213_13 Promoção da Leitura - Ler em Português
Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões, I.P., na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas, e é creditado com 1 crédito, relevando para a progressão em carreira de Professores de Português da Rede EPE ao abrigo do artigo 5.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores.
I - Objetivos
Esta ação insere-se no âmbito do Plano de Incentivo à Leitura, a ser integrado nas atividades da rede do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), de forma a promover e difundir a literatura portuguesa, através de ações de incentivo à leitura de obras de autores portugueses ou de língua portuguesa. Um dos objetivos da educação para a leitura, neste contexto, será promover o conhecimento de autores e de obras de literatura de expressão portuguesa, junto dos alunos que beneficiam desta modalidade de ensino do português assim como das comunidades portuguesas.
1 – Criar hábitos de leitura que sustentem uma prática continuada, seja na escola, em casa, nas bibliotecas ou em outros locais.
2 – Definir critérios de seleção e valorização do fundo documental de forma a utilizá-lo dentro e fora da sala de aula.
3 – Desenvolver estratégias e sua aplicação em contexto, conducentes ao aumento dos níveis de literacia.
4 – Incentivar o prazer de ler junto da comunidade lusófona.
5 – Promover o conhecimento de autores e de obras de literatura de expressão portuguesa.
II - Público-alvo
O curso de formação destina-se a professores de português da rede EPE (Ensino do Português para Estrangeiros).
III - Duração
Este curso de formação terá a duração de 25h, organizadas em 7 sessões, com o início previsto para 22 de outubro de 2013 (o início do curso poderá ser reagendado para 8 de novembro).
IV - Organização de conteúdos
Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas de atividades integradoras de caráter prático, com a preocupação da ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos, que apontem novos caminhos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras com os alunos.
Estão previstos momentos e espaços de partilha de experiências e trabalho produzido, a ser realizado com recurso à utilização de plataforma. A plataforma a usar disponibilizará documentação de apoio essencial como recurso complementar e orientador deste módulo de formação.
1 – Familiarização com o espaço virtual do curso. [1h]
2 – Coleção: Organização, valorização e divulgação. Seleção e constituição de um fundo documental na área da literatura infantojuvenil. Definição de critérios [4h]
3 – Parâmetros e indicadores para análise geral de uma obra. Exemplos de literatura infantojuvenil classificados por géneros literários. [5h]
4 – Leitura e Leitores. Dimensões da motivação para a leitura. [2h]
5 – Como levar os alunos a Ler mais? Animação de leitura e propostas de exploração textual. Estratégias. Sugestões a partir de um conjunto de obras. [5h]
6 – Para lá da animação. Fontes de informação impressas e digitais. [2h]
7 – Quando ler leva a escrever! Etapas do processo na escrita criativa. Do jogo de associação de ideias até à crítica construtiva de um produto final (personagem, ritmo, ponto retorno, trabalho de depuração); [3h]
8 – A responsabilidade da escola no envolvimento e sensibilização da família. Avaliação do curso. [3h]
V - Número de formandos por turma
O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).
VI - Avaliação
A avaliação será contínua.
Os termos de avaliação serão os seguintes:
- Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. (discussão e reflexão interação) - 40%
- Trabalhos produzidos pelos formandos, durante as sessões, individual ou em grupo - 30%
- Relatório dos formandos - 30%
Os formandos serão classificados de 1 a 10, com a menção qualitativa de:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente;
- 5 a 6,4 valores – Regular;
- 6,5 a 7,9 valores – Bom;
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom;
- 9 a 10 valores – Excelente.
VII - Preço do curso
A frequência do curso implica o pagamento de 120 EUR (cento e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado na totalidade por esta instituição, pelo que os referidos docentes não terão de efetuar qualquer pagamento. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.
De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.
VIII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência do curso Promoção da Leitura - Ler em Português deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao final do dia 13 de outubro de 2013, impreterivelmente.
IX - Coordenação
Ana Maria F. P. Duarte Cabral, com licenciatura em Educação de Infância, especializou-se na Universidade Aberta (Lisboa) na área da Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Exerce funções na Rede de Bibliotecas Escolares, desde setembro de 2007, na qualidade de Coordenadora Interconcelhia. Participa como formadora, desde 2000, em seminários, conferências e formação contínua sobre literatura infanto-juvenil (Promoção e animação do livro e da leitura).
Natália Rosa Costa Moleiro, com licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade de La Sorbonne em Paris. Lecionou na Universidade Católica Portuguesa e no ISLA (Instituição de Ensino Superior). Desde 2002, participa na promoção da leitura junto das escolas da região centro (organização de feiras do livro, encontro entre escritores e alunos, sugestão de aquisição de fundo documental junto dos professores bibliotecários).
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