1934
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

8 DE AGOSTO - H. da Costa produziu, e estreia no Tivoli, GADO BRAVO de António Lopes Ribeiro; supervisão de Max Nosseck.

1 DE JANEIRO - É apresentado à Censura O PRIMEIRO REBITE NO "DÃO", documentário sonoro com produção e distribuição da Tobis Portuguesa.

16 DE JANEIRO - A PARADA DOS CLUBES (1933) de Artur Costa de Macedo estreia em Lourenço Marques.

14 DE FEVEREIRO - Castello Lopes estreia, no Odeon e Palácio, O TIGRE DOS MARES/TIGER SHARK (1932 - First National) de Howard Hawks; a comunidade portuguesa na Califórnia.

20 DE FEVEREIRO - Tobis Portuguesa estreia, no São Luiz, SIFÕES DO ALVIELA, por Paulo de Brito Aranha.

27 DE FEVEREIRO - Em Lisboa, nasce BAPTISTA-BASTOS; crítico, e colaborador artístico de “Belarmino” (1964 - Fernando Lopes).

14 DE MARÇO - CROSS DE MOTO EM PORTUGAL estreia no Condes, por J. Castello Lopes - produziu, e apresenta à Censura O X PORTUGAL-ESPANHA EM FUTEBOL.

18 DE MARÇO - Rodagem de DESAFIO DE FUTEBOL PORTUGAL-ESPANHA, com exibição no Condes “um dia depois”.

19 DE MARÇO - No Odeon e Palácio, estreia O XI PORTUGAL-ESPANHA NO STADIUM DO LUMIAR.

23 DE MARÇO - Lisboa Filme envia para as Ilhas PROCISSÕES PORTUGUESAS e SANTARÉM E ARRABALDES.

9 DE ABRIL - Castello Lopes estreia, no Olympia, XI DESAFIO DE FUTEBOL PORTUGAL-ESPANHA.

18 DE ABRIL - No Odeon e Palácio, estreia TRACTORES "CITROEN" NO EXÉRCITO PORTUGUÊS (1933) de Mota da Costa, para Carlos de Arbués.

7 DE MAIO - Tobis Portuguesa submete Censura de CHEGADA A LISBOA DO GENERAL SANJURJO.

8 DE MAIO - MGM estreia, no São Luiz, RAINHA CRISTINA/QUEEN CHRISTINA (1933) de Rouben Mamoulian (EUA); Suécia, século XVII, com Greta Garbo; o embaixador português, D. António do Prado Pimentel (John Gilbert).

12 DE MAIO - No Barreiro, nasce MÁRIO PEREIRA; actor, desde “O Homem do Dia” (1958 - Henrique Campos); faleceu na Amadora, em 14 de Setembro de 1996.

25 DE MAIO - Castello Lopes produziu e estreia, no Condes, UM DOMINGO EM QUELUZ.

9 DE JUNHO - Bloco H. da Costa envia para Colónias UMA INDÚSTRIA DE MADEIRAS (1933), produção da Ulyssea Filme para a série INDÚSTRIA PORTUGUESA.

15 DE JUNHO - Lisboa Filme estreia, em Lourenço Marques, BALSEMÃO PITORESCO; e envia, para Angola, O MOSTEIRO DE ALCOBAÇA; ambos produzidos em 1931.

19 DE JUNHO - No Condes, estreia TORNEIO DE TIRO AOS PRATOS DA AJUDA, uma produção de J. Castello Lopes.

20 DE JUNHO - Ulyssea Filme envia para Angola COIMBRA ARTÍSTICA, documentário produzido em 1929.

24 DE JUNHO - Em Berlim, nasce CARLOS M. VASCONCELLOS; realizador desde “O Carnaval e o Público” (1973).

26 DE JUNHO - Em Lisboa, nasce ANTÓNIO CASIMIRO; cenegrafista, desde “Pedro Só” (1971 - Alfredo Tropa). Condes estreia PENHA DE GUIMARÃES, em produção Castello Lopes.

28 DE JUNHO - Ulyssea Filme estreia, em Lourenço Marques (Moçambique), UMA INSTALAÇÃO HIDRO-HELÉCTRICA NO RIO AVE (1932) e ESTORIL - ZONA DE TURISMO (1933), que também produziu.

3 DE JULHO - Castello Lopes estreia, no Condes, FESTAS ESCOLARES EM SETÚBAL do Secretariado da Propaganda Nacional/SPN.

4 DE JULHO - Fernando Carneiro Mendes produziu, realizou e apresenta, na Sociedade de Propaganda de Portugal/Grémio Português de Fotografia, CORTEJO HISTÓRICO DE VIATURAS.

6 DE JULHO - Bloco H. da Costa envia para Angola FUNERAIS DO ARCEBISPO DE BRAGA (1932), da Ulyssea Filme.

10 DE JULHO - Castello Lopes produziu e submete à Censura TRAGÉDIA DO AR - A MORTE DO CAPITÃO PLÁCIDO DE ABREU.

18 DE JULHO - Ulyssea Filme produziu, e apresenta em Lobito (Angola), COIMBRA PITORESCA.

18 DE JULHO - Inspecção Geral dos Espectáculos (Censura) anuncia a proibição de várias legendas e respectivas cenas de REVISTA DE ACTUALIDADES PORTUGUESAS, com produção de Empresa do Teatro Rivoli (Porto). Lisboa Filme produziu, e envia para as Ilhas, o documentário LISBOA, CAIS DA EUROPA (1931).

19 DE JULHO - Lisboa Filme produziu, e estreia em Lobito (Angola), CONGRESSO MARIANO DE BARCELOS (1931). Bloco H. da Costa envia para as Colónias O CASTELO DE GUIMARÃES (1933), em produção Ulyssea Filme.

23 DE JULHO - Lisboa Filme produziu, e sumete à Censura, a actualidade AVEIRO - CONSAGRAÇÃO DE UM GRANDE ESCRITOR PORTUGUÊS - JAIME DE MAGALHÃES LIMA.

25 DE JULHO - Em Lisboa, nasce JOÃO D'ÁVILA; actor, desde “O Princípio da Sabedoria ou O Rico, o Camelo e o Reino” (1975 - António de Macedo).

28 DE JULHO - Bloco H. da Costa envia para Colónias NEVE PORTUGUESA (1933), em produção da Ulyssea Filme.

7 DE AGOSTO - Lisboa Filme produziu, e apresenta em Luanda, A FOZ DO DOURO (1931).

8 DE AGOSTO - H. da Costa produziu, e estreia no Tivoli, GADO BRAVO de António Lopes Ribeiro; supervisão de Max Nosseck. Oriundo da Invicta Film, que produziu, estreia em Lourenço Marques (Moçambique) VISEU E SEUS ARREDORES (1933).

9 DE AGOSTO - Ulyssea Filme produziu, e envia: para Ilhas, EXPOSIÇÃO CANINA; para Angola, A VILA DE PENICHE (1932).

11 DE AGOSTO - Lisboa Filme produziu em 1931, e estreia em Lourenço Marques (Moçambique), O PORTO MODERNO; versão mais curta foi divulgada por Castello Lopes (1932).

14 DE AGOSTO - Documentários enviados para Colónias: BRAGA E BOM JESÚS (1930) da Ulyssea Filme, SERRA DA ESTRELA BRANCA DE NEVE da Lisboa Filme, FACETAS ALFACINHAS - OS POMBOS do Bloco H. da Costa, tal como INAUGURAÇÃO DO NOVO SEMINÁRIO DOS OLIVAIS POR SUA EMINÊNCIA O CARDEAL PATRIARCA de Manuel Luís Vieira.

17 DE AGOSTO - Companhia Cinematográfica de Portugal estreia: DE COIMBRA A PENACOVA, em Lourenço Marques (Moçambique); ASAS GLORIOSAS em Lobito (Angola); e TRANSPORTES NO TEJO/O SUD-EXPRESS em Luanda, documentários produzidos em 1931, pela Lisboa Filme. Esta envia, para as Ilhas, RIQUEZAS AGRÍCOLAS/O MILHO, que estreia em Luanda a 2 de Junho de 1937.

18 DE AGOSTO - Em Lourenço Marques (Moçambique), nasce FARIA DE ALMEIDA; em 1964, realizou a longa metragem “Catembe - 7 Dias em Lourenço Marques”; a censura impôs 103 cortes, correspondentes a outros tantos planos de negativo, que foram destruídos.

20 DE AGOSTO - Empresa Nacional de Tipografia envia para as Colónias EMPRESA ELECTRO-CERÂMICA.

22 DE AGOSTO - Propagandas Filme produziu em 1932, e estreia em Lourenço Marques (Moçambique), JURAMENTO DE BANDEIRA NO REGIMENTO DE SAPADORES MINEIROS; reportagem censurada no Porto; em 3 de Dezembro, estreou em Luanda.

3 DE SETEMBRO - Lisboa Filme produziu em 1931, e envia para as Ilhas, VISEU ARTÍSTICO e TECELAGEM.

17 DE SETEMBRO - Lisboa Filme produziu em 1931, e envia para as Ilhas, SÃO MARTINHO DO PORTO.

20 DE SETEMBRO - Lisboa Filme produziu, e estreia em Lourenço Marques (Moçambique), os documentários MONUMENTOS RELIGIOSOS (1931) e RIOS DE ANGOLA (1932).

4 DE OUTUBRO - Em Vidago, nasce JOÃO VIEIRA; cenógrafo, desde “Brandos Costumes” (1974 - Alberto Seixas Santos).

6 DE OUTUBRO - Lisboa Filme produziu, e apresenta em Lourenço Marques (Moçambique), ASPECTOS DE SESIMBRA e ÓBIDOS E O SEU CASTELO. Ulyssea Filme produziu, e apresenta em Luanda (Angola), O XI PORTUGAL-ESPANHA EM FUTEBOL.

13 DE OUTUBRO - Lisboa Filme produziu em 1931, e apresenta no Lobito (Angola), SÃO TORCATO.

19 DE OUTUBRO - Enviados para Ilhas: O CARNAVAL NO PORTO (1932) e LAMEGO - ASPECTOS DOS ARREDORES pela Lisboa Filme; ILHA DE SÃO TOMÉ (1932 - série “Portugal Colonial”) pelos Serviços Cinematográficos do Exército.

20 DE OUTUBRO - Bloco H. da Costa apresenta em Lourenço Marques (Mo-çambique), PORTO/CAPITAL DO NORTE, produção de Propagandas Filme em 1932.

24 DE OUTUBRO - Bloco H. da Costa envia para Colónias UMA FEIRA EM SÃO PEDRO DE SINTRA, produção da Ulyssea Filme.

2 DE NOVEMBRO - Lisboa Filme produziu, e envia para Ilhas, MOTOCULTURA (1933) e A PRAIA DE SESIMBRA.

8 DE NOVEMBRO - Lisboa Filme produziu, e estreia em Bissau (Guiné), UMA PROCISSÃO NA PÓVOA DE VARZIM (1931) e TERRAS DE GADO E DE SEDE (1932).

13 DE NOVEMBRO - Enviados para Colónias: A ACÇÃO MÉDICO-SOCIAL DA COMPANHIA PORTUGUESA DE TABACOS (1931) de Manuel Vicente Moreira, para Bloco H. da Costa; e PORTO - IGREJA DE SÃO FRANCISCO (1932) da Lisboa Filme.

17 DE NOVEMBRO - Lisboa Filme produziu em 1933, e envia para as Ilhas, COLÓNIAS PORTUGUESAS - A INVESTIDURA DE UM DEMBO.

19 DE NOVEMBRO - Manuel Luís Vieira produziu, realizou e submete à Censura CORTEJO COLONIAL DO PORTO; “interdito em virtude de exposição da Agência Geral das Colónias”. Lisboa Filme produziu e envia para as Colónias MARINHA DE GUERRA - REVISTA NAVAL de António de Meneses, com o patrocínio do Secretariado da Propaganda Nacional/SPN.

22 DE NOVEMBRO - Tobis Portuguesa produziu, e submete à Censura, LANÇAMENTO DO CONTRA-TORPEDEIRO "DÃO"; enviado para Moçambique (1934), Brasil (1935), EUA (1936), Angola e Índia (1937).

30 DE NOVEMBRO - Bloco H. da Costa produziu, e envia para as Colónias, O CONVENTO DE MAFRA E OS SEUS FAMOSOS CARRILHÕES.

1 DE DEZEMBRO - Lisboa Filme produz a rodagem de 1º DE DEZEMBRO DE 1934.

3 DE DEZEMBRO - Lisboa Filme produziu em 1931, e estreia em Luanda (Angola), VIANA DO CASTELO.

4 DE DEZEMBRO - Lisboa Filme produziu, e envia para as Ilhas, GUIMARÃES, TERRA DE TRADIÇÕES; e VISITA ÀS OBRAS DO PORTO DE LISBOA (1932).

13 DE DEZEMBRO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, TERRA PORTUGUESA/O MINHO de Silvino Santos, para Agesilau de Araújo & Amélia Borges Rodrigues. Sociedade de Propaganda de Portugal apresenta FESTAS DE LISBOA de F. Carneiro Mendes, também produtor.

14 DE DEZEMBRO - Lisboa Filme produziu em 1932, e estreia em Lourenço Marques (Moçambique), UMA CIDADE NO DESERTO. Lisboa Filme produziu, e submete à Censura, LISBOA EM FESTA; em 1935, enviado para o Brasil (22 de Abril) e Estados Unidos (26 de Novembro).

15 DE DEZEMBRO - Lisboa Filme produziu em 1931, e estreia em Luanda (Angola), TERRAS DA BEIRA.

18 DE DEZEMBRO - Sociedade Nacional de Tipografia produziu em 1933, e envia para Moçambique, GRANDE EXPOSIÇÃO INDUSTRIAL PORTUGUESA.


© Instituto Camões, 2003-2007