Cultura Portuguesa Contemporânea, 2011-2012, 2S

102_12 Curso de Pós-Graduação em Cultura Portuguesa Contemporânea: tempos, factos e autores
Coordenação: Maria Cardeira da Silva
Tutoria:
Maria José Fazenda, Nuno Sena, Carlos Pimenta, João Amaro Correia, António Silveira Gomes, Rita Filipe, Paulo Lima,  Cristina L. Duarte, Lúcia Marques e Sérgio Azevedo

O curso de especialização pós-graduado a distância Cultura Portuguesa Contemporânea: tempos, factos e autores corresponde a um total de 20 ECTS, certificados pela Universidade Aberta, desenvolve-se ao longo de dois semestres, os estudantes frequentando 10 unidades curriculares obrigatórias.

I - Objetivos

O curso pós-graduado tem como objetivo dar uma visão multidisciplinar e transversal da conjuntura histórico-artística da sociedade portuguesa do pós-25 de Abril de 1974. Assim, a Cultura Portuguesa Contemporânea organiza-se em torno das seguintes áreas, designadas por módulos: Património, Arquitetura, Artes Plásticas, Fotografia, Cinema, Teatro, Dança, Música e Design & Moda.

No final da sua formação, o estudante deverá ser capaz de:

- Aprofundar conhecimentos especializados sobre os tempos, os factos e os autores da cultura portuguesa contemporânea.

- Dominar abordagens e metodologias, desenvolvidas nas áreas da cultura portuguesa de Património, Arquitetura, Artes Plásticas, Fotografia, Cinema, Teatro, Dança, Música, Design & Moda, aplicadas a um objeto comum.

- Integrar conhecimentos sobre os tempos, os factos e os autores da cultura portuguesa contemporânea, lidar com questões complexas daí decorrentes e desenvolver soluções, resultando no acesso a um mapa atual da cultura artística contemporânea e no contacto com os seus protagonistas e ideias fundamentais.

- Desenvolver uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo, atualizando em permanência o mapa da cultura artística contemporânea portuguesa.


II - Organização

O primeiro semestre pretende habilitar os estudantes com conhecimentos considerados estruturantes e basilares nas áreas de Património, Arquitetura, Cinema e Teatro. Neste sentido, contém uma unidade curricular para cada uma das áreas, bem como uma unidade curricular introdutória.

Nas unidades curriculares de segundo semestre, desenvolver-se-ão as áreas de Artes Plásticas, Fotografia, Música, Design & Moda.

Este curso de formação conforma-se às orientações e princípios da Declaração de Bolonha, no que respeita à sua estrutura e creditação e é lecionado em regime de ensino a distância com recurso a plataforma de e-learning.

A organização do trabalho em unidades curriculares semestrais permite uma maior flexibilidade e favorece a mobilidade do estudante no espaço europeu do ensino superior.

As unidades curriculares que compõem o curso correspondem a 2 ECTS cada. Nelas, os estudantes dedicarão grande parte do seu tempo quer à realização de estudo autónomo quer à aprendizagem colaborativa que se apoia em ferramentas web e fóruns de discussão. Neste sentido, e em termos médios para uma unidade curricular de 2 ECTS, o volume total de trabalho é distribuído da seguinte forma:

Estudo autónomo – 14 horas

Estudo em interação on-line (ferramentas web, discussão de conteúdos em fórum) – 14 horas

Tutoria a distância – 10 horas

Elaboração de trabalhos formativos e relatórios – 10 horas

Avaliação – 4 horas


III - Metodologia

A organização curricular proposta para o Curso Pós-Graduado constitui uma formação especializada que visa responder às necessidades de formação específica na área da Cultura Portuguesa Contemporânea.

As competências no âmbito técnico/científico encontram-se alicerçadas numa formação já adquirida pelo estudante num 1º ciclo. Nesta formação de pós-graduação, o formando contacta com um corpo de conhecimento que pode aferir e discutir com um tutor especializado, através de fóruns de discussão, de chats e de email, desenvolvendo-os e aprofundando-os, com vista à constituição de uma base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação, de fruição e de trabalho nas zonas de programação e produção cultural, concretizando-se na comunicação das suas conclusões.

As unidades curriculares que compõem o curso são disponibilizadas progressivamente, de modo a que o formando realize cada uma após o término da anterior realize cada uma após o término da anterior:

- 1º Semestre: Módulo Introdutório, Património, Arquitetura, Cinema, Teatro.

- 2º Semestre: Artes Plásticas, Fotografia, Dança, Música, Design & Moda.

A organização proposta, distribuída por dois semestres e respetivas unidades curriculares, permite aos formandos desenvolver as competências gerais previstas para este curso.


IV - Conteúdos programáticos

Os conteúdos fornecidos online privilegiam uma dupla análise histórica e crítica, num balanço entre a factualização e uma discursividade autoral múltipla, que se estende ao equilíbrio entre os suportes audiovisuais e os de texto, entre uma linguagem clara e de fácil compreensão e a profundidade e complexidade dos conteúdos. Tutores especializados são responsáveis pelas várias áreas, com a coordenação científica de Maria Cardeira da Silva.

O curso é constituído por dez módulos:

Módulo introdutório – Maria Cardeira da Silva

Dança: Maria José Fazenda

Património: Maria Cardeira da Silva

Cinema: Nuno Sena

Teatro: Carlos Pimenta

Arquitetura: João Amaro Correia

Moda e Design: Paulo Lima, Rita Filipe e Cristina L. Duarte

Fotografia: Lúcia Marques

Música: Sérgio Azevedo

Artes Plásticas: Lúcia Marques


V - Público-alvo

O curso destina-se a licenciados (ou 1º ciclo de Bolonha), portugueses ou estrangeiros, prioritariamente residentes no estrangeiro, com curricula vitae que, uma vez apreciados pelo Instituto Camões, este considere como adequados a seguir esta formação.

O curso pretende responder às crescentes necessidades de uma oferta que seja transversal e multidisciplinar, englobando as várias áreas artísticas da cultura contemporânea portuguesa. O Instituto Camões, através do seu programa de formação a distância, tem contribuído para qualificar um público adulto, residente no estrangeiro, muitas vezes já integrado na vida ativa, que de outra forma não poderia frequentar um curso superior. Neste âmbito, espera-se que a frequência do curso proposto vá ao encontro de necessidades profissionais de leitores, docentes, jornalistas, programadores e produtores culturais.

O público visado poderá exercer, preferencialmente, a sua ação em:

  • Instituições de ensino.
  • Organismos de intervenção social e ação cultural.
  • Comunicação social.
  • Indústrias da cultura.

A seleção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.



VI - Duração

O curso terá uma duração de dois semestres:

1º semestre: início dia 28 de fevereiro de 2012

2º semestre: início em setembro de 2012

Prevê-se um total de 336 (trezentos e trinta e seis) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.



VII - Número de formandos

O número de formandos será de vinte.


VIII -
Certificação e avaliação final

A certificação da globalidade do curso pós-graduado só será atribuída aos formandos que concluírem com aproveitamento todos os módulos dos dois semestres que o constituem. Pela emissão do certificado final ou certificados parciais serão devidos emolumentos à Universidade Aberta (cujo valor é fixado anualmente pelos órgãos competentes da UAb).



IX - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 350 (trezentos e cinquenta euros) por cada semestre (700 no total dos 2 semestres). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


X - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 14 de fevereiro de 2012, impreterivelmente.