Explorar por Autor

O Maranhão no espaço atlântico construção de identidades (século XVIII)


Marinelma Costa Meireles
Universidade Brasília

O deslocamento de populações pela dinâmica do tráfico de escravos, conduziu à abertura do Atlântico através de rotas de comércio e vias de intercâmbio de mercadorias e de idéias.
Nessa óptica, a província do Maranhão, norte do Brasil, vivenciou significativas mudanças com a implantação da Cia. de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, quando esta começa a exercer oficialmente o  monopólio do comércio de escravos para a região.
No contexto da Companhia, sob a dinâmica do comércio de escravos, pretendo destacar e relacionar dois segmentos sociais: - escravos e comerciantes e:
Apontar traços que permitam delinear certas identidades através das etnias africanas encontradas na região%% 
Compor um quadro da população maranhense, buscando identificar os grupos organizados em torno das actividades de comércio.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS