do século XV e só teve fim em 1999. Esse processo de mais de ½ milénio não poderia ter sido contínuo e uniforme, não poderia ter seguido modelos ou padrões, pois as suas dinâmicas (da exploração à colonização), a variedade dos espaços e distâncias e as múltiplas conjuras e conjunturas o impediram.

Evitando o guião de uma história da expansão, este seminário visará a interpretação informada das matrizes espaciais na evolução dessa expansão e o conhecimento global das características dos diversos contextos geográficos em questão, no que o papel do ordenamento do território, do urbanismo e da arquitectura são determinantes, em especial quando indagamos vestígios patrimoniais desa realidade.
A divisão entre módulos sera operada essencailmente através das diferenças existentes entre o 1º e o 2º Império.


Módulos 5 e 6

Patrimónios da palavra: narrativas, discursos e literatura em Língua Portuguesa I e II

Margarida Calafate Ribeiro

 

Em 1539, João de Barros, o cronista da fundação do império português, escrevia como justificação da sua Gramática que as armas e os padrões que Portugal disseminou por todos os continentes eram coisas materiais que o tempo trataria, mas que a língua portuguesa ficaria como testemunho do encontro. Estes módulos visam analisar algumas fontes escritas em língua portuguesa relativas aos espaços que Portugal tocou. Terá como espaço conceptual central o conceito de cidade como texto (Lévi-Strauss) ou, palimpesto de textos, e procurará olhar a cidade como espaço de fundação da ocupação; como espaço colonial; como espaço de resistência e como forjador da nova nação.

 

 


IV - Público-alvo

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro.

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação.

A selecção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões.

 


V - Duração do curso

O curso terá uma duração de quatro meses, a começar no dia 23 de Fevereiro de 2010, com interrupção de 29 de Março a 5 de Abril (Páscoa), prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui actividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes. susceptível de reapreciação.

 



VI - Número de formandos por turma

O número de formandos por turma será de vinte.

 


VII - Creditação e avaliação final

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos 6 (seis) créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

Leitura autónoma de materiais 60 horas;

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos, bem como: participação assíncrona em fora lançados para cada um dos referidos módulos 80 horas;

participação em actividades de tutoria síncrona individual (chat) 10 horas;

participação em actividades de avaliação (trabalhos e/ou testes), 18 horas.

 

 


VIII - Processo de avaliação

A avaliação dos formandos será feita com base em:

a. Trabalho sucinto por módulos (num total de quatro);

b. Participação em chats e fora;

c. Um trabalho final, que implicará a aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos.

Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída.

 

Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso.

 

 


IX - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). Para os docentes e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


X - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2010, impreterivelmente.

 

 



XI - Coordenadores

 

Walter Rossa, Arquitecto (Universidade Técnica de Lisboa, 1985), Mestre em História da Arte (Universidade Nova de Lisboa, 1991) e Doutor em Arquitectura (Universidade de Coimbra, 2001). Docente do Departamento de Arquitectura e investigador do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. A par com actividade de arquitectura e urbanismo, tem-se dedicado à investigação em Teoria e História do Urbanismo, em especial nos domínios da urbanística, da cultura do território e do património do universo português. Tem publicados diversos, trabalhos de que aqui se apresentam como exemplos o livro Cidades Indo-Portuguesas — contribuição para o estudo do urbanismo português no Hindustão Ocidental (1997) e a colectânea A urbe e o traço: uma década de estudos sobre o urbanismo português (2002). Foi o principal impulsionador do projecto A Cidade como Civilização: Universo Urbanístico Português 1415-1822, levado a cabo pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses entre 1996 e 2002. No momento está a ultimar a coordenação do volume sobre a Ásia da obra Património de Origem Portuguesa no Mundo, dirigida por José Mattoso e produzida pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Margarida Calafate Ribeiro é investigadora no Centro de Estudos Sociais e docente nos programas de doutoramento “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” e “Democracia no Século XXI”, da Universidade de Coimbra; responsável pela cátedra Eduardo Lourenço, Universidade de Bolonha; Visiting Researcher Associate do King’s College, Universidade de Londres, onde obteve o seu doutoramento em 2001. Publicou dois livros de autor Uma História de Regressos: Império, Guerra Colonial e Pós-Colonialismo (2004); África no Feminino: as mulheres portuguesas e a Guerra Colonial (2007); organizou Fantasmas e Fantasias Imperiais no Imaginário Português Contemporâneo (com Ana Paula Ferreira) (2003); Lendo Angola (com Laura Cavalcante Padilha) (2008); Moçambique: das palavras escritas (com Maria Paula Meneses) (2008), Atlantico Periferico -Il Postcolonialismo Portoghese e Il Sistema Mondiale (com Roberto Vecchi, Vincenzo Russo) (2008) e tem publicado em revistas e livros especializados. Com Roberto Vecchi, realizou e coordena cientificamente o curso de e-learning “Estudos Pós-Coloniais: Atlânticos do Sul”, actualmente na sua 2 edição na plataforma do Instituto Camões.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2009_2010 Mon, 06 Sep 2010 10:32:37 +0000
Intercompreensão linguística - Português, Espanhol e Francês, 2009/2010, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/intercompreensao-linguistica-portugues-espanhol-e-frances-3o-edicao-dp12.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2009-2010/intercompreensao-linguistica-portugues-espanhol-e-frances-3o-edicao-dp12.html

Intercompreensão linguística - Português, Espanhol e Francês, 3.ª edição
Coordenação: Maria Antónia Mota

O Instituto Camões vai lançar a 3ª edição do Curso de formação a distância Intercompreensão linguística – Português, Espanhol e Francês.

Este Curso tem como objectivo primeiro promover o multilinguismo dos cidadãos da Europa e de outras partes do mundo, utilizando para tal um método que se baseia na comparação entre línguas tipologicamente aparentadas: o português, o espanhol e o francês.

Visa-se concretamente o desenvolvimento da capacidade de compreensão leitora de duas línguas em simultâneo (as línguas de trabalho), de entre as três acima referidas. O tipo de trabalho a desenvolver pressupõe que os formandos tenham, idealmente, um conhecimento bom ou muito bom de uma das línguas propostas, aquela que não seleccionarão como língua de trabalho (ver o terceiro parágrafo do ponto II). Os conhecimentos nessa língua permitir-lhes-ão resolver grande parte das dificuldades encontradas nas novas línguas.

O Curso é coordenado cientificamente pela Profª Doutora Maria Antónia Mota, (professora associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e docente-investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa), com tutoria da Doutora Marie Nicole Lacoye, do Dr. Léon Acosta (docente de espanhol da FLUL; doutoramento em curso) e da Dr.ª Antónia Estrela (docente da Escola Superior de Educação de Lisboa, Dep. de Língua Portuguesa; doutoramento em curso).

O Curso será ministrado a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões.


I - Objectivos

Proporcionando uma abordagem alternativa à aprendizagem das quatro competências linguísticas clássicas, este método visa mobilizar não só a capacidade de reflexão sobre as línguas, em geral ─ levando os participantes a tirar conclusões sobre o que aproxima/diferencia as gramáticas e os usos das três línguas ─, como as estratégias metacognitivas adequadas à resolução dos problemas linguísticos encontrados.

Experiências anteriores, como é o caso do método europeu EuRom4-LINGUA, em que membros da equipa que concebeu o presente Curso participaram, mostram que, com um enquadramento como o proposto, a progressão na aquisição da competência de compreensão leitora é muito rápida.

 

O método pressupõe que os participantes dominem uma das línguas propostas (espanhol ou francês ou português como língua materna ou como língua segunda ou estrangeira ─ neste último caso, possuindo o nível B1 do QERL, pelo menos), de modo a facilitar a aprendizagem das duas restantes.




II - Conteúdos programáticos

O Curso integra 15 módulos em formato hipermédia.

Em cada módulo, o ponto de partida é um conjunto de três textos da imprensa on-line. Desses textos, são seleccionados fragmentos para análise.

O ponto de chegada é uma tradução dos fragmentos trabalhados, na língua que o formando já domina, das três incluídas neste Curso. Caso o conhecimento desta língua não seja suficientemente bom para que o formando possa utilizá-la como língua de tradução, aceita-se que seja utilizado o inglês.

Visando facilitar a compreensão das especificidades de cada língua e, simultaneamente, fazer notar o que entre elas há em comum, fornece-se informação relevante, de tipo variado. O esquema básico de cada módulo o seguinte:

  • um texto por língua, ou seja 3 textos por módulo sobre assuntos conhecidos por indivíduos de nível cultural médio; no total, propõem-se 5 textos descritivos/explicativos, 5 textos narrativos e 5 textos argumentativos por língua, numa progressão adequada aos objectivos do Curso;

· relativamente a cada texto, são disponibilizados:
- um léxico trilingue, tendo em conta o significado dos itens em contexto;
- um questionário para controlo da compreensão global do texto;
- links
para outros textos e páginas web sobre temas aparentados com o tema de cada texto estudado no módulo;
- chamadas de atenção para a estrutura textual, para elementos reveladores do ponto de vista do autor, para o género textual e características linguísticas a ele associadas, para questões gramaticais presentes no excerto do texto em estudo e consideradas particularmente relevantes, entre outros;
- breves sínteses de tópicos gramaticais e exercícios de controlo da compreensão dos mesmos;

- links para descrições mais desenvolvidas, também elaboradas para o efeito pela equipa, comparando as três línguas;

- espaço para que o formando proponha a sua tradução do excerto do texto em estudo, a qual revelará o grau de compreensão do mesmo atingido pelo formando.

Embora haja um acompanhamento tutorial semanal, pressupõe-se que os participantes trabalhem com autonomia; o papel do tutor será discreto: confirmará/infirmará as soluções encontradas pelos formandos para a tradução do excerto de texto proposto e fará os necessários comentários.

III - Público-alvo

O Curso destina-se, em primeiro lugar, a estudantes de nível médio e superior que pretendam apenas ler nas línguas‑alvo, num primeiro momento, podendo embora formandos com outros perfis serem também seleccionados.

A selecção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões, não sendo susceptível de reapreciação.


IV - Duração e funcionamento do curso

O Curso terá uma duração de 8 semanas, a começar no dia 22 de Fevereiro de 2010, (um módulo “Quebrar o gelo”, dois módulos por semana, nas 6 primeiras, e um módulo na última semana), prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos.

Como referido em I, cada formando apenas trabalhará dois dos três textos propostos em cada módulo, os correspondentes às línguas de trabalho escolhidas. Após a aceitação da candidatura pelo Instituto Camões, os formandos receberão um formulário em que deverão indicar quais essas línguas e qual a língua utilizada para a elaboração das traduções.

O funcionamento do Curso é o seguinte:

1. Abrem, por semana, 2 Unidades por língua (uma à 2ª feira e outra à 5ª feira).

2. Numa Unidade, as fases de trabalho que precedem a Tradução, ou seja a Fase de pré-leitura, a Fase 1 e a Fase 2, são fases de aprendizagem e formação pelo que podem ser introduzidas alterações a exercícios já feitos, no decurso do trabalho sobre a Unidade.

3. O acesso à Tradução (Fase 3) de cada Unidade só deve ser feito quando o trabalho prévio referido em 2. estiver concluído e os resultados correctos atinjam os 90%, pelo menos. O cumprimento deste procedimento será controlado pelos tutores.

4.Cada uma das Unidades é fechada 15 dias depois da sua abertura. A partir daí, a Unidade fica acessível apenas para consulta. Eventuais alterações introduzidas nas Fases de Pré-leitura, 1 e 2 das Unidades já encerradas não serão contabilizadas na avaliação do trabalho do formando.

5. Data do fecho do Curso: 2 semanas após o lançamento da última Unidade.

6. Data do exame: 14, 15 e 16 de Maio (sexta, sábado e domingo até às 24h).

7. Publicação das notas finais: as notas serão publicadas no prazo máximo de 2 semanas após terminado o prazo dado para realização do exame.

8. O Curso fica indisponível a partir do dia da publicação das notas finais.

 


V - Número de formandos por turma

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos seis créditos (ECTS) aos formandos que obtiverem aprovação neste Curso, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

1. As traduções previstas nas Unidades e enviadas aos tutores correspondem a 35% da avaliação final.

2. O trabalho prévio nas Fases 1 e 2 corresponde a 10% da classificação final.

3. O exame corresponde a 55% da avaliação final.

2.1 Dos 100% do exame: aos exercícios correspondem 40% e à tradução, 60%.

3. A nota final do Curso corresponde à média da avaliação final nas duas línguas de trabalho, à qual correspondem 6 ECTS.

 

 



VII - Preço do curso

A frequência do Curso implica o pagamento de 320 € (trezentos e vinte euros). Para os docentes e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste Curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2010, impreterivelmente.

 

 

 

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2009_2010 Mon, 06 Sep 2010 10:30:50 +0000