Laboratório de Escrita Jornalística, 2012-2013, 2S
305_13 Laboratório de Escrita Jornalística O Laboratório de Escrita Jornalística decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões I.P. Objetivos de diferenciação dos registos oral vs. Escrito - têm em conta a mobilização e a atenção dos formandos para a diferenciação tácita entre o mundo expressivo da oralidade e o mundo expressivo da escrita propriamente dito. O Laboratório de Escrita Jornalística destina-se ao universo de jornalistas em língua portuguesa espalhados pelo mundo. O Laboratório de Escrita Jornalística terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 26 de fevereiro de 2013 , prevendo-se um total de 65 (sessenta e cinco) horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 5h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas eletrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas. O Laboratório de Escrita Jornalística é entendido como formação laboratorial, em regime de formação à distância (online), de acordo com uma perspetiva em que a teoria e o código (a gramática) se constituem como crivo e motor da ação fundamental.
O curso baseia-se em módulos semanais (um Bloco por semana), cada Bloco com uma pequena parte teórica a que se juntam exemplos, adendas e exercícios Na maior parte do tempo, tornar-se-á, portanto, essencial confrontar os formandos com situações e textos matriciais/indutores, complementados com adendas, exemplos e exercícios, que os conduzam, na prática, a interiorizar os objetivos acima postulados e a aplicar as ferramentas que estes inevitavelmente pressupõem.
Bloco 1 V - Número de formandos por turma O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco). VI - Avaliação e atribuição de certificado de participação Na última semana do Laboratório de Escrita Jornalística, os participantes e o coordenador avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito uma avaliação essencialmente qualitativa. A frequência do curso implica o pagamento de 250 EUR (duzentos e cinquenta euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% pelo Camões, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso. VIII - Processo de candidatura Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Jornalística deverão preencher oformulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 17 de fevereiro de 2013, impreterivelmente. Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa. |