APRENDER PORTUGUÊS... A LER

Desenvolva a sua competência de leitura em português, através dos recursos que o Centro Virtual Camões disponibiliza nesta secção, organizados por níveis de dificuldade, para poder escolher os que melhor se adequam ao seu nível de competência linguística.

Materiais Interativos para Português Língua Segunda na web 2.0, 2013-2014, 1S

MIPL2.0   202_13 MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0

Coordenação: Rui Vaz
Tutoria:
Adelina Moura

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões I.P., na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.



I - Objetivos

(i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interativos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet.

(ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo.

(iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, selecionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do Centro Virtual Camões.



II - Público-alvo

A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, preferencialmente dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Camões, I.P. e é irrevogável.


III - Duração

A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 22 de outubro de 2013, prevendo-se 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas.


IV - Organização e conteúdos

A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:

Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina.

Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação (Wordle, Wirenode e MobileStudy)

Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Blogger, Wordpress, Podomatic, PBWorks, Google Sites e Zoho)

Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest)

Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Cmaps Tool)

Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life)

Módulo 6: Avaliação da Oficina



V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).


VI - Avaliação e certificação

. Avaliação pelos formandos

. Avaliação pelo formador

. Avaliação externa

A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica.

Para os efeitos previstos no artigo 5.°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.


VII - Preço do curso

A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% por esta instituição, pelo que os docentes/agentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem selecionados.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 13 de outubro de 2013, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Camões, I.P.


IX - Coordenação e tutoria

Rui Vaz é coordenador do Centro Virtual Camões, mestre em Ciências da Educação e doutorando da Universidade de Lisboa em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Adelina Moura é doutora em Educação - Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho e mestre em Educação - Supervisão Pedagogica do Ensino do Português.


* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.