Explorar por Autor

As condições de governabilidade: um refinado jogo de interesses na América lusa [...]


Carlos Kelmer Mathias
Universidade Federal do Rio de Janeiro

A presente comunicação tem por objectivo analisar as condições de governabilidade as quais estavam sujeitos os altos funcionários administrativos régios na América lusa, notadamente os governadores de capitanias. Não podendo prescindir do apoio de membros da chamada elite local, esses funcionários por vezes encontravam-se em situações nas quais viam-se obrigados a negociar mercês - quer gratuitas, quer pagas - foros e privilégios com o intuito de obter e/ou manter sua governabilidade. Assim sendo, percebe-se um refinado jogo de interesses tanto pelo lado de tais governadores, como de tal elite, no decorrer das relações havidas e estabelecidas entre ambas as partes. Destaca-se a perene situação - e por assim dizer necessidade - de (re)estabelecimento de estratégias de acção visando, em última instância, a governabilidade (no concernente a esses altos funcionários) e a manutenção de prerrogativas de mando (no caso dos membros da elite local).

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS