Aprender a ler http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013-dp4.html Sun, 08 Jun 2025 22:05:10 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-pt naoresponder.plataforma.cvc@fbapps.pt (Centro Virtual Camões) Português para Estrangeiros, Nível C1, 2012-2013, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/portugues-para-estrangeiros-nivel-c1-2012-2013-2s-dp23.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/portugues-para-estrangeiros-nivel-c1-2012-2013-2s-dp23.html

Formação a distância - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

312_13 Português para Estrangeiros, nível C1

2012-2013 | 2.º Semestre

Coordenação: Joana Rosário

Tutoras: Ana Santos e Lúcia Mascarenhas

O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P) promove o Curso de Português Língua Estrangeira, nível C1, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Joana Rosário, da Divisão de Programação, Formação e Certificação, Direção de Serviços de Língua e Cultura.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual Camões.

 
Finalidade:

Pretende-se divulgar a língua e a cultura portuguesas, permitindo a todos os cidadãos estrangeiros aprender Português na sua variante europeia.

No final do curso, os aprendentes devem ser capazes de comunicar, oralmente e por escrito, com fluência, de forma organizada e bem estruturada, dominando mecanismos de coesão do discurso. Espera-se que os aprendentes sejam capazes de compreender textos longos e complexos, identificando sentidos implícitos. Devem ainda ser capazes de ler e interpretar de forma crítica textos literários e não literários, reconhecendo expressões idiomáticas e referências culturais.

 
Público-alvo:

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português europeu. Os aprendentes devem possuir um conhecimento bastante razoável da língua que se traduz em ser capaz de comunicar com alguma espontaneidade. Devem ser capazes de compreender as ideias principais em textos com alguma complexidade. Devem ser ainda capazes de comunicar, oralmente e por escrito, sobre temas variados e da atualidade.

 

Organização e metodologia:

O curso estrutura-se em doze módulos e que serão disponibilizados ao longo de doze semanas. Prevê-se que os participantes despendam cerca de oito horas por semana nas diversas atividades do curso e que consistem resumidamente em:

i) Trabalho autónomo: leitura e audição de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; realização de diversas atividades e de exercícios gramaticais. Os alunos têm ainda a oportunidade de utilizar os recursos disponíveis no sítio do Centro Virtual Camões.

ii) Trabalho com o tutor: cerca de 30 minutos por semana de interação oral com a tutora; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.

 

Avaliação:

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

1. Realização de, pelo menos, dez atividades de autoavaliação das doze que compõem o curso.

Sugerimos que os aprendentes consultem antes as referências apresentadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas antes de escolherem o curso que pretendem frequentar. Podem mudar de curso durante as duas primeiras semanas, se assim o entenderem ou por sugestão da tutora. Para mais informações, consultar o seguinte endereço:

http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/european-language-levels-cefr
 

Número de participantes:

O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).

 

Calendarização:

Inscrições: até 17 de fevereiro de 2013

Pagamento da inscrição: de 19 a 24 de fevereiro de 2013

Início do Curso: 26 de fevereiro de 2013

 

Propina de inscrição:

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 

Seleção

Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos.

 

Requisitos

Os candidatos deverão possuir:

. Internet;

. Um computador multimédia;

. Auscultadores e um microfone;

. Instalação do programa Skype no computador (a instalação é gratuita a partir de www.skype.com);

 
Certificação

Aos participantes deste curso que o frequentem com aproveitamento será atribuído um certificado de aproveitamento. Caso desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (CAPLE) para obtenção do Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira (DIPLE), para o qual o curso serve de preparação.

Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2012_2013 Mon, 03 Feb 2014 13:04:17 +0000
Português para Estrangeiros, Nível B2, 2012-2013, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/portugues-para-estrangeiros-nivel-b2-2012-2013-2s-dp21.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/portugues-para-estrangeiros-nivel-b2-2012-2013-2s-dp21.html

Formação a distância - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

311_13 Português para Estrangeiros, nível B2

2012-2013 | 2.º Semestre

Coordenação: Joana Rosário

Tutoras: Joana Câmara e Sandra Torrado Pires

O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P) promove o Curso de Português Língua Estrangeira, nível B2, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Joana Rosário, da Divisão de Programação, Formação e Certificação, Direção de Serviços de Língua e Cultura.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual Camões.

