O Instituto Camões vai lançar a 2.ª edição do curso de divulgação à distância, promovido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, na sequência de um protocolo de cooperação assinado a 22 de Janeiro de 2009. O curso I República e Republicanismo tem a coordenação científica da Professora Doutora Maria Cândida Proença, doutorada em História Cultural e das Mentalidades (Séculos XIX e XX) e do Professor Doutor Luís Farinha, doutorado em História Política e Institucional Contemporânea, investigadores do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Este curso decorrerá inteiramente à distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Curso de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 1 crédito.
Para os efeitos previstos no artigo 5.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400.
I - Objectivos
Esta acção pretende levar os formandos a actualizar os seus conhecimentos, sabendo formular juízos fundamentados e críticos sobre a matéria em questão, bem como a aquisição de competências específicas no contexto dos conteúdos indicados.
II - Conteúdos programáticos
O curso organiza-se em seis módulos temáticos que cruzam o tempo com as conjunturas e os acontecimentos que lhes dão razão e sentido evolutivo.
1º Módulo Apresentação das linhas orientadoras do curso. Síntese sobre a I República – homens, factos, instituições e ideias.
- 1. Apresentação;
- 2. Metodologias;
- 3. I República e Republicanismo – a ideia e os símbolos.
(2.5 horas)
2º Módulo Implantação da República (1906-1910). Da Ditadura de João Franco ao 5 de Outubro.
- 1. Evolução do ideário republicano.
- 2. Difusão do Republicanismo;
- 3. Da Ditadura de João Franco ao Regicídio;
- 4. A “Monarquia Nova” e o Congresso de Setúbal;
- 5. O 5 de Outubro de 1910.
(4,5 horas)
3º Módulo Do Governo Provisório à constitucionalização do regime (1910-1914). Primeiros sucessos, grandes desilusões: constituintes e acção modernizadora.
- 1. O Governo Provisório;
- 2. A Constituinte;
- 3. A instabilidade política;
- 4. Dificuldades económicas e agitação social;
- 5. Educação e cultura.
(4,5 horas)
4º Módulo Portugal e a I Grande Guerra (1914-1918). Palco internacional da República: guerra, República e colónias.
- 1. A entrada de Portugal na Guerra;
- 2. A defesa das Colónias;
- 3. O “Milagre de Tancos” e a ida para a frente europeia;
- 4. Os duros anos da Guerra: dúvidas e dificuldades;
- 5. Do armistício à Conferência de Paz.
(4,5 horas)
5º Módulo Do Sidonismo ao 28 de Maio – a “Nova República Velha” (1918-1926). Desidonização e “refundação da República”: a reconstitucionalização do regime.
- 1. O Sidonismo;
- 2. A refundação falhada da República – “os anos loucos portugueses” (1919-1921);
- 3. A República conservadora – o “tempo dos bonzos” (1922-1923);
- 4. A República “esquerdista” – o “tempo dos canhotos” (1924-25);
- 5. A República moribunda – em busca do “governo extraordinário de competências” (1925-1926).
(4,5 horas)
6º Módulo – A queda da República e a resistência republicana (1926-1931). Debilidade institucional e golpismo político-militar. Ditadura temporária e resistência republicana.
- 1. Debilidade institucional da República;
- 2. Golpismo político-militar;
- 3. O 28 de Maio de 1926;
- 4. Ditadura Militar – Governo de competências?
- 5. Resistência republicana – o Reviralho
(4,5 horas)
III - Metodologia
O curso disponibiliza os conteúdos temáticos, bem como apoio individual e instrumentos de avaliação na modalidade de E-Learning. Cada módulo, subdividido por vários subtemas, apresenta uma síntese de cada um desses subtemas no ecrã principal. Através de palavras-chave, devidamente assinaladas no corpo principal do texto ou imagem, os alunos serão conduzidos para o estudo de um conjunto de matérias correlacionadas e organizadas em função do tema principal. Estas matérias serão apresentadas através de documentos (escritos, iconográficos, mediáticos, etc.), de cronologias, ou de pequenas sínteses.
IV - Público-alvo
O curso destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro. A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e pelo Instituto Camões e é irrevogável.
V - Duração
O curso terá uma duração de seis semanas, a começar no dia 3 de Novembro de 2009.
VI - Avaliação
No final de cada sub-tema do módulo, será apresentada uma questão de resposta fechada, em regime de auto-avaliação, com a finalidade de promover um estudo profícuo e de informar o formando sobre o grau de consecução dos objectivos propostos. A avaliação sumativa constará da resposta a cinco questões de desenvolvimento, escolhidas de um lote de dez.
VII - Preço
A frequência do curso implica o pagamento de 100€ (cem euros). O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.
VIII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 19 de Outubro de 2009.
|