Explorar por Autor

A Secretaria de Governo da capitania de Pernambuco como parte do aparelho burocrático colonial


Josemar Henrique de Melo
Universidade Federal de Paraíba


O presente trabalho faz parte da tese de doutoramento que estuda a Secretaria de Governo da Capitania de Pernambuco como um sistema de informação que foi instituído em todas as possessões do Império Português, tendo em vista o desenvolvimento de unidades administrativas cada vez mais estruturadas em sectores orgânicos, com um estilo de processamento dos assuntos cada vez mais burocrático e em práticas fundamentadas por normas jurídicas. Estas, por sua vez, geraram uma quantidade enorme de informação escrita que necessitava também de um funcionário que coordenasse a criação, o trâmite e o armazenamento de toda a documentação produzida e recebida pelas entidades decisoras e implementadoras das políticas necessárias à administração da metrópole e da colónia.
Cabia, desta forma, a cada uma destas autoridades coloniais (governo, ouvidoria, provedoria, bispado, Câmaras, exército, etc.) manter e organizar os seus cartórios os quais por sua vez formavam sistemas de informações distintos. Para o governo das capitanias esta tarefa competia aos Secretários do Governo que ora temos como objecto de estudo.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS