Aprender a brincar http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011-dp5.html Sun, 10 Nov 2024 07:49:24 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-pt naoresponder.plataforma.cvc@fbapps.pt (Centro Virtual Camões) Pragmática Linguística e Ensino do Português, 2010-2011, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/pragmatica-linguistica-e-ensino-do-portugues-1o-edicao-dp21.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/pragmatica-linguistica-e-ensino-do-portugues-1o-edicao-dp21.html
 Pragmática Linguística e Ensino do Português: A Comunicação Oral e Escrita
 
 

REGISTO DE ACREDITAÇÃO: CCPFC/ACC‐61889/10
MODALIDADE: e‐Learning
ECTS / HORAS: 2ECTS / 52 Horas
SEMESTRE / ANO LECTIVO: 2º Semestre ‐ Ano Letivo 2010‐2011
COORDENAÇÃO E TUTORIA: Carla Almeida
DATA DE INÍCIO: 15/03/2011
CANDIDATURAS: 14/02/2011 a 06/03/2011
CREDITAÇÃO: 2 ECTS
CUSTO: 120€ (No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., o custo é de 100€, sendo o restante suportado pelo IC, I.P.)

Este curso é realizado em colaboração com a Universidade Aberta.



SINOPSE:
Na base desta ação está a análise interativa da organização e do funcionamento dos discursos, refletindo e aprofundando conteúdos relacionados com o funcionamento da Língua e integrando as atividades formativas no quadro dos Novos Programas de Português para o Ensino Básico, em particular para o 2.º e 3.º ciclos.

Tendo por base as articulações entre Semântica e Pragmática e os conceitos desenvolvidos na interface entre estas duas áreas do saber linguístico, teremos como objetivo a análise metacognitiva da comunicação oral e escrita. Tratar-se-á de uma reflexão, crítica e fundamentada, sobre o funcionamento da pluralidade de textos orais e escritos, interligando os vários domínios do ensino e aprendizagem da aula de Língua Portuguesa: o ouvir, o falar, o ler e o escrever.

Por outro lado, este desenvolvimento de competências comunicativas enquadra-se também no âmbito da atuação dos Professores de Português no Estrangeiro que, considerando os princípios do Quadro de Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro (QuaREPE) e do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), promove o estudo das convenções sociais e das estratégias comunicativas que as sequências de atos de discurso em interação configuram. A perspetiva aberta pela Pragmática Linguística permite centrar o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na promoção do estudo das relações entre a linguagem verbal e os seus contextos de uso (contextos sócio-culturais; contextos interativos e interlocutivos), destacando-se a análise do uso dos códigos sócio-comunicativos através do estudo das estratégias discursivas que os falantes da Língua Portuguesa desenvolvem e através da análise intercultural das rotinas verbais que ocorrem nas sequências de abertura e de fecho das interações, como os modos de saudar e de despedir, as formas de tratamento (deixis social) e as formas de delicadeza.


DESTINATÁRIOS:
Professores de Português dos seguintes grupos de recrutamento:
Português e Estudos Sociais/História - 200
Português e Francês - 210
Português e Inglês - 220
Português - 300
Ensino do Português no Estrangeiro


OBJETIVOS:

- Conhecer e aprofundar diferentes conceitos que se inscrevem no âmbito da Pragmática Linguística no quadro da análise do funcionamento da língua dos Novos Programas de Português, contribuindo para o desenvolvimento de competências metacognitivas de reflexão e análise crítica.

- O Desenvolvimento de competências metalinguísticas de análise dos discursos em contextos diversificados permitirá

(i) distinguir competência linguística de competência de comunicação;

(ii) aplicar métodos de análise linguística e de conceitos gerais da Pragmática Linguística a diferentes tipos de texto;

(iii) distinguir as noções de sentido, de significado e de referente;

(iv) analisar os valores ilocutórios dos atos de discurso e relacionar estes valores com o cálculo das implicaturas conversacionais;

(v) compreender as noções de competência de comunicação, ato ilocutório, implicatura, sequências de atos de discurso, coerência pragmático-funcional do discurso, conhecimento enciclopédico e relacionar estas noções na análise dos discursos em contexto didático;

(vi) analisar textos escritos e discursos orais à luz dos conceitos da Pragmática Linguística aplicados ao ensino da língua portuguesa;

(vii) verificar de que modo se constrói a coerência discursiva dos textos escritos e dos discursos orais, tendo em conta as diferentes situações de comunicação em que se inserem.

- Procurar-se-á nesta ação dotar os formandos de um referencial teórico e prático indispensável à  compreensão da linguagem em funcionamento nos diferentes contextos de uso através do desenvolvimento de atividades de análise de situações comunicativas diversificadas que permitam aos formandos dispor de um quadro teórico explicativo da organização e funcionamentos dos discursos, tendo em consideração a comunicação oral e escrita.

Nesta ação espera-se, assim, que os formandos construam uma linha de investigação crítica e inovadora através da promoção da capacidade de pesquisa e tratamento de dados empíricos relevantes, elaborando uma pesquisa fundamentada no quadro teórico da Pragmática Linguística e dos novos Programas de Português.


CONTEÚDOS DA AÇÃO:

Esta ação incidirá sobre as seguintes temáticas:

I. Pragmática Linguística - conceitos centrais

(i) competência de comunicação;

(ii) distinção entre Frase/Enunciado e Texto/Discurso;

(iii) articulações entre Semântica e Pragmática;

(iv) o significado e o sentido;

(v) coerência do texto;

(vi) construção do “conhecimento compartilhado” e da competência enciclopédica;

(vii) a dimensão acional da linguagem: análise da teoria dos atos de discurso e do valor ilocutório dos atos.

II. A comunicação oral e escrita à luz da análise das sequências de atos ilocutórios em textos/discursos

(i) sequências de atos ilocutórios e organização estrutural do discurso: os atos ilocutórios de oferta, convite e proposta em interações verbais orais e em textos escritos diversificados;

(ii) o domínio do implícito - as implicaturas conversacionais na base do cálculo do valor indireto dos atos de discurso;

(iii) as implicaturas convencionais;

(iv) rotinas verbais e convenções de uso;

(v) usos e escolhas de formas de tratamento.

Estão previstas 21 horas para a temática I e 31h para a temática II (esta última envolve ainda realização do portfolio).



METODOLOGIA DE TRABALHO:

As atividades letivas desenrolar-se-ão exclusivamente em ambiente online (na plataforma Moodle).

Todas as atividades de formação serão feitas em regime online, na modalidade de classe virtual, valorizando-se as formas de comunicação assíncronas de acordo com o Modelo Pedagógico em vigor na Universidade Aberta que tem por base a dinamização de uma aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de trabalho autónomo.

As atividades terão uma componente de trabalho autónomo, de leitura dos textos fornecidos online e uma componente de aprendizagem colaborativa, valorizando-se o fórum de discussão, na modalidade assíncrona que permitirá a interação formando-formador e a interação formando-formando.

Tendo como objetivo a análise metacognitiva da comunicação oral e escrita, visando o conhecimento explícito da língua, teremos em conta Atividades Formativas que permitam a análise conjunta, formando-formador, formando-formando, de materiais de aprendizagem constituídos por diferentes textos com organizações sequenciais e valores ilocutórios diversos, procurando proceder à simulação de diferentes atividades de ensino e aprendizagem que possibilitem a aplicação dos conceitos estudados na Pragmática Linguística, integrando a metalinguagem no seio do exercício da análise empírica de textos/discursos em suporte oral, escrito e multimédia.

Tratar-se-á de uma reflexão conjunta, crítica e fundamentada em leituras da área específica da Pragmática Linguística, da pluralidade de textos/discursos orais e escritos no quotidiano.

Forneceremos materiais escritos online fundamentais para a reflexão e materiais empíricos que permitam a aplicação dos conteúdos analisados nos primeiros e teremos ainda por base referências bibliográficas fundamentais da área do estudo e de ensino da língua portuguesa que os formandos conhecem e utilizam na sua prática pedagógica.

As atividades previstas desenvolvem-se em fases:

no início de cada tema, o formador indicará a bibliografia a ser estudada pelos formandos, fornecendo não só materiais escritos online fundamentais para a reflexão e materiais empíricos que permitam a aplicação dos conteúdos analisados nos primeiros, mas também indicando leituras bibliográficas fundamentais da área do estudo e ensino da língua portuguesa (gramáticas e artigos de referência da área) e apresentando um texto de instruções com a calendarização da atividade e as linhas de análise que irão ser desenvolvidas;

- em cada tema, na segunda e na terceira semanas de atividades letivas, serão abertos os fóruns de análise conjunta, moderados pelo formador, que proporcionam interação quer entre formandos, quer entre formandos e formador, em ambiente de aprendizagem colaborativa (discussão conjunta das temáticas moderada pelo formador e submetida a linhas de análise previamente estabelecidas pelo formador);

a quarta semana relativa a cada um dos dois temas será dedicada à elaboração de um trabalho escrito individual que tem por base a análise realizada no âmbito de cada atividade formativa (este trabalho escrito terá em conta as linhas de análise indicadas nos textos de instruções apresentados pelo formador).

Deste modo, a metodologia de trabalho alicerçar-se-á na realização de atividades de análise de textos com linhas de orientação delineadas e na resolução de problemas de partida, permitindo a construção do conhecimento em espiral, com a retoma dos aspetos desenvolvidos em etapas anteriores da aprendizagem, reconstruindo-o, reestruturando-o através da interação formando-formador e formando-formando.



AVALIAÇÃO:
Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redacção dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:

‐ EXCELENTE: de 9 a 10 valores
‐ MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores
‐ BOM: de 6,5 a 7,9 valores
‐ REGULAR: de 5 a 6,4 valores
‐ INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores

Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a acção de formação frequentada.

 

 

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2010_2011 Wed, 12 Oct 2011 10:54:38 +0000
Laboratório de Escrita Criativa - Nível Introdutório, 2010-2011, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/20310-laboratorio-de-escrita-criativa-nivel-introdutorio-fcp-4o-edicao-dp12.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/20310-laboratorio-de-escrita-criativa-nivel-introdutorio-fcp-4o-edicao-dp12.html
LEC

203_11 Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório)
Formação contínua de professores - 4.ª edição


Coordenação: Luís Carmelo


Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas, e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores do Grupo 300.


I - Objetivos

São objetivos deste Laboratório:

- Aprofundar de modo muito pragmático as potencialidades oferecidas pela língua portuguesa, complementando assim o trabalho dos leitores que estão no terreno (e que serão os mediadores por excelência deste projeto).

- Otimizar a expressão individual dos formandos, através da indagação experimental e da exploração dos materiais linguísticos, para melhorar as suas competências comunicacionais na língua portuguesa.

- Proporcionar instrumentos teóricos e sobretudo práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética.

- Estimular os formandos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.).


II - Público-alvo

O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2).

Podem também ser admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso, não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua de professores.

A seleção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo suscetível de reapreciação.

 

III - Duração

 

 

 

O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 15 de fevereiro de 2011, com uma interrupção de 18 a 25 de abril, prevendo-se um total de 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas eletrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.


 
 

IV - Organização de conteúdos

 

 

 

O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) baseia-se em módulos semanais (um Bloco por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.

Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa são os seguintes:

Módulo 1
Espaço, descrição e quadro. Quadro, inventário e seleção. Exercícios.

Módulo 2
Ponto de vista afetivo. Exercícios.

Módulo 3
Descrição de personagens. Espaços íntimos e espaços de escala. Exercícios.

Módulo 4
Descrição de paisagens e de ambientes. Exercícios.

Módulo 5
Tempo, narração, mito e práticas discursivas. Instâncias narrativas, perspetiva, real e ficção. Técnicas de narração: apresentação, complicação e clímax. O plot.

Módulo 6
Desenlaces: possibilidades e problemas. Exercícios.

Módulo 7
O facto: quem, onde e quando, o quê e como. Exercícios.

Módulo 8
Enredo, tema e drama. Exercícios.

Módulo 9
O caso da metáfora e as práticas da autorreferencialidade. Exercícios.

Módulo 10
Práticas poéticas ligadas à imagem e ao ritmo. Exercícios.


 

V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).

VI - Avaliação

A avaliação baseia-se na articulação entre a avaliação sumativa (balanço de capacidades através de prova) e a avaliação contínua (interiorização das competências suscitadas pelos conteúdos).

A realização de um exercício particular – que terá lugar após o derradeiro Bloco do curso – servirá para aferir o modo como as capacidades de aplicação de ferramentas ligadas à descrição, narração e poética se manifestam em cada formando. Este exercício contribui para definir, numa margem de 40%, a classificação final. A aferição contínua dos desempenhos baseia-se nas competências com que os formandos se confrontam ao longo do curso, contribuindo em 60% para a classificação final.

 

VII - Preço do curso

 

 

A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

VIII - Processo de candidatura

 

 

Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 6 de fevereiro de 2011, impreterivelmente.

 


IX - Coordenação

Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa.



* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2010_2011 Fri, 16 Sep 2011 10:47:54 +0000
Português para Estrangeiros, nível 3, 2010-2011, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/30410-portugues-para-estrangeiros-nivel-3-b2-6o-edicao-dp14.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/30410-portugues-para-estrangeiros-nivel-3-b2-6o-edicao-dp14.html
PFFN3

304_11 Português para Estrangeiros, nível 3 (B2), 6.ª Edição
2010-2011, 2.º Semestre
Coordenação: Fernanda Barrocas
Tutoras: Lúcia Mascarenhas e Ana Santos

O Instituto Camões vai promover o nível 3 do Curso de Português Língua Estrangeira,no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Fernanda Barrocas, do Gabinete de Apoio Pedagógico do Instituto Camões, com tutoria da Dr.ª Lúcia Mascarenhas e da Dr.ª Ana Santos.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual do Instituto Camões.


1 - Finalidade

Tendo em conta que se trata de um curso a distância, pretende-se dar a oportunidade a todos os cidadãos estrangeiros de aprender Português, conhecer Portugal e a sua cultura, atingindo públicos-alvo que de outro modo estariam impossibilitados de o fazer.

É também finalidade deste curso estimular a comunicação entre os diversos participantes, no sentido de proporcionar experiências de interculturalidade.


Espera-se que os alunos, no final do Curso, atinjam o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

 

 


2 - Público-alvo

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português e que possuam da língua um conhecimento elementar que se traduz em ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre questões familiares ou de interesse pessoal.


3 - Organização e metodologia

 

O curso estrutura-se em módulos semanais.

Prevê-se que os participantes despendam 8 horas por semana nas diversas atividades do curso:

i) Trabalho autónomo: Leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; execução de tarefas e exercícios vários, incluindo gramaticais, do manual ou de outros colocados na plataforma.

ii) Trabalho com o tutor: 30 minutos por semana de interação oral com o respetivo tutor; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes



4 - Avaliação

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

1. Realização de trabalhos ou testes para cada módulo que compõem o curso

2. Participação em chats e fóruns

3. Trabalho final que implicará a aquisição de conhecimentos relativos a todos os módulos do curso em interação com outros conhecimentos já adquiridos.



5 - Número de participantes

O número de formandos por turma será de 25 (vinte).



6 - Calendarização

 

Inscrições: 17 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

Pagamento da inscrição: até 13 de fevereiro de 2011

Início do Curso: 15 de fevereiro de 2011

Duração: 4 meses



7 - Propina de inscrição

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

8 - Seleção

O Instituto Camões será responsável pela seleção dos candidatos.


9 - Requisitos

Os candidatos deverão possuir:

. Internet

. Um computador multimédia

. Auscultadores e um microfone

. Instalação do programa skype no computador (A instalação é gratuita a partir de www.skype.com)

. O manual Português XXI, nível 3 (livro do aluno, caderno de exercícios e o CD áudio)

Haverá 20% de desconto na compra do referido material à Editora Lidel.

Para mais informações, consulte, por favor, depinternacional@lidel.pt

Os contactos com a editora deverão ser feitos pelos participantes.


10 - Certificação

Os participantes deste curso que desejem certificar a sua proficiência em Língua PortuguesaCertificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (SCAPLE) para obtenção do Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE).

Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm
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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2010_2011 Tue, 13 Sep 2011 14:57:40 +0000
Portuguese for Foreigners, level 2, 2010-2011, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/30310-portuguese-for-foreigners-level-2-b1-8th-edition-dp13.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/30310-portuguese-for-foreigners-level-2-b1-8th-edition-dp13.html
PFFN2   303_11 Portuguese for Foreigners, level 2 (B1), 8th edition
2010-2011, 2nd Semester
Coordinator: Fernanda Barrocas
Tutors: Lúcia Mascarenhas and Ana Santos


The Institute Camões is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 2. This course is coordinated by Fernanda Barrocas, Instituto Camões. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see 6. below).



1 - Objectives

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning, it is expected that those taking part in it will achieve the B1 level.

2 - Participants

The course is aimed at those who want to further their knowledge of the Portuguese language. It is expected that participants can: understand sentences and frequently used expressions related to areas of most immediate relevance (e.g. very basic personal and family information, shopping, local geography, employment); can communicate in simple and routine tasks requiring a simple and direct exchange of information on familiar and routine matters; can describe in simple terms aspects of his/her background, immediate environment and matters in areas of immediate need.

3 - Number of participants

20.

4 - Duration

The course will last for four months, beginning February 15. 2011.

5 - Details

The online course is structured around weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:
- Reading and listening to material related to a certain unit;
- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.

2. Work with the tutor:
- Participation in chats;
- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;
- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.

Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

6 - Requirements

Candidates must have:
- broadband Internet;
- a multimedia computer;
- headphones and a microphone or a headset;
- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);
- Português XXI, level 2, Student Book (textbook);
- the respective exercise book and audio CD;
- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.

Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at depinternacional@lidel.pt. The Instituto Camões itself will not establish these contacts.

7- Fee

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.

8 - Selection

The Instituto Camões will be fully responsible for the selection of the candidates.

9 - Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm

10 - Application

Candidates must fill in an application form until February 6. 2011.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2010_2011 Tue, 13 Sep 2011 14:54:35 +0000
Portuguese for Foreigners, level 1, 2010-2011, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/30210-portuguese-for-foreigners-level-1-a2-9th-edition-dp14.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/30210-portuguese-for-foreigners-level-1-a2-9th-edition-dp14.html
PFFN1

302_11 Portuguese for Foreigners, level 1 (A2), 9th edition
2010-2011, 2nd Semester
Coordinator: Fernanda Barrocas
Tutors: Lúcia Mascarenhas and Ana Santos


The Institute Camões is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 1. This course is coordinated by Fernanda Barrocas, Instituto Camões. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see 6. below).


1 - Objectives

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning, it is expected that those taking part in it will achieve the A2 level.
 

2 - Participants

 

 

The course is aimed at those who want to learn Portuguese and have no prior knowledge of this language.

 

3 - Number of participants

 

20.

 

4 - Duration

 

 

The course will last for four months, beginning February 15. 2011.

 

5 - Details

 

 

 

 

The online course is structured around weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:
- Reading and listening to material related to a certain unit;
- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.

2. Work with the tutor:
- Participation in chats;
- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;
- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.

Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

 

6 - Requirements

 

Candidates must have:
- broadband Internet;
- a multimedia computer;
- headphones and a microphone or a headset;
- Skype installed on their computers (free download at
www.skype.com);
- Português XXI, level 1, Student Book (textbook);
- the respective exercise book and audio CD;
- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.

Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at
depinternacional@lidel.pt. The Instituto Camões itself will not establish these contacts.

 

7- Fee

 

 

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.

 

8 - Selection

 

 

The Instituto Camões will be fully responsible for the selection of the candidates.

 

9 - Certification

 

 

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm

 

10 - Application

 
 

Candidates must fill in an application form until February 6. 2011.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2010_2011 Tue, 13 Sep 2011 14:54:00 +0000
Meio século de literatura portuguesa: 1880-1930, 2010-2011, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/20610-meio-seculo-de-literatura-portuguesa-1880-1930-5o-edicao-dp5.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/20610-meio-seculo-de-literatura-portuguesa-1880-1930-5o-edicao-dp5.html


206_11 Meio Século de Literatura Portuguesa: 1880-1930
5.ª Edição

Coordenação: Prof. Doutor José Carlos Seabra Pereira


Este curso decorrerá inteiramente à distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Curso de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 1 crédito relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 300.

 

 

 

 

 

 


I – Objetivos

Dirigido sobretudo a professores do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e professores do Ensino Secundário, bem como estudantes do Ensino Superior, este curso tem como objetivo o estudo e a reflexão sobre a temática da literatura portuguesa, no final do século XIX e início do século XX, em equação com o contexto sócio-político e cívico-cultural.

Pretende-se focar as dinâmicas de grupo que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal ao longo da primeira metade do século XX; identificar as correntes estético-ideológicas e os movimentos literários deste período; caracterizar os novos fenómenos de sociologia literária, como por exemplo o surto de literatura feminina; atender às dimensões e às consequências da interação com movimentos internacionais, bem como delinear vetores temáticos e formais das sucessivas ou entrecruzadas manifestações de estilos epocais, privilegiando o imaginário, a retórica e a pragmática desses estratos literários.

 

 

 

 

 

 


II - Conteúdos programáticos

1.º Módulo

A fortuna de dois legados da Geração de 70: o exemplo de movimento geracional com programa e missão; o potencial interventivo da dissociação do conceito de decadência nacional (declínio da grandeza pátria e atraso pré-moderno) e o modelo europeizante de modernidade científica e sociológica.


2.º Módulo

A sobreposição do nacionalismo cultural ao modelo crítico e operativo de Antero de Quental e da Geração de 70. A estratégia de Teófilo Braga para a comemoração dos «Centenários como Síntese afetiva nas sociedades modernas». A exploração retórica de um novo nacionalismo na literatura sob o signo da propaganda republicana. Rituais cívicos e representações literárias em torno do Tricentenário de Camões.


3.º Módulo

Nas encruzilhadas do fim de século: a estesia de crise decadentista, a estética da sugestão simbolista e a reação do tradicionalismo neorromântico, em especial, do neo-garrettismo.

4.º Módulo
Perda de aura do «esteta» e clamor subversivo da «literatura de intuitos» desde o Ultimato ao Regicídio. A "musa da Justiça e da Revolta" e as conexões com o "Livre Pensamento" e o radicalismo libertário.

5.º Módulo
Principais alterações do campo literário português no primeiro quartel do século XX. O Neorromantismo como dominante e a literatura como questão de cidadania e de nacionalidade protagonizada pelas correntes vitalista, saudosista e lusitanista.

6.º Módulo
Decadência, regeneração e emancipação no período de emergência do Neorromantismo vitalista. Oscilações no tratamento literário da «Questão nacional». Refrações literárias da «Questão religiosa», da «Questão política» e da «Questão social».

7.º Módulo
A cultura antipositivista da Renascença Portuguesa e a literatura saudosista conduzida por Teixeira de Pascoaes. Sucedâneos progressistas da religiosidade tradicional, profetismo lusíada e compromissos políticos.

8.º Módulo
O recurso progressista aos motivos e às figuras tradicionais na literatura de «União Sagrada» em torno da Grande Guerra. A panaceia do «Portugal Maior» no rescaldo da Guerra: a saída africanista, a Cruzada Nun'Álvares e a «Questão sebástica». O surto de literatura feminina.

9.º Módulo
Da ascensão da literatura contrarrevolucionária na viragem de década ao legitimador arrastamento da literatura tradicionalista no Estado Novo. A cultura revisionista do Integralismo Lusitano, em torno de António Sardinha, e a literatura do “reaportuguesamento de Portugal”, em torno de Afonso Lopes Vieira.

10º Módulo
A revolução literária em nome de uma cultura de rutura em profundidade (contra os paradigmas racionalistas e realistas, positivistas e naturalistas). Erupções e soterramentos da modernidade estética nas primeiras décadas do século XX. Plataforma inconformista dos Modernismos em Portugal. As condições de existência do movimento de "Orpheu" e da sua cultura irónica catalisada pelo génio insuspeitado de Fernando Pessoa.

11.º Módulo
O destino meteórico das primeiras Vanguardas em Portugal e o génio intempestivo de Almada Negreiros. Ativismo estético, estratégia de provocação e vontade de antecipação artística. Incidências do Futurismo, do Cubismo e do Expressionismo.

12.º Módulo
Da tradição de «demopedia» na literatura republicana à cultura crítica de António Sérgio e da "Seara Nova". O valor exemplar da modernidade europeia à contraluz dos voluntarismos da «Alma nacional». Literatura e crítica literária como responsabilidade cívica e pedagogia social.

13.º Módulo
Entre a «traição dos clercs» e a «rebelião das massas». As controversas virtudes cívico-culturais do individualismo presencista e a insólita literatura provincial do Segundo Modernismo, em torno de José Régio, Miguel Torga e Vitorino Nemésio.

 

 

 

 

 

 


III – Metodologia

 

O curso disponibiliza os conteúdos temáticos, bem como apoio individual e instrumentos de avaliação na modalidade de E-Learning.

Cada módulo, subdividido em vários subtemas, apresenta uma síntese no ecrã principal. Através imagens ou palavras-chave, devidamente assinaladas no corpo principal do texto, os alunos serão conduzidos para o estudo de matérias correlacionadas e para o aprofundamento dos temas ministrados. Estas matérias serão apresentadas sob a forma de textos antológicos, sínteses bio-bibliográficas e conceptuais, orientações de leitura e de consulta de bibliografia crítica, entre outros.

 

 

 

 

 


IV - Público-alvo

 


O curso destina-se a professores do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e professores do Ensino Secundário, bem como estudantes do Ensino Superior, residentes em Portugal ou no estrangeiro. A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e pelo Instituto Camões e é irrevogável.


 

 

 

 

 

V - Número de formandos por turma


O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).



VI - Duração

 


O curso terá uma duração de 9 semanas, a começar no dia 15de fevereiro de 2011, com interrupção de 18 a 25 de abril.

 

 

 


VII – Avaliação
 


A avaliação do curso processa-se de duas formas:


1. Com intuitos prevalentemente formativos, no final de cada módulo, os alunos deverão responder a cinco questões fechadas. Assim são induzidos a revisitar os módulos e a orientar a sua atenção para os vetores estruturantes do curso, ao mesmo tempo que equacionam e elaboram as suas respostas com os elementos patentes nesses mesmos módulos.


2. No final, a avaliação sumativa realiza-se através da apreciação do trabalho realizado pelos alunos que consiste no desenvolvimento de dois dos oito temas apresentados.


 

 

 

 

 


VIII - Preço

 


A frequência do curso implica o pagamento de 100€ (cem euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 

 

 

 

 



IX - Processo de candidatura

 


Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 6 de fevereiro de 2011.

 

X - Coordenação

Coordenação: Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira, Professor Associado da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra.

 

 

 

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2010_2011 Tue, 13 Sep 2011 14:38:58 +0000
MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0, 2010-2011, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/20211-mipl20-materiais-interativos-para-portugues-l2-na-web-20-5o-edicao-dp11.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/20211-mipl20-materiais-interativos-para-portugues-l2-na-web-20-5o-edicao-dp11.html
MIPL2.0 202_11 MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0
5.ª Edição

Coordenação: Rui Vaz
Tutoria :
Adelina Moura

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.



I - Objetivos

(i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interativos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet.

(ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo.

(iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, selecionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do CVC.



II - Público-alvo

A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, preferencialmente dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


III - Duração

A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 15 de fevereiro de 2011 e a terminar no dia 17 de junho de 2011 (com interrupção de 18 a 25 de abril de 2011), prevendo-se 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas.


IV - Organização e conteúdos

A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:

Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina.

Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação (Wordle, Wirenode e MobileStudy)

Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Blogger, Wordpress, Podomatic, PBWorks, Google Sites e Zoho)

Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest)

Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Cmaps Tool)

Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life)

Módulo 6: Avaliação da Oficina



V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).


VI - Avaliação e certificação

. Avaliação pelos formandos

. Avaliação pelo formador

. Avaliação externa

A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica.

Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.


VII - Preço do curso

A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem selecionados.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 6 de fevereiro de 2011, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Instituto Camões.

XIX - Coordenação e tutoria

Rui Vaz é coordenador do Centro Virtual Camões, mestre em Ciências da Educação e doutorando da Universidade de Lisboa em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Adelina Moura é doutora em Educação - Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho e mestre em Educação - Supervisão Pedagogica do Ensino do Português.


* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.
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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2010_2011 Tue, 13 Sep 2011 14:31:59 +0000
A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa, 2010-2011, 1S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/a-nova-norma-ortografica-da-lingua-portuguesa-1o-edicao-dp13.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/a-nova-norma-ortografica-da-lingua-portuguesa-1o-edicao-dp13.html

A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa

 

Nº de Registo de Certificação: CCPFC/ACC-61298/09
Modalidade: e-Learning
ECTS / Horas: 2 ECTS / 52 Horas
Semestre / Ano Letivo: 1º Semestre - Ano Letivo 2010-2011
Docente: Isabel Seara / Isabel Falé
Datas de Início / Fim: 10/01/2011 a 18/03/2011
Candidaturas: até 04/01/2011
Custo: 2 ECTS: 120
(No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., o custo é de 100, sendo o restante suportado pelo IC, I.P.)

Este curso é realizado em colaboração com a Universidade Aberta.


Sinopse:
A concretização da aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (doravante AOLP), ratificado em 2008 pela Assembleia da República, impõe um conjunto de ações de divulgação, formação e atualização de todos os professores, e não apenas dos professores de língua Portuguesa.
Esta ação de formação e atualização visa uma abordagem pragmática das questões decorrentes da aplicação do AOLP, atendendo também a aspetos de enquadramento das modificações internas e externas ao próprio documento, no propósito de fornecer, com a relevância necessária, a explicação política, histórica e linguística que subjazem ao presente Acordo Ortográfico ratificado em 1991.



Destinatários:
Docentes do básico e secundário prioritariamente das seguintes áreas:
- Português e Estudos Sociais/História - 200
- Português e Francês - 210
- Português e Inglês - 220
- Português - 300



Objetivos:
No final deste curso, o formando deverá ser capaz de:
- compreender a importância contextual do conhecimento linguístico e filológico;
- desenvolver competências linguísticas de modo a implementar com sucesso, no seu quotidiano profissional, o novo Acordo Ortográfico;
- conhecer a perspetiva histórica dos acordos ortográficos no século XX;
- refletir sobre a história recente do atual Acordo Ortográfico;
- recensear os principais argumentos e contra-argumentos que constituíram o cerne da discussão pública;
- reconhecer as modificações introduzidas pelo Acordo;
- desenvolver competências linguísticas a partir de exercícios sobre novas grafias;
- refletir sobre as consequências do Acordo nas políticas editoriais;
- apreender as consequências do Acordo na literatura e na lexicografia;
- atualizar conhecimentos no campo da ortografia, com vista ao desenvolvimento de competências no ensino da língua portuguesa.



Conteúdos da Ação:
Módulo 1 - Ortografia (12 horas)
A questão da língua portuguesa: domínios de análise linguística
1. A ortografia: definição e importância do conhecimento filológico e linguístico na abordagem desta questão
2. Evolução da ortografia (fonética, etimológica, etc.)
3. Perspetiva histórica dos acordos ortográficos
4. História recente do Acordo Ortográfico Atual
a) argumentos (fortalecimento do português como língua internacional, abertura do mercado editorial, criação de uma unidade mais forte entre os signatários do acordo, etc.)
b) contra-argumentos (o prestígio da norma do português europeu, obsolescência súbita de livros, consequências nas pronúncias ao longo prazo, condição desleal de concorrência editorial, as ortografias facultativas, etc.)
c) Leitura e análise de alguns dos manifestos e documentos

Módulo 2 - Mudanças na Ortografia (18 horas)
1. O alfabeto e uso de maiúsculas e minúsculas
2. Consoantes não articuladas
3. Acentuação
a) Supressão do acento gráfico
b) Manutenção do acento
c) Uso facultativo do acento
4. Hifenização
a) Supressão do hífen
b) Manutenção do hífen
5. Diferenças que o acordo mantém em vigor
a) Dupla acentuação
b) Dupla grafia
6. Alterações exclusivas da ortografia do português do Brasil
a) Supressão do trema
b) Supressão de acentuação

Módulo 3 - Consequências do Acordo (6 horas)
1. Consequências do Acordo
a) Nas políticas editoriais
b) Na literatura: criatividade versus norma
c) Na lexicografia: abordagem nos dicionários
Módulo 4 (16 horas)
Aplicação da nova norma ortográfica na produção e na revisão de textos.


Metodologia de Trabalho:
Os formandos terão acesso a um módulo prévio de ambientação à plataforma de e-learning.
A ação é lecionada no regime de Ensino a Distância online, em modo de comunicação assíncrono, na modalidade de e-learning. Os formandos acederão aos conteúdos através do acesso a uma sala virtual na plataforma de e-learning da Universidade Aberta, de acordo com o Modelo Pedagógico em vigor na Universidade Aberta.
Os conteúdos a disponibilizar na sala virtual são de tipo teórico e prático. Nos fóruns de debate de cada módulo serão abordados complementarmente estas duas componentes do programa.



Avaliação:
Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:

- EXCELENTE: de 9 a 10 valores
- MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores
- BOM: de 6,5 a 7,9 valores
- REGULAR: de 5 a 6,4 valores
- INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores

Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada.

 

 

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2010_2011 Thu, 13 Jan 2011 18:24:58 +0000
MIPL2.0: Materiais Interactivos para Português L2 na web 2.0, 2010-2011, 1S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/20210-mipl20-materiais-interactivos-para-portugues-l2-na-web-20-4o-edicao-dp10.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/20210-mipl20-materiais-interactivos-para-portugues-l2-na-web-20-4o-edicao-dp10.html
MIPL2.0 202_10 MIPL2.0: Materiais Interactivos para Português L2 na web 2.0
4.ª Edição

Coordenação: Rui Vaz
Tutoria
:
Adelina Moura

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.



I - Objetivos

(i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interativos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet.

(ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo.

(iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, selecionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do CVC.



II - Público-alvo

A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, preferencialmente dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


III - Duração

A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 13 de outubro de 2010 e a terminar no dia 28 de janeiro de 2011 (com interrupção de 20 a 31 de dezembro de 2010), prevendo-se 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas.


IV - Organização e conteúdos

A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:

Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina.

Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação (Wordle, Wirenode e MobileStudy)

Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Blogger, Wordpress, Podomatic, PBWorks, Google Sites e Zoho)

Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest)

Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Cmaps Tool)

Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life)

Módulo 6: Avaliação da Oficina



V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).


VI - Avaliação e certificação

. Avaliação pelos formandos

. Avaliação pelo formador

. Avaliação externa

A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica.

Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.


VII - Preço do curso

A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem selecionados.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 29 de Setembro de 2010, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Instituto Camões.

XIX - Coordenação e tutoria

Rui Vaz é coordenador do Centro Virtual Camões, mestre em Ciências da Educação e doutorando da Universidade de Lisboa em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Adelina Moura é mestre em Educação - Supervisão Pedagogica do Ensino do Português e doutoranda da Universidade do Minho em Educação - Tecnologias Educativas.


* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.
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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2010_2011 Thu, 13 Jan 2011 18:23:12 +0000
Meio século de literatura portuguesa: 1880-1930, 2010-2011, 1S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/20610-meio-seculo-de-literatura-portuguesa-1880-1930-4o-edicao-dp5.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2010-2011/20610-meio-seculo-de-literatura-portuguesa-1880-1930-4o-edicao-dp5.html


206_10 Meio século de literatura portuguesa: 1880-1930

4.ª Edição

Coordenação: Prof. Doutor José Carlos Seabra Pereira


Este curso decorrerá inteiramente à distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Curso de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 1 crédito relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 300.

 

 

 

 

 

 


I – Objetivos

Dirigido sobretudo a professores do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e professores do Ensino Secundário, bem como estudantes do Ensino Superior, este curso tem como objetivo o estudo e a reflexão sobre a temática da literatura portuguesa, no final do século XIX e início do século XX, em equação com o contexto sócio-político e cívico-cultural.

Pretende-se focar as dinâmicas de grupo que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal ao longo da primeira metade do século XX; identificar as correntes estético-ideológicas e os movimentos literários deste período; caracterizar os novos fenómenos de sociologia literária, como por exemplo o surto de literatura feminina; atender às dimensões e às consequências da interação com movimentos internacionais, bem como delinear vetores temáticos e formais das sucessivas ou entrecruzadas manifestações de estilos epocais, privilegiando o imaginário, a retórica e a pragmática desses estratos literários.

 

 

 

 

 

 


II - Conteúdos programáticos

1.º Módulo

A fortuna de dois legados da Geração de 70: o exemplo de movimento geracional com programa e missão; o potencial interventivo da dissociação do conceito de decadência nacional (declínio da grandeza pátria e atraso pré-moderno) e o modelo europeizante de modernidade científica e sociológica.


