1938
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

3 DE FEVEREIRO - Lisboa Filme estreia, no Trindade, A ROSA DO ADRO de Chianca de Garcia, em produção Espectáculos de Arte;

3 DE FEVEREIRO - Lisboa Filme estreia, no Trindade, A ROSA DO ADRO de Chianca de Garcia, em produção Espectáculos de Arte; em complemento, JÁ SE FABRICAM AUTOMÓVEIS EM PORTUGAL de Manoel de Oliveira, e ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES (1937) de Heinrich Gartner, que também produziu.

5 DE FEVEREIRO - No Coliseu, estreia PORTO AÉREO.

9 DE FEVEREIRO - Em Lisboa, nasce ÓSCAR CRUZ; actor desde “O Cerco” (1970 - António da Cunha Telles), produtor desde “Terra Nova, Mar Velho” (1983 - Francisco Manso).

11 DE FEVEREIRO - Em Lisboa, nasce SIMONE DE OLIVEIRA; intérprete desde “Cântico Final” (1975 - Manuel Guimarães).

15 DE FEVEREIRO - Metro-Goldwin-Mayer estreia, no São Luiz, PORTUGAL-ESPANHA da Lisboa Filme.

17 DE FEVEREIRO - Fernando Carneiro Mendes apresenta, na Sociedade de Propaganda de Portugal, A FESTA DESPORTIVA DE FIM DE ANO NO COLÉGIO INFANTE DE SAGRES (1937).

5 DE MARÇO - Bloco H. da Costa apresenta JORNAL PORTUGUÊS - 1, registado até ao “95” (1951); quinzenário da Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC (também distribuidora), para o Secretariado da Propaganda Nacional/SPN e o Secretariado Nacional da Informação/SNI; na equipa técnica, António Lopes Ribeiro (direcção e montagem).

6 DE MARÇO - O Coliseu dos Recreios estreia VINDIMAS, produzido e enviado à Censura pela Lisboa Filme em 1937.

10 DE MARÇO - No Porto, nasce DÓRDIO GUIMARÃES; actor desde “Nazaré” (1952 - Manuel Guimarães), realizador desde “Maranos” (1978), faleceu em 1997.

18 DE MARÇO - Em Lisboa, nasce LUÍS FILIPE COSTA; realizador de filmes e séries, como “Uma Cidade Como a Nossa” (1981).

19 DE MARÇO - Em Lisboa, nasce MANUEL COSTA E SILVA; director-de-fotografia, e realizador desde “A Grande Roda” (1969), faleceu em 1999.

29 DE MARÇO - Luís Machado estreia, no Condes e no São Luiz, A CANÇÃO DA TERRA de Jorge Brum do Canto, produtor com Aquilino Mendes, director-de-fotografia; em complemento, MOCIDADE PORTUGUESA, produção do Secretariado da Propaganda Nacional/SPN.

1 DE ABRIL - Em Lisboa, nasce VÍTOR MENDES; actor desde “O Parque das Ilusões” (1963 - Perdigão Queiroga).

4 DE ABRIL - No Central, estreia O MOSTEIRO DA BATALHA, de Octávio Bobone para Ulyssea Filme.

13 DE ABRIL - Sociedade Importadora de Filmes/SIF submete à Censura CORRIDA "CHAMA DA PÁTRIA".

3 DE MAIO - Serviços Cinematográficos do Exército roda DESFILE NAVAL, frente à Torre de Belém, em comemoração do Dia da Marinha.

11 DE MAIO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC estreia, no São Luiz, EXPOSIÇÃO HISTÓRICA DA OCUPAÇÃO (1937) de António Lopes Ribeiro, para Agência Geral das Colónias.

31 DE MAIO - São Luiz estreia SORTE GRANDE de Erico Braga, para Sonoro Sketch Film.

11 DE JUNHO - Castello Lopes submete à Censura CIRCUITO INTERNACIONAL DE VILA REAL.

13 DE JUNHO - Castello Lopes produziu, e estreia no Condes, BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS – SOLDADOS DA PAZ realizado por Aquilino Mendes.

17 DE JUNHO - Lisboa Filme submete à Censura COLARES E O MAR de J. César de Sá.

22 DE JUNHO - Odeon e Palácio estreiam OS FIDALGOS DA CASA MOURISCA de Arthur Duarte, para Continental Filmes, que também distribuiu; em complemento, MIRAMAR, PRAIA DAS ROSAS de Manoel de Oliveira para Lisboa Filme, assim como SINTRA por J. César de Sá.

1 DE JULHO - Sociedade Importadora de Filmes/SIF estreia, no Eden, ALGARVE ENCANTADO de Armando de Miranda, para Ulyssea Filme.

9 DE JULHO - Castello Lopes produziu, e submete à Censura VIAGEM AO BRASIL.

11 DE JULHO - Serviços Cinematográficos do Exército filma aspectos da partida de Carmona para a VIAGEM DE SOBERANIA ÀS COLÓNIAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

15 DE JULHO - Eden estreia RATIFICAÇÃO DO JURAMENTO DE BANDEIRA DA LEGIÃO PORTUGUESA.

8 DE SETEMBRO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC submete à Censura O REGRESSO A LISBOA DO SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA; a integrar no “Jornal Português – 11”.

16 DE SETEMBRO - Em Lisboa, nasce JOÃO ROCHA; director-de-fotografia, desde “Perdido Por Cem...” (1972 - António-Pedro Vasconcelos).

17 DE OUTUBRO - Em Lourenço Marques (Moçambique), nasce ANTÓNIO CALVÁRIO; actor, desde “Uma Hora de Amor” (1964 - Augusto Fraga); e também produtor de “O Diabo Era Outro” (1969 - Constantino Esteves).

28 DE OUTUBRO - Castello Lopes apresenta, no Condes, CAÇADAS NO ALENTEJO (1937) de Armando de Miranda, para Aquilino Mendes, que manivelou; e FANDANGO do Secretariado da Propaganda Nacional/SPN.

31 DE OUTUBRO - Sociedade Universal de Superfilmes/SUS apresenta, no Politeama, MÁQUINAS E MAQUINISTAS de Cottinelli Telmo; os Caminhos de Ferro.

8 DE DEZEMBRO - Em Cantanhede, nasce JOSÉ GOMES; actor, desde “Nojo aos Cães” (1970 - António de Macedo).

29 DE DEZEMBRO - Paramount Filmes produziu, e estreia no Politeama, ESPOSENDE.


© Instituto Camões, 2003-2007