A Novíssima Poesia Portuguesa e a Experiência Estética Contemporânea Formação Contínua de Professores - 1.ª Edição
Coordenação: Luís Carmelo
O Instituto Camões vai lançar o curso de formação «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea», com coordenação do Prof. Doutor Luís Carmelo , doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Teoria da Cultura e de Semiótica na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa.
Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 50 horas e é creditada com 2 créditos.
Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300.
Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo 300.
I - Objectivos
São objectivos deste curso:
- Aprofundar de modo muito condensado alguns dos problemas fundamentais que se colocam à compreensão do mundo contemporâneo (a falência dos códigos totalizantes, o impacto das hipertecnologias, as meta-ocorrências, a habitabilidade do presente, etc.);
- Actualizar documentadamente a emergência de uma nova geração poética portuguesa que, pelo seu vitalismo, pendor realista, ligação ao quotidiano e afastamento de contraculturas e vanguardas, reflecte uma interessante marca de contemporaneidade.
- Proporcionar instrumentos teórico-práticos de análise interdisciplinar, nomeadamente nas áreas da teoria da cultura, da literatura, da filosofia comunicacional e de diversas expressões artísticas contemporâneas (plástica, corpo e ciberarte).
- Estimular os alunos para o campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza singularmente literária.
II - Público-alvo
O curso de formação destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*), residentes no estrangeiro ou em Portugal. A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.
III - Duração do curso
O curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea» terá a duração de 13 semanas, a começar no dia 3 de Novembro de 2009, prevendo-se um total de 50 horas de trabalho por parte dos formandos. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas electrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.
IV - Organização e conteúdos
O curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea» baseia-se em módulos semanais (um «Bloco» por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.
São os seguintes os Módulos que enquadrarão o curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea»:
Módulo 1: O «Regresso ao presente» e a novíssima poesia portuguesa.
Módulo 2: A poesia portuguesa depois da década de oitenta do séc. XX.
Módulo 3: Características da literatura portuguesa contemporânea: romance e poesia.
Módulo 4: O «Microrrealismo» da poesia contemporânea.
Módulo 5: O «Vitalismo» poético da actual poesia portuguesa.
Módulo 6: O «Revivalismo» e a paródia na poesia portuguesa contemporânea.
Módulo 7: Tendências actuais da expressão plástica.
Módulo 8: A poesia portuguesa e a expressão plástica contemporânea.
Módulo 9: As viragens do final do século XX para início do séc. XXI: a arte e a poesia.
Módulo 10: Artes do corpo: inscrições e reflexões contemporâneas.
Módulo 11: O corpo e a nova poesia portuguesa.
Módulo 12: A emergência da cibercultura e a arte contemporânea.
Módulo 13: A ciberpoesia e as práticas hipertextuais contemporâneas.
V - Número de formandos
O número máximo de formandos será de 20 (vinte).
VI - Avaliação
A avaliação baseia-se na articulação entre a avaliação sumativa (balanço de capacidades) e a avaliação contínua (interiorização de competências). A parte sumativa da avaliação representa 60% da nota final. A avaliação contínua é, por sua vez, levada a cabo através de uma aferição contínua dos desempenhos, correspondendo a 40% da classificação final.
VII - Preço do curso
A frequência do curso «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea» implica o pagamento de 250 € (duzentos e cinquenta euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50%. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.
VIII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência do curso a distância «A novíssima poesia portuguesa e a experiência estética contemporânea» deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 19 de Outubro de 2009, impreterivelmente.
|