Aprender a brincar http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012-dp5.html Mon, 26 May 2025 04:19:16 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-pt naoresponder.plataforma.cvc@fbapps.pt (Centro Virtual Camões) A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa, 2011-2012, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/a-nova-norma-ortografica-da-lingua-portuguesa-042012-dp21.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/a-nova-norma-ortografica-da-lingua-portuguesa-042012-dp21.html

A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa

 

Nº de Registo de Certificação: CCPFC/ACC-61298/09
Modalidade: e-Learning
ECTS / Horas: 2 ECTS / 52 Horas
Semestre / Ano Letivo: 2º Semestre - Ano Letivo 2011-2012
Docente: Isabel Seara / Isabel Falé
Data de Início: 10/04/2012
Candidaturas: até 01/04/2012
Custo: 2 ECTS: 120
(No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., o custo é de 100, sendo o restante suportado pelo IC, I.P.)

Este curso é realizado em colaboração com a Universidade Aberta.


Sinopse:
A concretização da aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (doravante AOLP), ratificado em 2008 pela Assembleia da República, impõe um conjunto de ações de divulgação, formação e atualização de todos os professores, e não apenas dos professores de língua Portuguesa.
Esta ação de formação e atualização visa uma abordagem pragmática das questões decorrentes da aplicação do AOLP, atendendo também a aspetos de enquadramento das modificações internas e externas ao próprio documento, no propósito de fornecer, com a relevância necessária, a explicação política, histórica e linguística que subjazem ao presente Acordo Ortográfico ratificado em 1991.



Destinatários:
Docentes do básico e secundário prioritariamente das seguintes áreas:
- Português e Estudos Sociais/História - 200
- Português e Francês - 210
- Português e Inglês - 220
- Português - 300



Objetivos:
No final deste curso, o formando deverá ser capaz de:
- compreender a importância contextual do conhecimento linguístico e filológico;
- desenvolver competências linguísticas de modo a implementar com sucesso, no seu quotidiano profissional, o novo Acordo Ortográfico;
- conhecer a perspetiva histórica dos acordos ortográficos no século XX;
- refletir sobre a história recente do atual Acordo Ortográfico;
- recensear os principais argumentos e contra-argumentos que constituíram o cerne da discussão pública;
- reconhecer as modificações introduzidas pelo Acordo;
- desenvolver competências linguísticas a partir de exercícios sobre novas grafias;
- refletir sobre as consequências do Acordo nas políticas editoriais;
- apreender as consequências do Acordo na literatura e na lexicografia;
- atualizar conhecimentos no campo da ortografia, com vista ao desenvolvimento de competências no ensino da língua portuguesa.



Conteúdos da Ação:
Módulo 1 - Ortografia (12 horas)
A questão da língua portuguesa: domínios de análise linguística
1. A ortografia: definição e importância do conhecimento filológico e linguístico na abordagem desta questão
2. Evolução da ortografia (fonética, etimológica, etc.)
3. Perspetiva histórica dos acordos ortográficos
4. História recente do Acordo Ortográfico Atual
a) argumentos (fortalecimento do português como língua internacional, abertura do mercado editorial, criação de uma unidade mais forte entre os signatários do acordo, etc.)
b) contra-argumentos (o prestígio da norma do português europeu, obsolescência súbita de livros, consequências nas pronúncias ao longo prazo, condição desleal de concorrência editorial, as ortografias facultativas, etc.)
c) Leitura e análise de alguns dos manifestos e documentos

Módulo 2 - Mudanças na Ortografia (18 horas)
1. O alfabeto e uso de maiúsculas e minúsculas
2. Consoantes não articuladas
3. Acentuação
a) Supressão do acento gráfico
b) Manutenção do acento
c) Uso facultativo do acento
4. Hifenização
a) Supressão do hífen
b) Manutenção do hífen
5. Diferenças que o acordo mantém em vigor
a) Dupla acentuação
b) Dupla grafia
6. Alterações exclusivas da ortografia do português do Brasil
a) Supressão do trema
b) Supressão de acentuação

Módulo 3 - Consequências do Acordo (6 horas)
1. Consequências do Acordo
a) Nas políticas editoriais
b) Na literatura: criatividade versus norma
c) Na lexicografia: abordagem nos dicionários
Módulo 4 (16 horas)
Aplicação da nova norma ortográfica na produção e na revisão de textos.


