Explorar por Autor

Na linha do tráfico: notas sobre o ingresso de escravos africanos na Paraíba


Mozart Vergetti de Menezes
Universidade Federal da Paraíba


Os pilares económicos estruturais do Brasil Colónia, que estiveram fincados na extracção e produção de matérias primas que se orientava para a economia-mundo europeia em expansão, balizaram-se na presença fundamental da escravidão negra africana. As formas de aquisição dessa mão-de-obra para o trabalho na Paraíba, durante a primeira metade do setecentos, assunto da nossa comunicação, obedeceu à implantação, pela Coroa portuguesa, de certas políticas compensatórias no intuito de remir a crise do sector açucareiro local. Contrapôs, então, a Coroa, ao baixo poder de crédito e renda de lavradores e senhores de engenho da Paraíba - diferentemente do que fazia em Pernambuco e Bahia - benefícios fiscais ou incentivos à criação de pequenas Companhias de Comércio para o trato de escravos que revelaram, além das formas de contratos comerciais entre a Paraíba e a África, alguns indícios sobre a quantidade de escravos ali aportados.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS