Explorar por Autor

As frotas do Brasil no Atlântico de final de Antigo Regime


António Lopes
Eduardo Frutuoso
Paulo Guinote

O objectivo central desta comunicação passa pela apresentação de uma reconstituição do movimento das frotas e navios entre Lisboa e os portos da costa brasileira desde o período pombalino até ao período pós-independência do Brasil.
Esta reconstituição, embora enquadrada num conjunto de estudos anteriores, baseia-se na exploração sistemática dos Livros do Marco dos Navios depositados no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Lisboa, correspondendo a uma visão condensada dos materiais disponibilizados na obra O Movimento do Porto de Lisboa e o Comércio Luso-Brasileiro (Lisboa, 2001) e complementada com novas pesquisas naquele arquivo sobre o movimento de navios portugueses no Atlântico. Para além da reconstituição quantitativa das frotas do Brasil e da identificação dos navios que as formaram, no intervalo cronológico mais alargado que nos foi possível, no sentido de obter uma evolução de média-longa duração que inclua momentos-chave das relações políticas e comerciais entre o Brasil e Portugal, procurou-se ainda proceder a uma análise da tonelagem da mercadoria transportada, à identificação dos comandantes e/ou mestres envolvidos e à comparação entre o movimento do porto de Lisboa e o de outros portos do Continente, assim como à contextualização do trânsito de navios para o Brasil no âmbito do movimento de embarcações para os outros destinos do Império português de então, nomeadamente para África e o Oriente. Este é um trabalho que se destina fundamentalmente a facultar um moroso trabalho de pesquisa e uma massa de informação bastante assinalável, respondendo aos desafios lançados por V. M. Godinho, Virgínia Rau ou Frédéric Mauro há cerca de meio século, e que ainda continuam actuais, no sentido de proceder à seriação da informação disponível sobre as viagens oceânicas realizadas no tempo da Expansão Europeia, em geral, e portuguesa, em particular.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS