- «[..]
- Conimbricense, nome qualificativo de lugar, diz-se em múltiplas acepções, desde que se predique de algo relativo a Coimbra, também se dizendo conimbrigense. A forma Conimbricensis, em rigorosa, original e específica acepção, predica exclusivamente, no contexto da história cultural, os livros publicados pelo Colégio das Artes da Sociedade de Jesus, com o título geral de Commentarii Collegii Conimbricensis Societatis Iesu, vasilhas onde se conserva o primitivo Curso Conimbricense. Logo na época da publicação desses livros, ou compêndios, Conimbricenses foi termo utilizado para designar e para citar os referidos Commentarii, embora, por antonomásia, também se possa interpretar que o adjectivo se aplica aos seus omissos autores. Quando, em distintos autores e em distintas circunstâncias se menciona o vocábulo, ou como substantivo, ou como adjectivo, o que se tem em mente é a referência a tais Comentários, contidos em oito tratados. Na expressão de um exigente historiador jesuíta, Conimbricenses é termo que se aplica aos livros dos Comentários do Colégio das Artes, também designados por Curso Conimbricense, ou Curso de Filosofia do Colégio das Artes. [..]»
|
|
|
O Instituto Camões irá disponibilizar, através do Centro Virtual Camões, todos os volumes da colecção, BIBLIOTECA BREVE, no formato «pdf», que permite uma impressão de grande qualidade.
Os volumes que estiverem esgotados no mercado estarão acessíveis ao público em geral. Os que ainda se encontram à venda serão, mediante pedido de envio de palavra-chave para , postos à disposição de:
. Responsáveis de Centros Culturais Portugueses
. Responsáveis de Centros de Língua Portuguesa
. Professores e Investigadores estrangeiros de Língua e Cultura Portuguesas
. Leitores de Português das Universidades estrangeiras
Se não tiver instalado o programa «Acrobat Reader» no seu computador, deverá fazê-lo seleccionando o ícone ao abaixo.
|
|
|