Explorar por Autor

De guerreiro a principal: integração das chefias indígenas à estrutura de poder colonial [...]


Mauro Cézar Coelho
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro


Este trabalho trata da inflexão ocorrida na base de poder das chefias indígenas, ao tempo de vigência do Directório dos Índios, no Vale Amazónico. Seu objectivo é discutir as inflexões havidas no processo de constituição das chefias indígenas, quando da sua integração à sociedade colonial, como uma das instâncias do poder metropolitano. No interior das sociedades indígenas, as chefias eram constituídas em função de valores tradicionais. Tais chefias se caracterizavam pela transitoriedade, pela inconstância e pela ausência de coerção. Uma vez integradas na administração das povoações fundadas sob a égide do Directório dos Índios, aquelas chefias passaram a se entender de forma distinta: os valores tradicionais foram substituídos pela legitimação de Sua Majestade, assim como o exercício do poder passou compreender o exercício da coerção.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS