APRENDER

Bem-vindo/a à área Aprender do Centro Virtual Camões! Nesta área encontra recursos que apoiarão a aprendizagem de português nas suas várias vertentes: falar, ouvir, ler e, brevemente, escrever. Explore também a secção brincar, onde disponibilizamos jogos para aprender português de forma lúdica. Os recursos estão organizados em três níveis de dificuldade.

Reimão, Gaspar Ferreira

Reimão, Gaspar Ferreira

Gaspar Ferreira Reimão foi um dos pilotos e roteiristas da Carreira da Índia que mais se destacou nos finais do século XVI, inícios do XVII. Sabe-se que morreu em 1626, provavelmente a 7 ou 8 de Fevereiro, e que seria natural da região de Setúbal ou Palmela. Mesmo esta última informação levanta muitas duvidas porque se baseia apenas em tenças e cargos oferecidos pelo Rei nessa zona. Era Cavaleiro-fidalgo da Casa Real e obteve o hábito da ordem de Santiago.

Como piloto temos diversas notícias suas. Estreia-se em 1589 como sota-piloto da nau S.Tomé, que se perdeu à volta e que terá escrito um relato do naufrágio, ocorrido entre Moçambique e o Cabo da Boa Esperança. Em 1593 repete a viagem e o cargo a bordo da nau S.Filipe. Em 1595 estreia-se como piloto a bordo da nau S.Pantaleão, regressa no ano seguinte deixando-nos o diário da viagem. A partir daqui existem informações para uma série de viagens; em 1597 parte na nau S.Martinho e regressa em 98 na NªSª do Castelo, também desta viagem deixou diário; em 1600-01 faz a viagem redonda (ida e volta à Índia) na S.Francisco, novo diário chegou até hoje; em 1607-08 repete a viagem na NªSª da Penha de França; em 1608 vai na S.António e regressa na caravela Monserrate; em 1614 foi pela última vez ao Oriente na nau NªSª da Luz que naufraga no Faial à volta já em 1615.

Entre as suas obras conta-se um roteiro da Navegação da Carreira da Índia, editado em 1612, um relato de naufrágio referente à nau S.Tomé (que se encontra desaparecido) e diversos roteiros da navegação da Carreira da Índia em colaboração com Manuel Monteiro. A tudo isto pode-se somar a honra de desde 1608 ser Piloto-mor do Reino.


Rui Godinho


Bibliografia

JANA, Ernesto, “Gaspar Ferreira Reimão, Dicionário de História dos Descobrimentos Portugueses, Vol. II, Lisboa, Ed. Caminho, imp. 1994, pp.938-940.
VITERBO, Sousa, Trabalhos Náuticos dos Portugueses..., Lisboa, INCM, imp. 1988.
Dois Roteiros do Século XVI, de Manuel Monteiro e Gaspar Ferreira Reimão, Atribuído a João Baptista Lavanha, Intr. e notas de Humberto Leitão, Lisboa, Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, 1963.
Roteiros Portugueses Inéditos da Carreira da Índia do século XVI, Pref. e notas de A. Fontoura da Costa, [Lisboa], Agência Geral das Colónias, 1940.
Diários da Navegação da Carreira da Índia nos anos de 1595, 1596, 1597, 1600 e 1603, ed. Quirino da Fonseca, Lisboa, Agência Geral das Colónias, 1938.