Metodologia de Trabalho:
Os formandos terão acesso a um módulo prévio de ambientação à plataforma de e-learning.
A ação é lecionada no regime de Ensino a Distância online, em modo de comunicação assíncrono, na modalidade de e-learning. Os formandos acederão aos conteúdos através do acesso a uma sala virtual na plataforma de e-learning da Universidade Aberta, de acordo com o Modelo Pedagógico em vigor na Universidade Aberta.
Os conteúdos a disponibilizar na sala virtual são de tipo teórico e prático. Nos fóruns de debate de cada módulo serão abordados complementarmente estas duas componentes do programa.



Avaliação:
Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:

- EXCELENTE: de 9 a 10 valores
- MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores
- BOM: de 6,5 a 7,9 valores
- REGULAR: de 5 a 6,4 valores
- INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores

Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2011_2012 Tue, 21 Aug 2012 11:13:24 +0000
Laboratório de Escrita Criativa - Nível Introdutório, 2011-2012, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/laboratorio-de-escrita-criativa-20312-dp12.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/laboratorio-de-escrita-criativa-20312-dp12.html
LEC 203_12 Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório)
Coordenação: Luís Carmelo

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas, e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores do Grupo 300.


I - Objetivos

São objetivos deste Laboratório:

- Aprofundar de modo muito pragmático as potencialidades oferecidas pela língua portuguesa, complementando assim o trabalho dos leitores que estão no terreno (e que serão os mediadores por excelência deste projeto).

- Otimizar a expressão individual dos formandos, através da indagação experimental e da exploração dos materiais linguísticos, para melhorar as suas competências comunicacionais na língua portuguesa.

- Proporcionar instrumentos teóricos e sobretudo práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética.

- Estimular os formandos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.).


II - Público-alvo

O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2).

Podem também ser admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso, não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua de professores.

A seleção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo suscetível de reapreciação.

 

III - Duração

O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 28 de fevereiro de 2012, prevendo-se um total de 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas eletrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.


 

IV - Organização de conteúdos

O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) baseia-se em módulos semanais (um Bloco por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.

Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa são os seguintes:

Módulo 1
Espaço, descrição e quadro. Quadro, inventário e seleção. Exercícios.

Módulo 2
Ponto de vista afetivo. Exercícios.

Módulo 3
Descrição de personagens. Espaços íntimos e espaços de escala. Exercícios.

Módulo 4
Descrição de paisagens e de ambientes. Exercícios.

Módulo 5
Tempo, narração, mito e práticas discursivas. Instâncias narrativas, perspetiva, real e ficção. Técnicas de narração: apresentação, complicação e clímax. O plot.

Módulo 6
Desenlaces: possibilidades e problemas. Exercícios.

Módulo 7
O facto: quem, onde e quando, o quê e como. Exercícios.

Módulo 8
Enredo, tema e drama. Exercícios.

Módulo 9
O caso da metáfora e as práticas da autorreferencialidade. Exercícios.

Módulo 10
Práticas poéticas ligadas à imagem e ao ritmo. Exercícios.

 

V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).

VI - Avaliação

A avaliação baseia-se na articulação entre a avaliação sumativa (balanço de capacidades através de prova) e a avaliação contínua (interiorização das competências suscitadas pelos conteúdos).

A realização de um exercício particular – que terá lugar após o derradeiro Bloco do curso – servirá para aferir o modo como as capacidades de aplicação de ferramentas ligadas à descrição, narração e poética se manifestam em cada formando. Este exercício contribui para definir, numa margem de 40%, a classificação final. A aferição contínua dos desempenhos baseia-se nas competências com que os formandos se confrontam ao longo do curso, contribuindo em 60% para a classificação final.

 

VII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 14 de fevereiro de 2012, impreterivelmente.


IX - Coordenação

Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa.



* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2011_2012 Tue, 21 Aug 2012 11:04:55 +0000
MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0, 2011-2012, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/mipl20-materiais-interativos-para-portugues-l2-na-web-20-20212-dp13.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/mipl20-materiais-interativos-para-portugues-l2-na-web-20-20212-dp13.html
MIPL2.0 202_12 MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0

Coordenação: Rui Vaz
Tutoria :
Adelina Moura

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.



I - Objetivos

(i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interativos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet.

(ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo.

(iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, selecionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do CVC.



II - Público-alvo

A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, preferencialmente dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


III - Duração

A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 28 de fevereiro de 2012, prevendo-se 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas.


IV - Organização e conteúdos

A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:

Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina.

Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação (Wordle, Wirenode e MobileStudy)

Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Blogger, Wordpress, Podomatic, PBWorks, Google Sites e Zoho)

Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest)

Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Cmaps Tool)

Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life)

Módulo 6: Avaliação da Oficina



V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).


VI - Avaliação e certificação

. Avaliação pelos formandos

. Avaliação pelo formador

. Avaliação externa

A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica.

Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.


VII - Preço do curso

A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem selecionados.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 14 de fevereiro de 2012, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Instituto Camões.


IX - Coordenação e tutoria

Rui Vaz é coordenador do Centro Virtual Camões, mestre em Ciências da Educação e doutorando da Universidade de Lisboa em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Adelina Moura é doutora em Educação - Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho e mestre em Educação - Supervisão Pedagogica do Ensino do Português.


* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.
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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2011_2012 Tue, 21 Aug 2012 11:00:48 +0000
Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, 2011-2012, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/traducao-e-tecnologias-de-informacao-linguistica-40112-dp16.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/traducao-e-tecnologias-de-informacao-linguistica-40112-dp16.html
TTIL 401_12 Tradução e Tecnologias de Informação Linguística
Coordenação: Prof.ª Doutora Palmira Marrafa
Tutoras: Doutora Raquel Amaro e Doutora Sara Mendes

I - Objetivos

Desenvolvimento de competências com vista ao domínio de métodos e práticas de tradução com recurso a ferramentas linguísticas fiáveis e a tecnologias de gestão, aproveitamento e organização da informação, com particular destaque para as computacionais.

II - Línguas-fonte

Espanhol, Francês e Inglês (em paralelo). Os formandos poderão, se pretenderem, inscrever-se nestas três línguas.

III - Conteúdos programáticos

O curso organiza-se em torno de quatro módulos, que incluem os seguintes tópicos:

Módulo 1 (2 semanas)
Tradução, tradução assistida por computador (TAC) e tradução automática (TA):

fiabilidade;
harmonização;
eficiência.

Módulo 2 (4 semanas)
Tradução e informação

dicionários e enciclopédias online;
glossários bilingues e multilingues online;
corpora paralelos;
bases de dados terminológicas;
redes léxico-conceptuais (generalistas: WordNet, TemaNet; de especialidade: LexTec).

Módulo 3 (3 semanas)
Ferramentas para tradução assistida por computador

sistemas de tradução automática;
sistemas de memórias de tradução;
sistemas de gestão terminológica;
sistemas de localização.

Módulo 4 (9 semanas)
Utilização de ferramentas específicas para tradução assistida por computador (ex. Wordfast)

apresentação geral da ferramenta;
funcionalidades básicas;
criação de bases de dados terminológicas;
criação de memórias de tradução;
tradução e reaproveitamento de tradução;
alinhamento de originais e de traduções anteriores para extração semiautomática de memórias de tradução.

IV - Público-alvo

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que
manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Tradumática.

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação.

A seleção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo suscetível de reapreciação.

V - Duração do curso

O curso terá uma duração de dezoito semanas, a começar no dia 28 de fevereiro de 2012, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.

VI - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos por turma será de trinta e cinco.

VII - Creditação e avaliação final

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos seis créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

Leitura autónoma de materiais - 60 horas;

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas;

Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas;

 

Participação em atividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) -18 horas

VIII - Processo de avaliação

A avaliação dos formandos será feita com base em:

a. Atividades desenvolvidas durante cada um dos módulos;

b. Participação em chats e fóruns;

c. Testes de avaliação relativos aos conhecimentos e/ou competências adquiridas em cada módulo (num total de quatro).

Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (A, B, C, D ou E), caso a avaliação final seja positiva.

Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso.

IX - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

 

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

X - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 14 de fevereiro de 2012, impreterivelmente.


XI – Notas biográficas

Prof.ª Doutora Palmira Marrafa, docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade. Professora nas áreas de Linguística, Linguística Computacional e Engenharia da Tradução. Directora do Programa em Tradução e Interpretação (Mestrado e Doutoramento). Directora do minor em Processamento da Linguagem Natural da Licenciatura em Artes e Humanidades. Coordenadora do Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical.

 

Doutora Raquel Amaro e Doutora Sara Mendes, investigadoras do CLG - Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2011_2012 Tue, 21 Aug 2012 10:56:00 +0000
Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul, 2011-2012, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/estudos-pos-coloniais-atlanticos-sul-10312-dp15.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/estudos-pos-coloniais-atlanticos-sul-10312-dp15.html

103_12 Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul
Coordenação: Roberto Vecchi, Margarida Calafate Ribeiro, Ana Paula Tavares

O Instituto Camões vai lançar a 6.ª edição do curso Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul em regime de formação a distância, com coordenação do Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Director de projectos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha, e da Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/ Faculdade de Economia e responsável pela cátedra IC/Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.

O curso será ministrado exclusivamente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões.


I - Objetivos

1) Analisar as dinâmicas de viagem, colonização, império, resistência e libertação no espaço do Atlântico Sul e das culturas de língua portuguesa nele geradas, a partir dos trânsitos havidos.

2) Definir o espaço de trânsito como um espaço híbrido de gestação e de construção histórica, política e cultural.

 

3) Analisar os processos e os espaços de pós-colonialismo no Atlântico Sul de língua portuguesa.

4) Planificar domínios de pesquisa suscetíveis de seleção e tratamento individuais que se poderão desenvolver, em breve, também no âmbito do Curso Avançado de Estudos Pós-Coloniais atualmente em fase de construção.



II - Conteúdos programáticos

Módulo 1
Fundação do espaço atlântico - os textos do encontro e da fundação.

Módulo 2
Consolidação do espaço atlântico - fluxos e refluxos humanos e culturais.

Módulo 3
A desagregação do império luso-brasileiro e a reconfiguração do espaço atlântico.

Módulo 4
Lusotropicalismo

Módulo 5
Guerras Coloniais, Revolução e descolonização

Módulo 6
Atlânticos do Sul de hoje: pós-colonialismos
e lusofonia.



III - Público-alvo

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Literaturas Africanas em Língua Portuguesa.

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação.

A seleção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo suscetível
de reapreciação.



IV - Duração do curso

O curso terá uma duração de cinco meses, a começar no dia 28 de fevereiro de 2012, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.



V - Número de formandos por turma

O número de formandos por turma será de vinte. Poderão ainda ser admitidos diretamente à turma até 5 alunos da Universidade de Bolonha.



VI - Creditação e avaliação final

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos 6 (seis) créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

Leitura autónoma de materiais - 60 horas;

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas;

Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas; Participação em atividades de avaliação (trabalhos e
/ou testes) -18 horas.



VII - Processo de avaliação

A avaliação dos formandos será feita com base em:

a. Trabalhos ou testes para cada um dos módulos (num total de cinco);

b. Participação em chats e fóruns;

c. Um trabalho final, que implicará o aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos.

Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (escala de A a FX).

Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão
preenchidos no final do curso.



VIII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.



IX - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 14 de fevereiro, impreterivelmente.

De acordo com o regulamento da formação a distância do Instituto Camões, O IC, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


X - Notas biográficas

Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Diretor de projetos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha.

Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro
,
Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia e responsável pela cátedra IC/Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.

Ana Paula Tavares, é angolana, historiadora e poeta. É mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, doutora em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese História, Memória e Identidade: Estudo sobre as sociedades Lunda e Cokwe de Angola e tem trabalhado em variadíssimos projectos de investigaçao e educacionais. Tem várias publicaçoes nas suas áreas de especialiadade. É poeta, considerada uma das grandes vozes poética femininas de Angola, tendo já recebido vários prémios de grande prestígio.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2011_2012 Tue, 21 Aug 2012 10:50:35 +0000
Cultura Portuguesa Contemporânea, 2011-2012, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/cultura-portuguesa-contemporanea-10212-dp18.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/cultura-portuguesa-contemporanea-10212-dp18.html

102_12 Curso de Pós-Graduação em Cultura Portuguesa Contemporânea: tempos, factos e autores
Coordenação: Maria Cardeira da Silva
Tutoria:
Maria José Fazenda, Nuno Sena, Carlos Pimenta, João Amaro Correia, António Silveira Gomes, Rita Filipe, Paulo Lima,  Cristina L. Duarte, Lúcia Marques e Sérgio Azevedo

O curso de especialização pós-graduado a distância Cultura Portuguesa Contemporânea: tempos, factos e autores corresponde a um total de 20 ECTS, certificados pela Universidade Aberta, desenvolve-se ao longo de dois semestres, os estudantes frequentando 10 unidades curriculares obrigatórias.

I - Objetivos

O curso pós-graduado tem como objetivo dar uma visão multidisciplinar e transversal da conjuntura histórico-artística da sociedade portuguesa do pós-25 de Abril de 1974. Assim, a Cultura Portuguesa Contemporânea organiza-se em torno das seguintes áreas, designadas por módulos: Património, Arquitetura, Artes Plásticas, Fotografia, Cinema, Teatro, Dança, Música e Design & Moda.

No final da sua formação, o estudante deverá ser capaz de:

- Aprofundar conhecimentos especializados sobre os tempos, os factos e os autores da cultura portuguesa contemporânea.

- Dominar abordagens e metodologias, desenvolvidas nas áreas da cultura portuguesa de Património, Arquitetura, Artes Plásticas, Fotografia, Cinema, Teatro, Dança, Música, Design & Moda, aplicadas a um objeto comum.

- Integrar conhecimentos sobre os tempos, os factos e os autores da cultura portuguesa contemporânea, lidar com questões complexas daí decorrentes e desenvolver soluções, resultando no acesso a um mapa atual da cultura artística contemporânea e no contacto com os seus protagonistas e ideias fundamentais.

- Desenvolver uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo, atualizando em permanência o mapa da cultura artística contemporânea portuguesa.


II - Organização

O primeiro semestre pretende habilitar os estudantes com conhecimentos considerados estruturantes e basilares nas áreas de Património, Arquitetura, Cinema e Teatro. Neste sentido, contém uma unidade curricular para cada uma das áreas, bem como uma unidade curricular introdutória.

Nas unidades curriculares de segundo semestre, desenvolver-se-ão as áreas de Artes Plásticas, Fotografia, Música, Design & Moda.

Este curso de formação conforma-se às orientações e princípios da Declaração de Bolonha, no que respeita à sua estrutura e creditação e é lecionado em regime de ensino a distância com recurso a plataforma de e-learning.

A organização do trabalho em unidades curriculares semestrais permite uma maior flexibilidade e favorece a mobilidade do estudante no espaço europeu do ensino superior.

As unidades curriculares que compõem o curso correspondem a 2 ECTS cada. Nelas, os estudantes dedicarão grande parte do seu tempo quer à realização de estudo autónomo quer à aprendizagem colaborativa que se apoia em ferramentas web e fóruns de discussão. Neste sentido, e em termos médios para uma unidade curricular de 2 ECTS, o volume total de trabalho é distribuído da seguinte forma:

Estudo autónomo – 14 horas

Estudo em interação on-line (ferramentas web, discussão de conteúdos em fórum) – 14 horas

Tutoria a distância – 10 horas

Elaboração de trabalhos formativos e relatórios – 10 horas

Avaliação – 4 horas


III - Metodologia

A organização curricular proposta para o Curso Pós-Graduado constitui uma formação especializada que visa responder às necessidades de formação específica na área da Cultura Portuguesa Contemporânea.

As competências no âmbito técnico/científico encontram-se alicerçadas numa formação já adquirida pelo estudante num 1º ciclo. Nesta formação de pós-graduação, o formando contacta com um corpo de conhecimento que pode aferir e discutir com um tutor especializado, através de fóruns de discussão, de chats e de email, desenvolvendo-os e aprofundando-os, com vista à constituição de uma base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação, de fruição e de trabalho nas zonas de programação e produção cultural, concretizando-se na comunicação das suas conclusões.

As unidades curriculares que compõem o curso são disponibilizadas progressivamente, de modo a que o formando realize cada uma após o término da anterior realize cada uma após o término da anterior:

- 1º Semestre: Módulo Introdutório, Património, Arquitetura, Cinema, Teatro.

- 2º Semestre: Artes Plásticas, Fotografia, Dança, Música, Design & Moda.

A organização proposta, distribuída por dois semestres e respetivas unidades curriculares, permite aos formandos desenvolver as competências gerais previstas para este curso.


IV - Conteúdos programáticos

Os conteúdos fornecidos online privilegiam uma dupla análise histórica e crítica, num balanço entre a factualização e uma discursividade autoral múltipla, que se estende ao equilíbrio entre os suportes audiovisuais e os de texto, entre uma linguagem clara e de fácil compreensão e a profundidade e complexidade dos conteúdos. Tutores especializados são responsáveis pelas várias áreas, com a coordenação científica de Maria Cardeira da Silva.

O curso é constituído por dez módulos:

Módulo introdutório – Maria Cardeira da Silva

Dança: Maria José Fazenda

Património: Maria Cardeira da Silva

Cinema: Nuno Sena

Teatro: Carlos Pimenta

Arquitetura: João Amaro Correia

Moda e Design: Paulo Lima, Rita Filipe e Cristina L. Duarte

Fotografia: Lúcia Marques

Música: Sérgio Azevedo

Artes Plásticas: Lúcia Marques


V - Público-alvo

O curso destina-se a licenciados (ou 1º ciclo de Bolonha), portugueses ou estrangeiros, prioritariamente residentes no estrangeiro, com curricula vitae que, uma vez apreciados pelo Instituto Camões, este considere como adequados a seguir esta formação.

O curso pretende responder às crescentes necessidades de uma oferta que seja transversal e multidisciplinar, englobando as várias áreas artísticas da cultura contemporânea portuguesa. O Instituto Camões, através do seu programa de formação a distância, tem contribuído para qualificar um público adulto, residente no estrangeiro, muitas vezes já integrado na vida ativa, que de outra forma não poderia frequentar um curso superior. Neste âmbito, espera-se que a frequência do curso proposto vá ao encontro de necessidades profissionais de leitores, docentes, jornalistas, programadores e produtores culturais.

O público visado poderá exercer, preferencialmente, a sua ação em:

  • Instituições de ensino.
  • Organismos de intervenção social e ação cultural.
  • Comunicação social.
  • Indústrias da cultura.

A seleção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.



VI - Duração

O curso terá uma duração de dois semestres:

1º semestre: início dia 28 de fevereiro de 2012

2º semestre: início em setembro de 2012

Prevê-se um total de 336 (trezentos e trinta e seis) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.



VII - Número de formandos

O número de formandos será de vinte.


VIII -
Certificação e avaliação final

A certificação da globalidade do curso pós-graduado só será atribuída aos formandos que concluírem com aproveitamento todos os módulos dos dois semestres que o constituem. Pela emissão do certificado final ou certificados parciais serão devidos emolumentos à Universidade Aberta (cujo valor é fixado anualmente pelos órgãos competentes da UAb).



IX - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 350 (trezentos e cinquenta euros) por cada semestre (700 no total dos 2 semestres). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


X - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 14 de fevereiro de 2012, impreterivelmente.
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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2011_2012 Tue, 21 Aug 2012 10:42:26 +0000
Português para Negócios, 2011-2012, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/portugues-para-negocios-ed2-dp21.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/portugues-para-negocios-ed2-dp21.html

Português para Negócios / Portuguese language in the business world
2011-2012, 2.º Semestre
Coordenação e tutoria: Mónica Pereira

O Instituto Camões vai promover a 2.ª Edição do Curso - A Língua Portuguesa no Mundo dos Negócios, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Mónica Pereira, com tutoria da mesma.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual do Instituto Camões.


Nota:
Os objetivos de aprendizagem e a estruturação os conteúdos poderão vir a ser ajustados de acordo com o ritmo de aprendizagem dos formandos.



1 - Finalidade

Dar a conhecer e trabalhar terminologia e procedimentos específicos linguísticos e culturais para operar no campo dos negócios.

Espera-se que os alunos, no final do Curso, atinjam o nível B1 + do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.


2 - Público-alvo

O Curso destina-se a participantes que desejem desenvolver a sua competência comunicativa em português, com interesse específico no campo dos negócios. Os participantes devem possuir um conhecimento intermédio da língua portuguesa, que se traduz em ser capaz de produzir um discurso coerente sobre questões familiares ou de interesse pessoal.


3 - Organização e metodologia

O curso estrutura-se em 2 módulos semanais.

Prevê-se que os participantes despendam 6 horas por semana nas diversas atividades do curso que serão colocadas na plataforma:

  • trabalho autónomo: leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso;
  • trabalho autónomo: práticas de escrita segundo modelos normativos relativos à área dos negócios;
  • trabalho conjunto: participação em chats e forums, com vista à mobilização de competências comunicativas, pragmática, discursiva e estratégica;
  • execução de tarefas, incluindo exercícios que levem o formando a tomar consciência do funcionamento da língua.



4 - Avaliação

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

  • realização de trabalhos ou testes para cada módulo que compõem o curso, demonstrando auto-regulação dos conhecimentos;
  • participação em chats e fóruns - exposição de dúvidas oportunas e pertinentes nos mesmos;
  • apresentação de um glossário com terminologia específica da área dos negócios no final de cada módulo;
  • trabalho final que implicará a aquisição de conhecimentos relativos a todos os módulos do curso em interação com outros conhecimentos já adquiridos.



5 - Número de participantes

O número de formandos por turma será de 25 (vinte).



6 - Calendarização

Inscrições: até 14 de fevereiro de 2012

Pagamento da inscrição: até 26 de fevereiro de 2012

Início do Curso: 28 de fevereiro de 2012

Duração: 8 semanas (2 meses)



7 - Propina de inscrição

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

8 - Seleção

O Instituto Camões será responsável pela seleção dos candidatos.


9 - Requisitos

Os candidatos deverão possuir:


. Internet

. Um computador multimédia

. Auscultadores e um microfone

. Instalação do programa skype no computador (A instalação é gratuita a partir de www.skype.com)



10 - Certificação

Os participantes deste curso que desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (SCAPLE) para obtenção do Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE).

Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm
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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2011_2012 Tue, 21 Aug 2012 10:34:31 +0000
Português para Estrangeiros, nível 3, 2011-2012, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/portugues-para-estrangeiros-nivel-3-30412-dp18.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/portugues-para-estrangeiros-nivel-3-30412-dp18.html
PFFN3

304_12 Português para Estrangeiros, nível 3 (B2)
2011-2012, 2.º Semestre
Coordenação: Fernanda Barrocas

O Instituto Camões vai promover o nível 3 do Curso de Português Língua Estrangeira,no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Fernanda Barrocas, do Gabinete de Apoio Pedagógico do Instituto Camões.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual do Instituto Camões.


1 - Finalidade

Tendo em conta que se trata de um curso a distância, pretende-se dar a oportunidade a todos os cidadãos estrangeiros de aprender Português, conhecer Portugal e a sua cultura, atingindo públicos-alvo que de outro modo estariam impossibilitados de o fazer.

É também finalidade deste curso estimular a comunicação entre os diversos participantes, no sentido de proporcionar experiências de interculturalidade.


Espera-se que os alunos, no final do Curso, atinjam o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.


2 - Público-alvo

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português e que possuam da língua um conhecimento elementar que se traduz em ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre questões familiares ou de interesse pessoal.


3 - Organização e metodologia

O curso estrutura-se em módulos semanais.

Prevê-se que os participantes despendam 8 horas por semana nas diversas atividades do curso:

i) Trabalho autónomo: Leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; execução de tarefas e exercícios vários, incluindo gramaticais, do manual ou de outros colocados na plataforma.

ii) Trabalho com o tutor: 30 minutos por semana de interação oral com o respetivo tutor; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes



4 - Avaliação

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

1. Realização de trabalhos ou testes para cada módulo que compõem o curso

2. Participação em chats e fóruns

3. Trabalho final que implicará a aquisição de conhecimentos relativos a todos os módulos do curso em interação com outros conhecimentos já adquiridos.



5 - Número de participantes

O número de formandos por turma será de 25 (vinte).



6 - Calendarização

Inscrições: até 14 de fevereiro de 2012

Pagamento da inscrição: até 26 de fevereiro de 2012

Início do Curso: 28 de fevereiro de 2012

Duração: 4 meses



7 - Propina de inscrição

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

8 - Seleção

O Instituto Camões será responsável pela seleção dos candidatos.


9 - Requisitos

Os candidatos deverão possuir:

. Internet

. Um computador multimédia

. Auscultadores e um microfone

. Instalação do programa skype no computador (A instalação é gratuita a partir de www.skype.com)

. O manual Português XXI, nível 3 (livro do aluno, caderno de exercícios e o CD áudio)

Haverá 20% de desconto na compra do referido material à Editora Lidel.

Para mais informações, consulte, por favor, depinternacional@lidel.pt

Os contactos com a editora deverão ser feitos pelos participantes.


10 - Certificação

Os participantes deste curso que desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (SCAPLE) para obtenção do Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE).


Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm
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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2011_2012 Tue, 21 Aug 2012 10:31:51 +0000
Portuguese for Foreigners, level 1, 2011-2012, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/portuguese-for-foreigners-level-1-30212-85806-dp13.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/portuguese-for-foreigners-level-1-30212-85806-dp13.html
PFFN1

302_12 Portuguese for Foreigners, level 1 (A2)
2011-2012, 2nd Semester
Coordinator: Fernanda Barrocas


The Institute Camões is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 1. This course is coordinated by Fernanda Barrocas, Instituto Camões. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see 6. below).


1 - Objectives

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning, it is expected that those taking part in it will achieve the A2 level.
 

2 - Participants

The course is aimed at those who want to learn Portuguese and have no prior knowledge of this language.

 

3 - Number of participants

20.

4 - Duration

The course will last for four months, beginning February 28. 2012.

5 - Details

The online course is structured around weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:
- Reading and listening to material related to a certain unit;
- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.

2. Work with the tutor:
- Participation in chats;
- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;
- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.

Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

 

6 - Requirements

Candidates must have:
- broadband Internet;
- a multimedia computer;
- headphones and a microphone or a headset;
- Skype installed on their computers (free download at
www.skype.com);
- Português XXI, level 1, Student Book (textbook);
- the respective exercise book and audio CD;
- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.

Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at
//-->depinternacional@lidel.pt. The Instituto Camões itself will not establish these contacts.

7- Fee

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.

 

8 - Selection

The Instituto Camões will be fully responsible for the selection of the candidates.


9 - Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm


10 - Application

Candidates must fill in an application form until February 14. 2012.

 

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2011_2012 Tue, 21 Aug 2012 10:30:09 +0000
Portuguese for Foreigners, level 2, 2011-2012, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/portuguese-for-foreigners-level-2-30312-dp15.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2011-2012/portuguese-for-foreigners-level-2-30312-dp15.html
PFFN2 303_12 Portuguese for Foreigners, level 2 (B1)
2011-2012, 2nd Semester
Coordinator: Fernanda Barrocas


The Institute Camões is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 2. This course is coordinated by Fernanda Barrocas, Instituto Camões. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see 6. below).



1 - Objectives

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning, it is expected that those taking part in it will achieve the B1 level.

2 - Participants

The course is aimed at those who want to further their knowledge of the Portuguese language. It is expected that participants can: understand sentences and frequently used expressions related to areas of most immediate relevance (e.g. very basic personal and family information, shopping, local geography, employment); can communicate in simple and routine tasks requiring a simple and direct exchange of information on familiar and routine matters; can describe in simple terms aspects of his/her background, immediate environment and matters in areas of immediate need.

3 - Number of participants

20.

4 - Duration

The course will last for four months, beginning February 28. 2012.

5 - Details

The online course is structured around weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:
- Reading and listening to material related to a certain unit;
- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.

2. Work with the tutor:
- Participation in chats;
- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;
- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.

Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

6 - Requirements

Candidates must have:
- broadband Internet;
- a multimedia computer;
- headphones and a microphone or a headset;
- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);
- Português XXI, level 2, Student Book (textbook);
- the respective exercise book and audio CD;
- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.

Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at depinternacional@lidel.pt. The Instituto Camões itself will not establish these contacts.

7- Fee

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.

8 - Selection

The Instituto Camões will be fully responsible for the selection of the candidates.

9 - Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm

10 - Application

Candidates must fill in an application form until February 14. 2012.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2011_2012 Tue, 21 Aug 2012 10:28:42 +0000