Explorar por Autor

O capitão-mor e o senhor de engenho: Conflitos entre um burocrata do rei e um «nobre da terra» [...]


Regina Célia Gonçalves
Universidade de São Paulo


A elite política da Capitania Real da Paraíba formou-se na guerra da conquista, travada desde meados do século XVI, contra os Potiguara e os franceses. Enraizados em Pernambuco, os conquistadores receberam a mercê da terra e implantaram a economia açucareira, impondo a ordem colonial. Nas décadas seguintes à ocupação inicial, as famílias que detinham o poder em Itamaracá e Pernambuco, passaram a detê-lo na Paraíba e os conflitos com as autoridades régias não tardaram a acontecer. Através do estudo do caso que, em 1616, envolveu o Capitão-Mor da Paraíba, João Rebello, um dos primeiros a ser nomeado para o cargo sem ter vínculos directos com os conquistadores vindos de Pernambuco, e Duarte da Silveira, representante da açucarocracia local e o mais poderoso senhor de engenho da Paraíba, acusado, pelo primeiro, de ter defraudado a Fazenda Real, torna-se possível perceber a dinâmica e o teor desses conflitos que marcaram as relações e as práticas da vida política na colónia, opondo os interesses locais, os da Coroa e os dos seus representantes.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS