Explorar por Autor

Homens e pedras no desenho das fronteiras: a construção da fortaleza de S. José de Macapá [...]


Janaína Camilo
Universidade Estadual de Campinas


Projectada sobre o cenário natural da Amazónia, a imensa construção de pedras constituiu, no sentido que Jacques Le Goff dá à palavra, um monumento fundamental para compreender a história dessa porção setentrional da América do Sul, submetida à política mercantil do marquês de Pombal. Entretanto, estudar a Fortaleza de Macapá não significa percebê-la apenas como estrutura militar destinada à protecção da porta" do grande rio, o que traria informações pouco satisfatórias, mas é considerá-la, sobretudo, como instrumento integrante dos planos políticos de Pombal, que tentava viabilizar o projecto português de protecção das minas descobertas em Vila Bela. A Fortaleza de São José de Macapá foi erguida na margem esquerda do rio Amazonas, tendo suas obras se estendido entre 1764 e 1782. Foi desenhada por Henrique Antônio Gallucio, durante o governo do capitão geral Fernando da Costa de Ataíde Teive, sob as ordens recebidas do marquês de Pombal.
"

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS