Menez

Menez Lisboa ¶ 1926 -1995 Lisboa

 

 

  Menez
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DR/ Cortesia Galeria III

Maria Inez Ribeiro da Fonseca, neta do general Óscar Carmona, inicia-se nas artes como autodidacta, começando a expor na Galeria de Março em 1954. Na década de 50 a pintura de Menez denota a influência da Escola de Paris através de uma propensão para o lirismo e devaneio poético. As suas pinturas são, num primeiro momento, tendencialmente abstractas, vindo depois a figuração a ganhar terreno. Algo que nunca abandonará a sua pintura é uma particular luminosidade que se exprime através de um cromatismo etéreo e aquoso. Ao longo dos anos 60 inicia-se na pintura a óleo e absorve uma nova influência pop que a leva a pintar objectos ou a seleccionar objectos como temática, numa década em que é bolseira da Fundação Gulbenkian em Londres. Dona de um traço sensual e requintado, Menez dedica-se à criação de uma plenitude luminosa quer seja no tratamento dos rostos ou na gestão de superfícies abstractas. A própria representação produz um efeito espacial, na medida em que as pinturas comportam sempre a sugestão de uma localização, de uma profundidade de campo, geradora de diferentes planos que remetem para diferentes tipos de espaços: um interior aberto pela luz exterior; um espaço habitável, em primeiro plano, com paisagem ao longe; ou até, talvez, um palco com paisagem em trompe l'oeil. No final da década de 70 desenha-se uma nova fase, na qual a dimensão teatral de encenação e o aparecimento de personagens parecem ganhar primazia, numa espécie de revisitação ingénua das mais límpidas fantasias dramatúrgicas. Os anos 80 afirmarão uma vocação iconográfica e uma clara viragem figurativa. Inspirando-se no imaginário setencentista, Menez recria a suspensão e a sugestão narrativa bem como o ambiente intimista e insinuante da época, revestindo-os de uma inquietante e quase mórbida elegância. As personagens de Menez inscrevem-se nas suas representações de jardins ou interiores como signos de uma presença lunar e desafectada.


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