Explorar por Autor

Ilustrações e sociabilidades maçónicas no império português na virada do Séc. XVIII para o Séc. XIX


Alexandre Mansur Barata
Universidade Federal de Juiz de Fora


Apesar dos avanços notáveis ocorridos nos últimos anos, a história da maçonaria continua praticamente desconhecida, tanto no Brasil quanto fora dele. A partir das trajectórias de vida do portuense Francisco Álvaro da Silva Freire e do baiano José Borges de Barros, busca-se compreender, por um lado, a inserção da sociabilidade maçônica na América Portuguesa na virada do século XVIII para o século XIX e as conexões existentes entre os maçons dos dois lados do Atlântico. Desta forma, tanto o episódio da prisão de Francisco Álvaro da Silva Freire no Rio de Janeiro em 1799, quanto a tentativa de José Borges de Barros, com auxílio de dois irlandeses, de introduzir dinheiro falsificado em Lisboa em 1803 revelam uma complexa rede de amizades, forjada com base no pertencimento à maçonaria, que aproximava pessoas de diferentes e distantes regiões do Império Português. Busca-se também analisar as complexas relações entre os maçons e as autoridades portuguesas, tanto seculares quanto eclesiásticas.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS