Patrimónios de Influência Portuguesa, 2010-2011, 1S
105_10 Patrimónios de Influência Portuguesa, 2.ª edição Coordenação: Walter Rossa e Margarida Calafate Ribeiro Tutoria: António Sousa Ribeiro, Paulo Peixoto e Renata Araújo
I - Apresentação
Este curso oferece uma reflexão sobre patrimónios de influência portuguesa. Patrimónios que se entendem como construção, herança e pertença no plural e em sentido lato — formas e narrativas; e influência — que se deve ler nos mais diversos âmbitos e patamares da interculturalidade: formal e informal, administrativa ou espiritual, comercial ou migracional, colonial e pós-colonial, etc.
Nestes sentidos, o curso reflectirá sobre patrimónios a partir de âmbitos tão diversos quanto a arquitetura, as artes, a literatura, a história, a teoria da cultura em enumeração alfabética que não pretende ser exaustiva, assumindo a cidade como palco privilegiado, enquanto síntese civilizacional de todo esse universo cultural.
O conhecimento a produzir entenderá património não apenas enquanto matéria histórica, mas também enquanto matéria disponível para usufruto e debate cultural, social, económico e político do presente e do futuro. E entenderá património de influência portuguesa não apenas enquanto o conjunto de formas e narrativas que, ao longo dos séculos, resultou da presença de portugueses em várias partes do mundo, mas também enquanto o conjunto de resultados dos diversos modos de interação dessas formas e narrativas com aquelas que existiam e existem nesses lugares.
II - Objetivos Analisar os processos e os espaços de penetração, colonização e pós-colonialismo nos espaços de presença portuguesa ou de língua portuguesa.
Analisar espaços culturais como espaços híbridos de gestação e de construção histórica, política e cultural.
Produzir conhecimento especializado sobre os patrimónios arquitetónicos, linguísticos, artísticos e literários de influência portuguesa.
Analisar criticamente a literatura relativa à história da arte e da arquitetura coloniais portuguesas e aos discursos tecidos à volta do património artístico e arquitetónico portugueses pela religião, a política, a intervenção cultural.
III - Conteúdos programáticos
Módulo 0
Patrimónios | Margarida Calafate Ribeiro e Walter Rossa
Apresentação do curso pelos coordenadores, seguido de alguns especialistas e pessoas de várias áreas a definir Património, em pequenos depoimentos gravados.
Módulo 1
Teorias e conceitos | António Sousa Ribeiro
Este módulo tem por objetivo proporcionar um contacto com perspetivas teóricas relevantes para as várias áreas de investigação abrangidas pelo curso. Dar-se-á particular realce a uma reflexão sobre teorias da cultura, partindo de conceitos como linguagem, identidade, nação, globalização, interculturalidade, diáspora, memória, tradução, no quadro de uma introdução às teorias pós-coloniais.
Módulo 2
Património:doutrinas,conceitoseprocessosdepatrimonialização | Paulo Peixoto
Oprogramadaunidadecurricularincidesobreasproblemáticasinerentesaosprocessosde patrimonialização.Nessamedida,oprogramaestrutura-seem3eixos:análisedagénesedasfilosofiase categoriaspatrimoniais;evoluçãodanoçãodepatrimónioedaspolíticasdepatrimonialização;desafios atuais que envolvem o património.
Módulos 3 e 4
Patrimónios da palavra: narrativas, discursos e literatura | Margarida Calafate Ribeiro
Em 1539, João de Barros, o cronista da fundação do império português, escrevia como justificação da sua Gramática que as armas e os padrões que Portugal disseminou por todos os continentes eram coisas materiais que o tempo trataria, mas que a língua portuguesa ficaria como testemunho do encontro. Estes módulos visam analisar algumas fontes escritas em língua portuguesa relativas aos espaços que Portugal tocou. Terá como princípio conceptual central o conceito de reescrita de patrimónios literários nas várias expressões culturais de língua portuguesa.
Módulo 5 e 6
Processos e formas da expansão colonial portuguesa I e II Walter Rossa | Renata Araújo
A situação de um Portugal fora do que é o seu território natural foi iniciada no segundo quartel do século XV e só teve fim em 1999. Esse processo de mais de ½ milénio não poderia ter sido contínuo e uniforme, não poderia ter seguido modelos ou padrões, pois as suas dinâmicas (da exploração à colonização), a variedade dos espaços e distâncias e as múltiplas conjuras e conjunturas o impediram.
Evitando o guião de uma história da expansão, este seminário visará a interpretação informada das matrizes espaciais na evolução dessa expansão e o conhecimento global das características dos diversos contextos geográficos em questão, no que o papel do ordenamento do território, do urbanismo e da arquitetura são determinantes, em especial quando indagamos vestígios patrimoniais desa realidade. A divisão entre módulos sera operada essencailmente através das diferenças existentes entre o 1º e o 2ºo Império."
IV - Público-alvo
O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:
a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro.
b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação.
A seleção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões.
V - Duração do curso
O curso terá uma duração de quatro meses, a começar no dia 13 de outubro de 2010, com interrupção de 20 a 31 de dezembro, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes. suscetível de reapreciação.
VI - Número de formandos por turma
O número de formandos por turma será de vinte.
VII - Creditação e avaliação final
No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos 6 (seis) créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.
A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:
Leitura autónoma de materiais 60 horas;
Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos, bem como: participação assíncrona em fora lançados para cada um dos referidos módulos 80 horas;
participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) 10 horas;
participação em atividades de avaliação (trabalhos e/ou testes), 18 horas.
VIII - Processo de avaliação
A avaliação dos formandos será feita com base em:
a. Trabalho sucinto por módulos (num total de quatro);
b. Participação em chats e fora;
c. Um trabalho final, que implicará a aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos.
Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída.
Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso.
IX - Preço do curso
A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.
De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.
X - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 29 de setembro de 2010, impreterivelmente.
XI - Coordenadores e tutores
Walter Rossa, Arquiteto (Universidade Técnica de Lisboa, 1985), Mestre em História da Arte (Universidade Nova de Lisboa, 1991) e Doutor em Arquitetura (Universidade de Coimbra, 2001). Docente do Departamento de Arquitetura e investigador do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, onde coordena o programa de doutoramento “Patrimónios de Influência Portuguesa”. A par com atividade de arquitetura e urbanismo, tem-se dedicado à investigação em Teoria e História do Urbanismo, em especial nos domínios da urbanística, da cultura do território e do património do universo português. Tem publicado diversos, trabalhos de que aqui se apresentam como exemplos o livro Cidades Indo-Portuguesas — contribuição para o estudo do urbanismo português no Hindustão Ocidental (1997) e a coletânea A urbe e o traço: uma década de estudos sobre o urbanismo português (2002). Foi o principal impulsionador do projeto A Cidade como Civilização: Universo Urbanístico Português 1415-1822, levado a cabo pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses entre 1996 e 2002. No momento está a ultimar a coordenação do volume sobre a Ásia da obra Património de Origem Portuguesa no Mundo, dirigida por José Mattoso e produzida pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Margarida Calafate Ribeiroé investigadora no Centro de Estudos Sociais e docente e coordenadora dos programas de doutoramento “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” e “Patrimónios de Influência Portuguesa”, da Universidade de Coimbra; responsável pela cátedra Eduardo Lourenço, Universidade de Bolonha; Visiting Researcher Associate do King’s College, Universidade de Londres (até 2005), onde obteve o seu doutoramento em 2001. Publicou dois livros de autor Uma História de Regressos: Império, Guerra Colonial e Pós-Colonialismo (2004); África no Feminino: as mulheres portuguesas e a Guerra Colonial (2007); organizou Fantasmas e Fantasias Imperiais no Imaginário Português Contemporâneo (com Ana Paula Ferreira) (2003); Lendo Angola (com Laura Cavalcante Padilha) (2008); Moçambique: das palavras escritas (com Maria Paula Meneses) (2008), Atlantico Periferico -Il Postcolonialismo Portoghese e Il Sistema Mondiale (com Roberto Vecchi, Vincenzo Russo) (2008) e tem publicado em revistas e livros especializados. Com Roberto Vecchi, realizou e coordena cientificamente o curso de e-learning “Estudos Pós-Coloniais: Atlânticos do Sul”, atualmente na sua 4.ª edição na plataforma do Instituto Camões.
Tutores: António Sousa Ribeiro, Paulo Peixoto e Renata Araújo