Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41520
Título: | Contributos da leitura recreativa e da escrita criativa para o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira |
Autor(es): | Viegas, Ana Margarida Laranjeira |
Orientador(es): | Moreira, Maria Micaela Ramon |
Palavras-chave: | Português língua estrangeira Didática da literatura Literatura oral Conto popular português Leitura recreativa Escrita criativa Portugués lengua extranjera Didáctica de la literatura Literatura oral Cuento popular portugués Lectura recreativa Escritura creativa |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | No âmbito do ensino-aprendizagem de português língua estrangeira, a didática da
literatura assume uma relevância considerável, já que se apresenta como uma forma de
associar «arte» e «técnica», permitindo, por isso, ler e escrever melhor. Neste contexto, a
literatura oral, entendida como um conjunto de narrativas orais transmitidas de geração
em geração por um povo, englobando um conjunto diversificado de subgéneros, de entre
os quais se destaca o conto popular, entretém os momentos de lazer, transmitindo ao
mesmo tempo os valores e os costumes de um povo. Tornam-se, por isso, evidentes os
benefícios decorrentes da exploração de contos populares portugueses nas aulas de
português língua estrangeira, como forma de desenvolver as competências comunicativas
dos aprendentes. Sendo a leitura e a escrita destrezas interdependentes, as atividades
lúdico-didáticas de exploração dos contos populares portugueses propostas nesta
dissertação exploram as potencialidades da leitura recreativa e da escrita criativa,
enquanto atividades de fomento da imaginação e da criatividade, conceitos
correlacionados com a motivação para a aprendizagem. En el ámbito de la enseñanza-aprendizaje de portugués lengua extranjera, la didáctica de la literatura asume una relevancia provechosa, ya que se presenta como una forma de asociar «arte» y «técnica», permitiendo, por ello, leer y escribir mejor. En éste sentido, la literatura oral, en cuanto conjunto de narrativas orales transmitidas de generación en generación por un pueblo, abarcando un conjunto diversificado de subgéneros, de entre los cuales se destaca el cuento popular, entretiene en los momentos de ocio, transmitiendo, al mismo tiempo, los valores y las costumbres de un pueblo. Desde luego, se hacen evidentes los beneficios derivados de la exploración de cuentos populares portugueses en el aula de portugués lengua extranjera, como forma de desarrollar las competencias comunicativas de los aprendientes. Siendo la lectura y la escritura destrezas interdependientes, las actividades lúdico-didácticas de exploración de los cuentos populares portugueses propuestas en esta disertación exploran las potencialidades de la lectura recreativa y la escritura creativa, en cuanto actividades de fomento de la imaginación y de la creatividad, conceptos correlacionados con la motivación para el aprendizaje. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Português Língua Não Materna – Língua Estrangeira / Língua Segunda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41520 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Margarida Laranjeira Viegas.pdf | 9,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |