Alfredo Magalhães (1894-1959)

Alfredo Sobral Mendes de Magalhães Ramalho nasceu no dia 26 de Abril de 1894, em Lamego. Aos 10 anos, entrou para o 1º ano do Colégio Militar, onde fez os estudos secundários com distinção. Em 1911, entrou para a Faculdade de Medicina de Lisboa, cujo curso terminou em 1917. Em 1920, concluiu o doutoramento em Medicina com 20 valores. Entretanto, a partir de 1915 começou a trabalhar como assistente de Celestino da Costa (1884-1956), regente da cadeira de Histologia na Faculdade de Medicina. Desenvolveu então trabalhos de Histologia e Embriologia sobre órgãos de peixes. Começou a trabalhar, enquanto membro da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, como assistente voluntário no Aquário Vasco da Gama. Com Celestino da Costa veio a ser responsável pela adaptação do Aquário como estação de biologia marítima. Quando foi criada a Estação de Biologia Marítima de Lisboa, em 1919, foi nomeado naturalista assistente.

Em 1920 foi enviado para França pelo Ministério da Marinha, a fim de participar numa expedição científica do navio Perche e desse modo aperfeiçoar os seus conhecimentos e técnicas sobre trabalhos oceanográficos. Regressado a Portugal, deu início aos seus estudos biológicos sobre a sardinha, tendo sido nomeado delegado nacional junto do Conselho Internacional para o Estudo do Mar (CIEM).

Em 1924 foi nomeado naturalista director do Aquário Vasco da Gama e da Estação de Biologia Marítima de Lisboa, substituindo no cargo o Professor Celestino da Costa. Foi então encarregado da preparação e equipamento do navio oceanográfico "Albacora", mandado construir pela Marinha na Noruega. Com este navio realizou diversas viagens oceanográficas, em cooperação com diversas instituições nacionais e estrangeiras. Quando, em 1951, a Estação se separou do Aquário Vasco da Gama e se transformou em Instituto de Biologia Marítima, Magalhães Ramalho tornou-se o seu primeiro director.

(clique na imagem acima para ver ampliação)

Alfredo Ramalho a bordo do “Albacora”

Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais desde 1915, foi admitido como membro correspondente da Zoological Society of London em 1933 e nomeado vogal naturalista da Comissão Central de Pescarias. Tornou-se sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa em 1938 e em 1943 passou a ser sócio da Linnean Society of London.

Aposentou-se em Julho de 1957, depois de 39 anos de trabalho científico no campo da Oceanografia e da Biologia Marinha. Morreu a 6 de Novembro de 1959 em Lisboa.

Actividade científica

Participou na actividade desenvolvida nos anos 40 pela Estação de Biologia Marítima de Lisboa, nomeadamente com a publicação de catálogos de várias colecções oceanográficas nacionais, estudos sobre o plâncton, a sardinha, o atum, a amêijoa do Algarve, entre outros. Em 1943 traduziu a obra de E. S. Russell, O problema da sobrepesca, que introduziu em Portugal a análise da questão relativa à gestão dos recursos piscatórios. Desde a fundação da Estação, e posteriormente com a sua transformação em Instituto, que sempre se empenhou no seu apetrechamento e pelo desenvolvimento da sua autonomia no trabalho de investigação que devia realizar.

Entre 1925 e 1940, período de actividade do "Albacora", participou em diversas expedições científicas para estudo sistemático das condições físico-químicas e dos aspectos biológicos das nossas águas costeiras e em trabalhos de estudo da circulação oceânica no estreito de Gibraltar e da água mediterrânica escoada para o Atlântico (1927-1929). Foi pioneiro na abordagem científica dos problemas das pescas em Portugal, nomeadamente no estudo das flutuações dos populações da sardinha, espécie sobre a qual realizou estudos biométricos e biológicos, tendo introduzido, em 1947, a análise estatística em larga escala das populações, das sua constituição e flutuações. Realizou estudos sobre a variação da produtividade da pesca de arrasto na plataforma continental de Portugal e na costa da Mauritânia, através da análise estatística do tempo de esforço de pesca e da quantidade do pescado registado pelos arrastões entrte 1938 e 1955, tendo concluído pela existência de sinais de sobrepesca.

Quando em 1940 se procedeu ao desarmamento do "Albacora" tinham sido efectuadas 1400 missões oceanográficas em cruzeiros sempre organizados e dirigidos por Magalhães Ramalho com a colaboração, no mar e em terra, nas rotinas de laboratório e elaboração de dados, dos seus comandantes e dos assistentes e preparadores da Estação. Nestes trabalhos teve, entre 1926 e 1934, a colaboração fundamental do comandante do “Alabacora” Luciano Sena Dentinho.

Publicações

Crise da pesca da sardinha, Lisboa, Soc. Ind. de Tipografia, 1945, [Sep. Bol. Pesca, 5].
Russell, E. R. O problema da sobrepesca, Lisboa, Estação de Biologia Marítima, 1943 [tradução].
Pelseneer, Paul, Os primeiros tempos da idea evolucionista Lamarck, Geoffroy Saint-Hilaire e Cuvier, Lisboa, Lisboa, Biblioteca Nacional, 1922, [tradução].
Carta litológica submarina da costa de Portugal, s. d.

Fernando Reis

CANDEIAS, Alberto, Doutor Alfredo Ramalho - Esboço Biográfico, Instituto de Biologia Marítima, Lisboa, 1960
FIRMINO, Teresa, "Alfredo Magalhães Ramalho, Um nome esquecido da ciência", Público, 30 Jun. 2002, p. 35.

Apontadores