Explorar por Autor

A contenção e o excesso: bebida, embriaguez e identidades étnicas no Brasil holandês (1630-1654)


João Azevedo Fernandes
Universidade Federal Fluminense


Durante o período do domínio holandês no Brasil (1630-1654), dois sistemas coloniais de poder se chocaram, com consequências políticas cruciais para a história luso-brasileira. No seio deste conflito, diferentes modos de vida e diversas configurações culturais também entraram em choque, e isto fica patente quando se comparam as formas pelas quais os luso-brasileiros e os neerlandeses consumiam as bebidas alcoólicas e como viviam a experiência da embriaguez. Os documentos e relatos do período são bastante explícitos quanto ao fato de que os dois lados se identificavam com distintos regimes etílicos, distinções que se construíam em torno de noções de contenção" e de "excesso", e que permitiam aos contendores situarem-se, étnica e culturalmente, em um contexto extremamente dinâmico, e profundamente afectado pela situação colonial.
"

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS