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203_10 Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) Formação contínua de professores - 3.ª edição Coordenação: Luís Carmelo |
Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas, e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores do Grupo 300.
I - Objetivos
São objetivos deste Laboratório: - Aprofundar de modo muito pragmático as potencialidades oferecidas pela língua portuguesa, complementando assim o trabalho dos leitores que estão no terreno (e que serão os mediadores por excelência deste projeto). - Otimizar a expressão individual dos formandos, através da indagação experimental e da exploração dos materiais linguísticos, para melhorar as suas competências comunicacionais na língua portuguesa. - Proporcionar instrumentos teóricos e sobretudo práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética. - Estimular os formandos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.).
II - Público-alvo
O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2).
Podem também ser admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso, não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua de professores.
A seleção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo suscetível de reapreciação.
III - Duração
O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 13 de outubro de 2010, com uma interrupção de 20 a 31 de dezembro, prevendo-se um total de 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas eletrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.
IV - Organização de conteúdos
O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) baseia-se em módulos semanais (um Bloco por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana. Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa são os seguintes: Módulo 1 Espaço, descrição e quadro. Quadro, inventário e seleção. Exercícios. Módulo 2 Ponto de vista afetivo. Exercícios. Módulo 3 Descrição de personagens. Espaços íntimos e espaços de escala. Exercícios. Módulo 4 Descrição de paisagens e de ambientes. Exercícios. Módulo 5 Tempo, narração, mito e práticas discursivas. Instâncias narrativas, perspetiva, real e ficção. Técnicas de narração: apresentação, complicação e clímax. O plot. Módulo 6 Desenlaces: possibilidades e problemas. Exercícios. Módulo 7 O facto: quem, onde e quando, o quê e como. Exercícios. Módulo 8 Enredo, tema e drama. Exercícios. Módulo 9 O caso da metáfora e as práticas da autorreferencialidade. Exercícios. Módulo 10 Práticas poéticas ligadas à imagem e ao ritmo. Exercícios.
V - Número de formandos por turma
O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).
VI - Avaliação
A avaliação baseia-se na articulação entre a avaliação sumativa (balanço de capacidades através de prova) e a avaliação contínua (interiorização das competências suscitadas pelos conteúdos).
A realização de um exercício particular – que terá lugar após o derradeiro Bloco do curso – servirá para aferir o modo como as capacidades de aplicação de ferramentas ligadas à descrição, narração e poética se manifestam em cada formando. Este exercício contribui para definir, numa margem de 40%, a classificação final. A aferição contínua dos desempenhos baseia-se nas competências com que os formandos se confrontam ao longo do curso, contribuindo em 60% para a classificação final.
VII - Preço do curso
A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.
De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.
VIII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 29 de setembro de 2010, impreterivelmente.
IX - Coordenação
Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa.
* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.
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