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Sociabilidade e estratégias educativas numa sociedade mestiça (Minas Gerais, Brasil, século XVIII)


Thais Nívia de Lima Fonseca
Universidade Federal de Minas Gerais


A historiografia dedicada aos temas da educação no Brasil tem dado pouca atenção ao século XVIII, e os poucos trabalhos disponíveis analisam preferencialmente o período pombalino, no qual foram realizadas reformas educacionais em Portugal e que atingiram os seus domínios na América. Há ainda faces pouco conhecidas sobre a educação na América portuguesa e que encontram estreita conjunção com os estudos sobre as práticas culturais e de sociabilidade no Brasil colonial e no Império português de forma geral. Nesta comunicação pretendo explorar essa vertente, analisando as estratégias educativas, escolares ou não, de grupos e de indivíduos, por meio das quais eles procuravam definir suas posições naquela sociedade, e que nos permitem acompanhar suas trajectórias ao longo da segunda metade do século XVIII, esclarecer seus entrelaçamentos com a vida política, com as actividades económicas, com as práticas religiosas e com o universo cultural da Capitania de Minas Gerais.

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