2.º Módulo

A sobreposição do nacionalismo cultural ao modelo crítico e operativo de Antero de Quental e da Geração de 70. A estratégia de Teófilo Braga para a comemoração dos «Centenários como Síntese afetiva nas sociedades modernas». A exploração retórica de um novo nacionalismo na literatura sob o signo da propaganda republicana. Rituais cívicos e representações literárias em torno do Tricentenário de Camões.


3.º Módulo

Nas encruzilhadas do fim de século: a estesia de crise decadentista, a estética da sugestão simbolista e a reação do tradicionalismo neorromântico, em especial, do neo-garrettismo.

4.º Módulo
Perda de aura do «esteta» e clamor subversivo da «literatura de intuitos» desde o Ultimato ao Regicídio. A "musa da Justiça e da Revolta" e as conexões com o "Livre Pensamento" e o radicalismo libertário.

5.º Módulo
Principais alterações do campo literário português no primeiro quartel do século XX. O Neorromantismo como dominante e a literatura como questão de cidadania e de nacionalidade protagonizada pelas correntes vitalista, saudosista e lusitanista.

6.º Módulo
Decadência, regeneração e emancipação no período de emergência do Neorromantismo vitalista. Oscilações no tratamento literário da «Questão nacional». Refrações literárias da «Questão religiosa», da «Questão política» e da «Questão social».

7.º Módulo
A cultura antipositivista da Renascença Portuguesa e a literatura saudosista conduzida por Teixeira de Pascoaes. Sucedâneos progressistas da religiosidade tradicional, profetismo lusíada e compromissos políticos.

8.º Módulo
O recurso progressista aos motivos e às figuras tradicionais na literatura de «União Sagrada» em torno da Grande Guerra. A panaceia do «Portugal Maior» no rescaldo da Guerra: a saída africanista, a Cruzada Nun'Álvares e a «Questão sebástica». O surto de literatura feminina.

9.º Módulo
Da ascensão da literatura contrarrevolucionária na viragem de década ao legitimador arrastamento da literatura tradicionalista no Estado Novo. A cultura revisionista do Integralismo Lusitano, em torno de António Sardinha, e a literatura do “reaportuguesamento de Portugal”, em torno de Afonso Lopes Vieira.

10º Módulo
A revolução literária em nome de uma cultura de rutura em profundidade (contra os paradigmas racionalistas e realistas, positivistas e naturalistas). Erupções e soterramentos da modernidade estética nas primeiras décadas do século XX. Plataforma inconformista dos Modernismos em Portugal. As condições de existência do movimento de "Orpheu" e da sua cultura irónica catalisada pelo génio insuspeitado de Fernando Pessoa.

11.º Módulo
O destino meteórico das primeiras Vanguardas em Portugal e o génio intempestivo de Almada Negreiros. Ativismo estético, estratégia de provocação e vontade de antecipação artística. Incidências do Futurismo, do Cubismo e do Expressionismo.

12.º Módulo
Da tradição de «demopedia» na literatura republicana à cultura crítica de António Sérgio e da "Seara Nova". O valor exemplar da modernidade europeia à contraluz dos voluntarismos da «Alma nacional». Literatura e crítica literária como responsabilidade cívica e pedagogia social.

13.º Módulo
Entre a «traição dos clercs» e a «rebelião das massas». As controversas virtudes cívico-culturais do individualismo presencista e a insólita literatura provincial do Segundo Modernismo, em torno de José Régio, Miguel Torga e Vitorino Nemésio.

 

 

 

 

 

 


III – Metodologia

 

O curso disponibiliza os conteúdos temáticos, bem como apoio individual e instrumentos de avaliação na modalidade de E-Learning.

Cada módulo, subdividido em vários subtemas, apresenta uma síntese no ecrã principal. Através imagens ou palavras-chave, devidamente assinaladas no corpo principal do texto, os alunos serão conduzidos para o estudo de matérias correlacionadas e para o aprofundamento dos temas ministrados. Estas matérias serão apresentadas sob a forma de textos antológicos, sínteses bio-bibliográficas e conceptuais, orientações de leitura e de consulta de bibliografia crítica, entre outros.

 

 

 

 

 


IV - Público-alvo

 


O curso destina-se a professores do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e professores do Ensino Secundário, bem como estudantes do Ensino Superior, residentes em Portugal ou no estrangeiro. A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e pelo Instituto Camões e é irrevogável.


 

 

 

 

 

V - Número de formandos por turma


O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).



VI - Duração

 


O curso terá uma duração de 9 semanas, a começar no dia 13de outubro de 2010.

 

 

 


VII – Avaliação
 


A avaliação do curso processa-se de duas formas:


1. Com intuitos prevalentemente formativos, no final de cada módulo, os alunos deverão responder a cinco questões fechadas. Assim são induzidos a revisitar os módulos e a orientar a sua atenção para os vetores estruturantes do curso, ao mesmo tempo que equacionam e elaboram as suas respostas com os elementos patentes nesses mesmos módulos.


2. No final, a avaliação sumativa realiza-se através da apreciação do trabalho realizado pelos alunos que consiste no desenvolvimento de dois dos oito temas apresentados.


 

 

 

 

 


VIII - Preço

 


A frequência do curso implica o pagamento de 100€ (cem euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 

 

 

 

 



IX - Processo de candidatura

 


Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 29 de setembro de 2010.

 

X - Coordenação

Coordenação: Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira, Professor Associado da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra.

 

 

 

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2010_2011 Thu, 13 Jan 2011 18:21:59 +0000