 
Finalidade:

Pretende-se divulgar a língua e a cultura portuguesas, permitindo a todos os cidadãos estrangeiros aprender Português na sua variante europeia.

Os aprendentes devem ser capazes de comunicar de forma clara e espontânea sobre assuntos relacionados com os seus centros de interesse, assim como compreender textos com alguma complexidade, explicando pontos de vistas. No final do curso, espera-se que os alunos atinjam o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QERC).

O curso permite ainda promover a comunicação entre os diferentes participantes, no sentido de lhes proporcionar experiências ricas de interculturalidade.

 
Público-alvo:

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português europeu. Os aprendentes devem possuir um conhecimento elementar da língua que se traduz em ser capaz de produzir, oralmente e por escrito, um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal. Devem ainda ser capazes de compreender as questões principais de assuntos conhecidos, desde que seja usada uma linguagem clara.

 

Organização e metodologia:

O curso estrutura-se em doze módulos e que serão disponibilizados ao longo de doze semanas. Prevê-se que os participantes despendam cerca de oito horas por semana nas diversas atividades do curso e que consistem resumidamente em:

i) Trabalho autónomo: leitura e audição de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; realização de diversas atividades e de exercícios gramaticais. Os alunos têm ainda a oportunidade de utilizar os recursos disponíveis no sítio do Centro Virtual Camões.

ii) Trabalho com o tutor: cerca de 30 minutos por semana de interação oral com a tutora; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.

 

Avaliação:

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

1. Realização de, pelo menos, dez atividades de autoavaliação das doze que compõem o curso.

 

Sugerimos que os aprendentes consultem antes as referências apresentadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas antes de escolherem o curso que pretendem frequentar. Podem mudar de curso durante as duas primeiras semanas, se assim o entenderem ou por sugestão da tutora. Para mais informações, consultar o seguinte endereço:

http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/european-language-levels-cefr

 

Número de participantes:

O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).

 

Calendarização:

Inscrições: até 17 de fevereiro de 2013

Pagamento da inscrição: de 19 a 24 de fevereiro de 2013

Início do Curso: 26 de fevereiro de 2013

 

Propina de inscrição:

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 

Seleção

Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos.

 

Requisitos

Os candidatos deverão possuir:

. Internet;

. Um computador multimédia;

. Auscultadores e um microfone;

. Instalação do programa Skype no computador (a instalação é gratuita a partir de www.skype.com);

 
Certificação

Aos participantes deste curso que o frequentem com aproveitamento será atribuído um certificado de aproveitamento. Caso desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (CAPLE) para obtenção do Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE), para o qual o curso serve de preparação.

Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2012_2013 Mon, 03 Feb 2014 13:04:05 +0000
Português para Estrangeiros, Nível B1, 2012-2013, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/portugues-para-estrangeiros-nivel-b1-2012-2013-2s-dp19.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/portugues-para-estrangeiros-nivel-b1-2012-2013-2s-dp19.html

Formação a distância - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

310_13 Português para Estrangeiros, nível B1

2012-2013 | 2.º Semestre

Coordenação: Joana Rosário

 

Tutoras: Ana Santos, Joana Câmara, Lúcia Mascarenhas, Sandra Torrado Pires

O Instituto Camões vai promover o nível B1 do Curso de Português Língua Estrangeira, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Joana Rosário, da Divisão de Programação, Certificação e Formação do Camões, I.P.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual do Camões, I.P.

 
Finalidade:

Tendo em conta que se trata de um curso a distância, pretende-se dar a oportunidade a todos os cidadãos estrangeiros de aprender Português, conhecer Portugal e a sua cultura, atingindo públicos-alvo que de outro modo estariam impossibilitados de o fazer.

É também finalidade deste curso estimular a comunicação entre os diversos participantes, no sentido de proporcionar experiências de interculturalidade.

Espera-se que os alunos, no final do Curso, atinjam o nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

 
Público-alvo:

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português e que possuam da língua um conhecimento elementar que se traduz em ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre questões familiares ou de interesse pessoal.

 

Organização e metodologia:

O curso estrutura-se em 14 módulos semanais.

Prevê-se que os participantes despendam 8 horas por semana nas diversas atividades do curso:

i) Trabalho autónomo: Leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; execução de tarefas e exercícios vários, incluindo gramaticais, do manual ou de outros colocados na plataforma.

ii) Trabalho com o tutor: 30 minutos por semana de interação oral com o respetivo tutor; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.

 
Avaliação:

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

1. Realização de trabalhos ou testes para cada módulo que compõem o curso;

2. Participação em chats e fóruns;

3. Trabalho final que implicará a aquisição de conhecimentos relativos a todos os módulos do curso em interação com outros conhecimentos já adquiridos.

 

Número de participantes:

O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).

 

Calendarização:

Inscrições: até 17 de fevereiro de 2013

Pagamento da inscrição: de 19 a 24 de fevereiro de 2013

Início do Curso: 26 de fevereiro de 2013

 

Propina de inscrição:

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 

Seleção

Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos.

 

Requisitos

Os candidatos deverão possuir:

. Internet;

. Um computador multimédia;

. Auscultadores e um microfone;

. Instalação do programa Skype no computador (a instalação é gratuita a partir de www.skype.com);

. O manual Português XXI, nível 3 (livro do aluno, caderno de exercícios e o CD áudio).


Haverá 20% de desconto na compra do referido material à Editora Lidel.

Para mais informações, contacte, por favor, depinternacional@lidel.pt.

Os contactos com a editora deverão ser feitos pelos participantes.

 
Certificação

Os participantes deste curso que desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (SCAPLE) para obtenção do Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE).

Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2012_2013 Mon, 03 Feb 2014 13:03:50 +0000
Portuguese for Foreigners, level A2, 2012-2013, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/portuguese-for-foreigners-level-a2-2012-2013-2s-dp15.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/portuguese-for-foreigners-level-a2-2012-2013-2s-dp15.html

Formação a distância | E-Learning - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

309_13 Portuguese for Foreigners, level A2

2012-2013 | 2nd Semester

Coordination: Joana Rosário

Teachers: Ana Santos, Joana Câmara, Lúcia Mascarenhas, Sandra Torrado Pires

The Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 2. This course is coordinated by Joana Rosário, Camões, I.P. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see requirements below).
 

Objectives:

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning (CEFR), it is expected that those taking part in it will achieve the A2 level.

 
Participants:

The course is aimed at those who want to further their knowledge of the Portuguese language. It is expected that participants can: understand sentences and frequently used expressions related to areas of most immediate relevance (e.g. very basic personal and family information, shopping, local geography, employment); can communicate in simple and routine tasks requiring a simple and direct exchange of information on familiar and routine matters; can describe in simple terms aspects of his/her background, immediate environment and matters in areas of immediate need.

 

Number of participants:

20.

 
Duration:

The course will last for four months, beginning February 26.

 

Details:

The online course is structured around 14 weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:

- Reading and listening to material related to a certain unit;

- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.


2. Work with the tutor:

- Participation in chats;

- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;

- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.


Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

 

Requirements:

Candidates must have:

- broadband Internet;

- a multimedia computer;

- headphones and a microphone or a headset;

- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);

- Português XXI, level 2, Student Book (textbook);

- the respective exercise book and audio CD;

- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.


Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at depinternacional@lidel.pt. The Camões, I.P. itself will not establish these contacts.

 

Fee:

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.
 

Selection

The Camões, I.P. will be fully responsible for the selection of the candidates.

 

Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm.

 
Application

Candidates must fill in an application form until February 17.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2012_2013 Mon, 03 Feb 2014 13:03:37 +0000
Portuguese for Foreigners, level A1, 2012-2013. 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/portuguese-for-foreigners-level-a1-2012-2013-2s-dp15.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/portuguese-for-foreigners-level-a1-2012-2013-2s-dp15.html

Formação a distância | E-Learning - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

308_13 Portuguese for Foreigners, level A1

2012-2013 | 2nd Semester

Coordination: Joana Rosário

Teachers: Ana Santos, Joana Câmara, Lúcia Mascarenhas, Sandra Torrado Pires

The Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 1. This course is coordinated by Joana Rosário, Camões, I.P. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see requirements below).
 

Objectives:

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning (CEFR), it is expected that those taking part in it will achieve the A1 level.

 
Participants:

The course is aimed at those who want to learn Portuguese and have no prior knowledge of this language.

 

Number of participants:

20.

 
Duration:

The course will last for four months, beginning February 26.

 

Details:

The online course is structured around 14 weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:

- Reading and listening to material related to a certain unit;

- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.


2. Work with the tutor:

- Participation in chats;

- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;

- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.


Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

 

Requirements:

Candidates must have:

- broadband Internet;

- a multimedia computer;

- headphones and a microphone or a headset;

- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);

- Português XXI, level 1, Student Book (textbook);

- the respective exercise book and audio CD;

- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.


Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at depinternacional@lidel.pt. The Camões, I.P. itself will not establish these contacts.

 

Fee:

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.
 

Selection

The Camões, I.P. will be fully responsible for the selection of the candidates.

 

Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm.

 
Application

Candidates must fill in an application form until February 17.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2012_2013 Mon, 03 Feb 2014 13:03:22 +0000
Laboratório de Escrita Jornalística, 2012-2013, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/laboratorio-de-escrita-jornalistica-2012-2013-2s-dp23.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/laboratorio-de-escrita-jornalistica-2012-2013-2s-dp23.html

305_13 Laboratório de Escrita Jornalística
Coordenação: Luís Carmelo

O Laboratório de Escrita Jornalística decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões I.P.

 

I - Objetivos

Objetivos de diferenciação dos registos oral vs. Escrito - têm em conta a mobilização e a atenção dos formandos para a diferenciação tácita entre o mundo expressivo da oralidade e o mundo expressivo da escrita propriamente dito.

Objetivos de estabilidade dos registos - têm em conta a mobilização dos formandos para aspetos laboratoriais e eminentemente pragmáticos no âmbito da própria fixação do texto a comunicar (seja o meio o texto escrito ou oral).

II - Público-alvo

O Laboratório de Escrita Jornalística destina-se ao universo de jornalistas em língua portuguesa espalhados pelo mundo.

A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Camões, I.P. e é irrevogável.

III - Duração

O Laboratório de Escrita Jornalística terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 26 de fevereiro de 2013 , prevendo-se um total de 65 (sessenta e cinco) horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 5h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas eletrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.


IV - Organização de conteúdos

O Laboratório de Escrita Jornalística é entendido como formação laboratorial, em regime de formação à distância (online), de acordo com uma perspetiva em que a teoria e o código (a gramática) se constituem como crivo e motor da ação fundamental.

O curso baseia-se em módulos semanais (um Bloco por semana), cada Bloco com uma pequena parte teórica a que se juntam exemplos, adendas e exercícios

Na maior parte do tempo, tornar-se-á, portanto, essencial confrontar os formandos com situações e textos matriciais/indutores, complementados com adendas, exemplos e exercícios, que os conduzam, na prática, a interiorizar os objetivos acima postulados e a aplicar as ferramentas que estes inevitavelmente pressupõem.


Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Jornalística são os seguintes:

 

Bloco 1
1.1 – Os media, a sociedade mediatizada e a notícia.
1.2 - A ocorrência, o texto e os media: um enquadramento teórico inicial.
1.3 - Exercícios diversos a partir de situações tipificadas.

Bloco 2
2.1 -Ocorrências e meta-ocorrências.
2.2 - A frase, a sintaxe e os constituintes frásicos.
2.3 - Exercícios de ordenação a partir de textos indutores (situações de caos, desconstrução e reconstrução de exemplos clássicos e/ou reconhecíveis).

Bloco 3
3.1.-Escrever com prazer e com regra: o caso da crónica.
3.2 - A concordância (substantivos, adjetivos e o papel dos advérbios).
3.3 - Exercícios que coloquem em evidência a diferenciação do par adjetivo/ advérbio (recortes de textos dos media, correções e dramatizações).

Bloco 4
4.1 -A entrevista.
4.2 - Os pronomes: uso e funcionalidades.
4.3 - Exercícios que têm como objetivo diferenciar o uso dos níveis pronominais (indefinidos, interrogativos, relativos, demonstrativos, possessivos, pessoais, etc.)

Bloco 5
5.1 -Liberdade, responsabilidade, disputas e concorrência no espaço público mediatizado.
5.2 - O verbo, a ação e o coração da frase (enquadramento exemplificado).
5.3 - Exercícios de uso dos verbos simples e auxiliares.

Bloco 6
6.1 -As novas tecnologias e o jornalismo online.
6.2 - Os tempos verbais (o exemplo da narração como leitmotiv).
6.3 - Exercícios de rescrita a partir de permutas temporais.

Bloco 7
7.1 - Textos de reportagem
7.2 - Os modos verbais. A atitude do emissor, a mensagem e os mundos possíveis do(s) destinatário(s).
7.3 - Exercícios de aplicação do modo verbal (confronto pragmático entre indicativo, conjuntivo e imperativo).

Bloco 8
8.1Textos de crítica, editorial e comentário
8.2 - Subordinação e coordenação: dois mundos expressivos.
8.3 - Exercícios que visam a separação entre o principal e o acessório (dramatizações, reposição de situações do vivido, representações e rescritas).

Bloco 9
9.1 -Textos de divulgação

9.2 - A subordinação e a expressão hierarquizada.

Bloco 10
10.1 – Persuasão no espaço público e textos de viagem.
10.2 - Exercícios de aplicação dos diversos materiais interiorizados ao longo do curso.



V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).


VI - Avaliação e atribuição de certificado de participação

Na última semana do Laboratório de Escrita Jornalística, os participantes e o coordenador avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito uma avaliação essencialmente qualitativa.
Aos participantes será atribuído um certificado.


VII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 250 EUR (duzentos e cinquenta euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% pelo Camões, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Jornalística deverão preencher oformulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 17 de fevereiro de 2013, impreterivelmente.


IX - Coordenação

Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2012_2013 Mon, 03 Feb 2014 13:02:54 +0000
Laboratório de Escrita Criativa - Nível Avançado, 2012-2013, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/laboratorio-de-escrita-criativa-nivel-avancado-2012-2013-2s-dp14.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/laboratorio-de-escrita-criativa-nivel-avancado-2012-2013-2s-dp14.html

208_13 Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado, 6.ª edição
Coordenação: Luís Carmelo

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Centro Virtual Camões.


I - Objectivos

O "Nível Avançado" dos Laboratórios de Escrita Criativa tem como objetivo central a criação de uma oficina projetual de escrita literária. Este desígnio estratégico pressupõe, por sua vez, a consecução dos seguintes objetivos parcelares:

1 - Consolidar os aspetos técnico-formais relativos às práticas descritivas, narrativas e poéticas desenvolvidas nos Laboratórios de Escrita Criativa, tendo em vista a criação de uma oficina projetual de escrita.

2 - Aprofundar aspetos macro-estruturais essenciais a uma oficina projetual de escrita (fábula vs. enredo, criação de personagens, ordenação de sequências, laboratórios de imagens, exercícios de clímax, etc.).

3 - Interiorizar dimensões discursivas (diálogos, voz, sintaxe, ritmo, tempo, etc.) e diegéticas (cronologia, prolepses, analepses, motivos, capítulos, partes, enquadramentos, etc.) inerentes a uma oficina projetual de escrita.

4 - Redigir uma narrativa minimamente complexa, a partir de um conjunto de injunções, ponderações e orientações operacionais que têm em conta o trabalho de equipa.


II - Público-alvo

O Laboratório de Escrita Criativa destina-se ao universo de alunos de língua portuguesa espalhados pelo mundo.
A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Camões, I.P. e é irrevogável.



III - Duração do curso

O Laboratório de Escrita Criativa terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 26 de fevereiro de 2013, prevendo-se um total de 60 horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 6h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas eletrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.


IV - Organização e conteúdos

O Laboratório de Escrita Criativa baseia-se em módulos semanais (um “Bloco” por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.

Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado são os seguintes:

Módulo 1
Fábula e enredo. Os personagens: o vir ao ser. Exercícios.

Módulo 2
Gerar sequências. Exercícios.

Módulo 3
O humor como textura da narração. Exercícios.

Módulo 4
No reino livre das imagens. Exercícios.

Módulo 5
Criar multiplicidades narrativas. Exercícios.

Módulo 6
Duplo clímax. Exercícios.

Módulo 7
Preparação para o projeto ficcional. Exercícios.

Módulo 8
Projeto ficcional - 1.

Módulo 9
Projeto ficcional - 2.

Módulo 10
Projeto ficcional - 3.


V - Número de formandos

O número de formandos será de 25.


VI - Avaliação e atribução de certificado de participação

Na última semana do Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado, os participantes e o tutor avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito questionários e entrevistas.
Aos participantes será atribuído um certificado.



VII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% pelo Camões, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.



VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 17 de fevereiro de 2013, impreterivelmente.

IX - Coordenação

Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2012_2013 Mon, 03 Feb 2014 13:02:36 +0000
Estudos Pós-Coloniais: Atlânticos Sul, 2012-2013, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/estudos-pos-coloniais-atlanticos-sul-2012-2013-2s-dp21.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/estudos-pos-coloniais-atlanticos-sul-2012-2013-2s-dp21.html

103_13 Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul
Coordenação: Roberto Vecchi, Margarida Calafate Ribeiro

O Camões, I.P. vai lançar a 7.ª edição do curso Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul em regime de formação a distância, com coordenação do Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Director de projectos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha, e da Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/ Faculdade de Economia e responsável pela cátedra Camões, I.P./Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.

O curso será ministrado exclusivamente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões, I.P..


I - Objetivos

1) Analisar as dinâmicas de viagem, colonização, império, resistência e libertação no espaço do Atlântico Sul e das culturas de língua portuguesa nele geradas, a partir dos trânsitos havidos.

2) Definir o espaço de trânsito como um espaço híbrido de gestação e de construção histórica, política e cultural.

3) Analisar os processos e os espaços de pós-colonialismo no Atlântico Sul de língua portuguesa.

4) Planificar domínios de pesquisa suscetíveis de seleção e tratamento individuais que se poderão desenvolver, em breve, também no âmbito do Curso Avançado de Estudos Pós-Coloniais atualmente em fase de construção.



II - Conteúdos programáticos

Módulo 1
Fundação do espaço atlântico - os textos do encontro e da fundação.

Módulo 2
Consolidação do espaço atlântico - fluxos e refluxos humanos e culturais.

Módulo 3
A desagregação do império luso-brasileiro e a reconfiguração do espaço atlântico.

Módulo 4
Lusotropicalismo

Módulo 5
Guerras Coloniais, Revolução e descolonização

Módulo 6
Atlânticos do Sul de hoje: pós-colonialismos
e lusofonia.



III - Público-alvo

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Literaturas Africanas em Língua Portuguesa.

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação.

A seleção dos formandos é da responsabilidade do Camões, I.P. não sendo suscetível
de reapreciação.



IV - Duração do curso

O curso terá uma duração de cinco meses, a começar no dia 26 de fevereiro de 2013, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.



V - Número de formandos por turma

O número de formandos por turma será de vinte. Poderão ainda ser admitidos diretamente à turma até 5 alunos da Universidade de Bolonha.



VI - Creditação e avaliação final

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos 6 (seis) créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

Leitura autónoma de materiais - 60 horas;

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas;

Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas; Participação em atividades de avaliação (trabalhos e
/ou testes) -18 horas.



VII - Processo de avaliação

A avaliação dos formandos será feita com base em:

a. Trabalhos ou testes para cada um dos módulos (num total de cinco);

b. Participação em chats e fóruns;

c. Um trabalho final, que implicará o aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos.

Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (escala de A a FX).

Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão
preenchidos no final do curso.



VIII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% pelo Camões, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.



IX - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 17 de fevereiro de 2013, impreterivelmente.

De acordo com o regulamento da formação a distância do Instituto Camões, O Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


X - Notas biográficas

Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Diretor de projetos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha.

Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro
,
Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia e responsável pela Cátedra Camões, I.P./Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.

 

 

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2012_2013 Mon, 03 Feb 2014 13:02:09 +0000
Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, 2012-2013, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/traducao-e-tecnologias-de-informacao-linguistica-2012-2013-2s-dp24.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/traducao-e-tecnologias-de-informacao-linguistica-2012-2013-2s-dp24.html

Formação a distância - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

401_13 Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

2012-2013 | 2.º Semestre

Coordenação: Prof.ª Doutora Palmira Marrafa

Tutoria: Doutora Raquel Amaro e Doutora Sara Mendes

 
Objetivos:

Desenvolvimento de competências com vista ao domínio de métodos e práticas de tradução com recurso a ferramentas linguísticas fiáveis e a tecnologias de gestão, aproveitamento e organização da informação, com particular destaque para as computacionais.

 
Línguas-fonte:

Espanhol, Francês e Inglês (em paralelo). Os formandos poderão, se pretenderem, inscrever-se nestas três línguas.

 

Conteúdos programáticos:

O curso organiza-se em torno de quatro módulos, que incluem os seguintes tópicos:


Módulo 1
(2 semanas)

Tradução, tradução assistida por computador (TAC) e tradução automática (TA):

• fiabilidade;

• harmonização;

• eficiência.


