Explorar por Autor

A Companhia de Jesus e a Inquisição: afectos e desafectos entre duas instituições influentes [...]


José Eduardo Franco
CEPCEP - Universidade Católica Portuguesa


O tema desta comunicação pretende ser a primeira síntese de um trabalho de investigação mais vasto que estamos a desenvolver sobre as relações entre a Companhia de Jesus e o Tribunal do Santo Ofício no século XVI-XVII em Portugal, no Brasil e no Oriente. Muita historiografia e literatura do século XIC e XX herdeira das polémicas antije­suíticas pombalinas apresentam-nos uma visão desfocada, porque fortemente radicalizada, da relação entre Jesuítas e a Inquisição. A corrente antijesuítica procurou acentuar a relação estreia, de intimidade mesmo, entre esta instituição judicial e os Padres da Companhia. O seu trabalho concertado entre estas duas instituições teria sido responsável pela decadência de Portugal e das suas colónias. Para rebater esta visão radicalizada par efeitos polémicos, a historiografia apologética filojesuítica procurou, por seu lado, acentuar a clivagem entre estas duas instituições, acentuando os antagonismo e as confrontações registadas entre ambas, numa perspectiva apologética-revisionista da história dos Jesuítas.
Distanciando-se destas visões desfocadas da história por razões ideológicas, a nossa conferência pretende de uma forma crítica e interpretativa analisar%% à luz de documentação publicada e inédita, o percurso das relações entre estas duas poderosas instituições ao longo de dois séculos. Com efeito, tanto em Portugal, como no Brasil e no Oriente assiste-se a situações de cumplicidades e, ao mesmo tempo ou em períodos diferentes de confrontações entre membros da Companhia e o Santo Ofício.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS