Explorar por Autor

O «sistema militar» corporativo na América Portuguesa


Francis Albert Cotta
Centro de Pesquisa da Pós-Graduação da Policia Militar de Minas Gerais


Tendo como suporte a teoria corporativa do poder e da sociedade, teria estabelecido na América Portuguesa uma organização militar sui generis. Os corpos militares de capitanias litoranêas como o Rio de Janeiro e Bahia teriam se especializado na defesa de ataques que viriam do mar. Para tanto, desenvolveu-se um parque de artilharia e engenharia, com a criação de escolas e com a presença de especialistas.
Capitanias como as de São Paulo e Mato Grosso desenvolveram corpos militares com especialidades ligadas aos embates com espanhóis, através da protecção das fronteiras terrestres. Nas Minas Gerais devido a questões geopolíticas e económicas, os corpos militares teriam se especializado no policiamento" das minas, estradas e controle da ordem interna.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS