Explorar por Autor

Memória que atravessa o Atlântico: reis, príncipes e varões insignes na colecção Barbosa Machado


Rodrigo Bentes Monteiro
Universidade Federal Fluminense


O trabalho analisa a colecção de estampas organizada pelo abade de Sever Diogo Barbosa Machado (1682-1772), em especial os álbuns referentes aos reis e príncipes de Portugal, e aos varões portugueses insignes. Entre soberanos, heróis, santos, nobres e letrados de diversos tempos e acções, 1.897 estampas compõem uma memória do Portugal do Antigo Regime e do seu império, relativa aos propósitos da Academia Real de História. Mas também expressando a autoria de Barbosa Machado, sua expectativa de ascensão social e a paixão coleccionista, que o faziam recortar, colar, e anexar escritos a cada retrato de modo peculiar. Desse modo era escrita uma história da monarquia portuguesa, do ethos nobiliárquico e de seu império. Como se sabe, a livraria passou a fazer parte da Real Biblioteca no reinado de D. José I, e viajou em caixotes para o Brasil em 1810, logo após a corte. Passou assim a fazer parte do acervo da Biblioteca Imperial, depois Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS