A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa, 2011-2012, 2S

A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa

 

Nº de Registo de Certificação: CCPFC/ACC-61298/09
Modalidade: e-Learning
ECTS / Horas: 2 ECTS / 52 Horas
Semestre / Ano Letivo: 2º Semestre - Ano Letivo 2011-2012
Docente: Isabel Seara / Isabel Falé
Data de Início: 10/04/2012
Candidaturas: até 01/04/2012
Custo: 2 ECTS: 120
(No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., o custo é de 100, sendo o restante suportado pelo IC, I.P.)

Este curso é realizado em colaboração com a Universidade Aberta.


Sinopse:
A concretização da aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (doravante AOLP), ratificado em 2008 pela Assembleia da República, impõe um conjunto de ações de divulgação, formação e atualização de todos os professores, e não apenas dos professores de língua Portuguesa.
Esta ação de formação e atualização visa uma abordagem pragmática das questões decorrentes da aplicação do AOLP, atendendo também a aspetos de enquadramento das modificações internas e externas ao próprio documento, no propósito de fornecer, com a relevância necessária, a explicação política, histórica e linguística que subjazem ao presente Acordo Ortográfico ratificado em 1991.



Destinatários:
Docentes do básico e secundário prioritariamente das seguintes áreas:
- Português e Estudos Sociais/História - 200
- Português e Francês - 210
- Português e Inglês - 220
- Português - 300



Objetivos:
No final deste curso, o formando deverá ser capaz de:
- compreender a importância contextual do conhecimento linguístico e filológico;
- desenvolver competências linguísticas de modo a implementar com sucesso, no seu quotidiano profissional, o novo Acordo Ortográfico;
- conhecer a perspetiva histórica dos acordos ortográficos no século XX;
- refletir sobre a história recente do atual Acordo Ortográfico;
- recensear os principais argumentos e contra-argumentos que constituíram o cerne da discussão pública;
- reconhecer as modificações introduzidas pelo Acordo;
- desenvolver competências linguísticas a partir de exercícios sobre novas grafias;
- refletir sobre as consequências do Acordo nas políticas editoriais;
- apreender as consequências do Acordo na literatura e na lexicografia;
- atualizar conhecimentos no campo da ortografia, com vista ao desenvolvimento de competências no ensino da língua portuguesa.



Conteúdos da Ação:
Módulo 1 - Ortografia (12 horas)
A questão da língua portuguesa: domínios de análise linguística
1. A ortografia: definição e importância do conhecimento filológico e linguístico na abordagem desta questão
2. Evolução da ortografia (fonética, etimológica, etc.)
3. Perspetiva histórica dos acordos ortográficos
4. História recente do Acordo Ortográfico Atual
a) argumentos (fortalecimento do português como língua internacional, abertura do mercado editorial, criação de uma unidade mais forte entre os signatários do acordo, etc.)
b) contra-argumentos (o prestígio da norma do português europeu, obsolescência súbita de livros, consequências nas pronúncias ao longo prazo, condição desleal de concorrência editorial, as ortografias facultativas, etc.)
c) Leitura e análise de alguns dos manifestos e documentos

Módulo 2 - Mudanças na Ortografia (18 horas)
1. O alfabeto e uso de maiúsculas e minúsculas
2. Consoantes não articuladas
3. Acentuação
a) Supressão do acento gráfico
b) Manutenção do acento
c) Uso facultativo do acento
4. Hifenização
a) Supressão do hífen
b) Manutenção do hífen
5. Diferenças que o acordo mantém em vigor
a) Dupla acentuação
b) Dupla grafia
6. Alterações exclusivas da ortografia do português do Brasil
a) Supressão do trema
b) Supressão de acentuação

Módulo 3 - Consequências do Acordo (6 horas)
1. Consequências do Acordo
a) Nas políticas editoriais
b) Na literatura: criatividade versus norma
c) Na lexicografia: abordagem nos dicionários
Módulo 4 (16 horas)
Aplicação da nova norma ortográfica na produção e na revisão de textos.


Metodologia de Trabalho:
Os formandos terão acesso a um módulo prévio de ambientação à plataforma de e-learning.
A ação é lecionada no regime de Ensino a Distância online, em modo de comunicação assíncrono, na modalidade de e-learning. Os formandos acederão aos conteúdos através do acesso a uma sala virtual na plataforma de e-learning da Universidade Aberta, de acordo com o Modelo Pedagógico em vigor na Universidade Aberta.
Os conteúdos a disponibilizar na sala virtual são de tipo teórico e prático. Nos fóruns de debate de cada módulo serão abordados complementarmente estas duas componentes do programa.



Avaliação:
Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:

- EXCELENTE: de 9 a 10 valores
- MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores
- BOM: de 6,5 a 7,9 valores
- REGULAR: de 5 a 6,4 valores
- INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores

Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada.