Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, 2011-2012, 1S
Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Curso de Formação, com a duração de 75 horas e é creditado com 3 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.
1) Refletir sobre realidades socioculturais eliterárias na África contemporânea.
3) Adequar leituras e tópicos de discussão propostos aos interesses individuais. 4) Discutir projetos individuais sobre estas matérias. Módulo 1
O curso de formação destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*), residentes no estrangeiro ou em Portugal.
Podem também ser admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso, não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua de professores. A seleção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo suscetível de reapreciação. O curso terá uma duração de 75 horas, a começar no dia 19 de outubro de 2011, com interrupção na época natalícia. O trabalho dos formandos pressupõe:
- leitura autónoma de materiais: 20 horas; - trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos, bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos: 35 horas; - participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat): 8 horas; - participação em atividades de avaliação (trabalhos e/ou testes por módulo): 12 horas. V - Número de formandos por turma O número máximo de formandos por turma será de vinte e cinco. O regime de avaliação concretiza-se através da avaliação sumativa e da avaliação contínua.
A avaliação contínua corresponde a 60% da classificação final, sendo encontrada pela atribuição de uma classificação quantitativa de 1 a 10 valores, ponderada entre trabalhos, participação em fóruns, participação em Chats. A Avaliação sumativa corresponde a 40% da classificação final, sendo encontrada pela atribuição de uma classificação quantitativa de 1 a 10, referente à realização de um Trabalho final. A frequência do curso implica o pagamento de 270 EUR (duzentos e setenta euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso. De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.
VIII - Processo de candidatura Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 9 de outubro de 2011, impreterivelmente.
Coordenação da Professora Doutora Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho, Doutorada em Estudos Portugueses, com Agregação em Literaturas Africanas, Docente no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e tutoria de Susete Albino (Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira pela Universidade Nova de Lisboa). |