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Século XVI
A influência da Itália e da Flandres
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desenvolvimento da Cerâmica em Itália com a possibilidade de se pintar directamente sobre o azulejo, em técnica de majólica, permitiu alargar a realização de composições com diversas figurações, historiadas e decorativas.
Ceramistas italianos fixaram-se na região da Flandres e divulgaram os motivos decorativos maneiristas e os temas da Antiguidade Clássica.
Para Portugal fizeram-se encomendas na Flandres e a fixação de ceramistas flamengos em Lisboa propiciou o início de uma produção portuguesa a partir da segunda metade do século XVI.
Modelos de circulação internacional, oriundos de uma estética maneirista da Flandres, são utilizados agora por pintores de azulejo que realizam composições monumentais, feitas com saber erudito de Mestres em desenho e pintura, como Francisco e Marçal de Matos.
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Igreja de São Roque,
Francisco de Matos,
Lisboa, 1584.
foto: Victor Franco (DDF-IPM)
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«Douro, Quinta da Bacalhoa,
Casa do Tanque, Azeitão,
c. 1565.
foto: Nicolas Lemonnier
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Painel de Nossa Senhora da Vida,
Marçal de Matos,
c. 1580, MNA inv. 138.
foto: José Pessoa (DDF-IPM)
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Azulejos de Rodapé,
Quinta da Bacalhoa
Casa do Tanque, Azeitão,
c. 1565.
foto: Nicolas Lemonnier
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«Cavaleiro», Antuérpia, 1558,
proveniente do Paço Ducal de Vila Viçosa, MNA inv. 849.
foto: Francisco Matias (DDF-IPM)
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© Instituto Camões, 2000
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