Promoção da leitura - Ler em Português, 2013-2014, 1S


213_13 Promoção da Leitura - Ler em Português

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões, I.P., na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas, e é creditado com crédito, relevando para a progressão em carreira de Professores de Português da Rede EPE ao abrigo do artigo 5.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores.
 

I - Objetivos

Esta ação insere-se no âmbito do Plano de Incentivo à Leitura, a ser integrado nas atividades da rede do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), de forma a promover e difundir a literatura portuguesa, através de ações de incentivo à leitura de obras de autores portugueses ou de língua portuguesa. Um dos objetivos da educação para a leitura, neste contexto, será promover o conhecimento de autores e de obras de literatura de expressão portuguesa, junto dos alunos que beneficiam desta modalidade de ensino do português assim como das comunidades portuguesas.

1Criar hábitos de leitura que sustentem uma prática continuada, seja na escola, em casa, nas bibliotecas ou em outros locais.

2 – Definir critérios de seleção e valorização do fundo documental de forma a utilizá-lo dentro e fora da sala de aula.

3Desenvolver estratégias e sua aplicação em contexto, conducentes ao aumento dos níveis de literacia.

4Incentivar o prazer de ler junto da comunidade lusófona.

5Promover o conhecimento de autores e de obras de literatura de expressão portuguesa.


II - Público-alvo

O curso de formação destina-se a professores de português da rede EPE (Ensino do Português para Estrangeiros).

 

III - Duração

Este curso de formação terá a duração de 25h, organizadas em 7 sessões, com o início previsto para 22 de outubro de 2013 (o início do curso poderá ser reagendado para 8 de novembro).

 

IV - Organização de conteúdos

Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas de atividades integradoras de caráter prático, com a preocupação da ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos, que apontem novos caminhos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras com os alunos.

Estão previstos momentos e espaços de partilha de experiências e trabalho produzido, a ser realizado com recurso à utilização de plataforma. A plataforma a usar disponibilizará documentação de apoio essencial como recurso complementar e orientador deste módulo de formação.

1 – Familiarização com o espaço virtual do curso. [1h]

2 – Coleção: Organização, valorização e divulgação. Seleção e constituição de um fundo documental na área da literatura infantojuvenil. Definição de critérios [4h]

3Parâmetros e indicadores para análise geral de uma obra. Exemplos de literatura infantojuvenil classificados por géneros literários. [5h]

4Leitura e Leitores. Dimensões da motivação para a leitura. [2h]

5Como levar os alunos a Ler mais? Animação de leitura e propostas de exploração textual. Estratégias. Sugestões a partir de um conjunto de obras. [5h]

6Para lá da animação. Fontes de informação impressas e digitais. [2h]

7Quando ler leva a escrever! Etapas do processo na escrita criativa. Do jogo de associação de ideias até à crítica construtiva de um produto final (personagem, ritmo, ponto retorno, trabalho de depuração); [3h]

8A responsabilidade da escola no envolvimento e sensibilização da família. Avaliação do curso. [3h]

 

V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).

VI - Avaliação

A avaliação será contínua.

Os termos de avaliação serão os seguintes:

  • Assiduidade.
  • Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. (discussão e reflexão interação) - 40%

 

  • Trabalhos produzidos pelos formandos, durante as sessões, individual ou em grupo - 30%
  • Relatório dos formandos - 30%

Os formandos serão classificados de 1 a 10, com a menção qualitativa de:

  • 1 a 4,9 valores – Insuficiente;
  • 5 a 6,4 valores – Regular;
  • 6,5 a 7,9 valores – Bom;
  • 8 a 8,9 valores – Muito Bom;
  • 9 a 10 valores – Excelente.
 

VII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 120 EUR (cento e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado na totalidade por esta instituição, pelo que os referidos docentes não terão de efetuar qualquer pagamento.
O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência do curso Promoção da Leitura - Ler em Português deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao final do dia 13 de outubro de 2013, impreterivelmente.


IX - Coordenação

Ana Maria F. P. Duarte Cabral, com licenciatura em Educação de Infância, especializou-se na Universidade Aberta (Lisboa) na área da Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Exerce funções na Rede de Bibliotecas Escolares, desde setembro de 2007, na qualidade de Coordenadora Interconcelhia. Participa como formadora, desde 2000, em seminários, conferências e formação contínua sobre literatura infanto-juvenil (Promoção e animação do livro e da leitura).
 
Natália Rosa Costa Moleiro, com licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade de La Sorbonne em Paris. Lecionou na Universidade Católica Portuguesa e no ISLA (Instituição de Ensino Superior). Desde 2002, participa na promoção da leitura junto das escolas da região centro (organização de feiras do livro, encontro entre escritores e alunos, sugestão de aquisição de fundo documental junto dos professores bibliotecários).