Módulo 2 (4 semanas)

Tradução e informação

• dicionários e enciclopédias online;

• glossários bilingues e multilingues online;

• corpora paralelos;

• bases de dados terminológicas;

• redes léxico-conceptuais (generalistas: WordNet, TemaNet; de especialidade: LexTec).


Módulo 3 (3 semanas)

Ferramentas para tradução assistida por computador

• sistemas de tradução automática;

• sistemas de memórias de tradução;

• sistemas de gestão terminológica;

• sistemas de localização.


Módulo 4 (9 semanas)

Utilização de ferramentas específicas para tradução assistida por computador (ex. Wordfast)

• apresentação geral da ferramenta;

• funcionalidades básicas;

• criação de bases de dados terminológicas;

• criação de memórias de tradução;

• tradução e reaproveitamento de tradução;

• alinhamento de originais e de traduções anteriores para extração semiautomática de memórias de tradução.

 
Público-alvo:

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Tradumática.

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Camões, I.P., este considere como adequado a seguir esta formação.


A seleção dos formandos é da responsabilidade do Camões, I.P. não sendo suscetível de reapreciação.

 

Duração do curso:

O curso terá uma duração de dezoito semanas, a começar no dia 26 de fevereiro de 2013, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.

 

Número de formandos por turma:

O número máximo de formandos por turma será de trinta e cinco.

 

Creditação e avaliação final:

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos seis créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

Leitura autónoma de materiais - 60 horas;

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas;

Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas;

Participação em atividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) -18 horas.

 

Processo de avaliação:

A avaliação dos formandos será feita com base em:

a) Atividades desenvolvidas durante cada um dos módulos;

b) Participação em chats e fóruns;

c) Testes de avaliação relativos aos conhecimentos e/ou competências adquiridas em cada módulo (num total de quatro).


Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (A, B, C, D ou E), caso a avaliação final seja positiva.

Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso.

 

Preço do curso:

A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P.., este custo é suportado em 50% pelo Camões, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 
Processo de candidatura:

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 17 de fevereiro de 2013, impreterivelmente.

 
Notas biográficas:

Prof.ª Doutora Palmira Marrafa, docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade. Professora nas áreas de Linguística, Linguística Computacional e Engenharia da Tradução. Directora do Programa em Tradução e Interpretação (Mestrado e Doutoramento). Directora do minor em Processamento da Linguagem Natural da Licenciatura em Artes e Humanidades. Coordenadora do Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical.

Doutora Raquel Amaro e Doutora Sara Mendes, investigadoras do CLG - Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2012_2013 Mon, 03 Feb 2014 13:01:55 +0000
MIPL2.0 - Materiais Interativos para Português Língua Segunda na web 2.0, 2012-2013, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/mipl2-0-materiais-interativos-para-portugues-lingua-segunda-na-web-2-0-2012-2013-2s-dp19.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2012-2013/mipl2-0-materiais-interativos-para-portugues-lingua-segunda-na-web-2-0-2012-2013-2s-dp19.html
MIPL2.0   202_13 MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0

Coordenação: Rui Vaz
Tutoria:
Adelina Moura

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões I.P., na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.



I - Objetivos

(i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interativos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet.

(ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo.

(iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, selecionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do Centro Virtual Camões.



II - Público-alvo

A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, preferencialmente dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Camões, I.P. e é irrevogável.


III - Duração

A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 26 de fevereiro de 2013, prevendo-se 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas.


IV - Organização e conteúdos

A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:

Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina.

Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação (Wordle, Wirenode e MobileStudy)

Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Blogger, Wordpress, Podomatic, PBWorks, Google Sites e Zoho)

Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest)

Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Cmaps Tool)

Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life)

Módulo 6: Avaliação da Oficina



V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).


VI - Avaliação e certificação

. Avaliação pelos formandos

. Avaliação pelo formador

. Avaliação externa

A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica.

Para os efeitos previstos no artigo 5.°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.


VII - Preço do curso

A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% pelo Camões, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem selecionados.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 17 de fevereiro de 2013, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Camões, I.P.


IX - Coordenação e tutoria

Rui Vaz é coordenador do Centro Virtual Camões, mestre em Ciências da Educação e doutorando da Universidade de Lisboa em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Adelina Moura é doutora em Educação - Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho e mestre em Educação - Supervisão Pedagogica do Ensino do Português.


* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.
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cvinagre@instituto-camoes.pt (Cláudio Vinagre) arquivo_2012_2013 Mon, 03 Feb 2014 13:01:43 +0000