Explorar por Autor

Carga e encargo da empreitada colonial portuguesa no Atlântico Sul. [...]


Maria Manuela de Abreu Borges Domingues
Departamento de Ciências Humanas - Instituto de Investigação Científica Tropical


Tendo como base teórica os estudos referentes à cultura material e imaterial africana e afro-brasileira, sublinha-se a importância das migrações africanas na formação e reformulação das representações identitárias no Brasil, com o intuito de promover o conhecimento sobre a história do contacto e convívio entre as culturas e povos africanos e europeus, no contexto das relações de poder coloniais dominadas pelos portugueses, e os seus prolongamentos actuais, com o propósito de oferecer reflexões estratégicas políticas e sociais transformadoras.
Pretende reflectir de maneira critica esse passado, a partir das interrogações sobre o presente, analisar representações, discursos e práticas de outrora, para compreender fenómenos contemporâneos e melhor entender as práticas, representações e discursos dos diversos actores sociais e as articulações entre esses, fornecendo elementos para um entendimento das continuidades e rupturas, e cruzamento inter-cultural, que reflecte a memória colectiva e tes­temunham o processo da sua criação e continua reformulação, a nossa reflexãocomunga das preocupações científicas actuais que procuram explorar os domínios das representações e memórias, que se elaboram e reelaboram no processo do convívio entre culturas africanas e europeias, e que se revelam nos suportes os mais diversos, aprofundando o conhecimento das práticas associativas femininas em África e no Brasil, nomeadamente, as abotas e mandjuandades, estudadas na Guiné-Bissau, e as irmandades católicas de negros e mestiços, investigadas no estado brasileiro da Bahia.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS