Explorar por Autor

Aspectos da Cultura material e inventários post-mortem da capitania do Maranhão, séculos XVIII e XIX


Antónia Silva Mota
Universidade Federal de Pernambuco


Aborda-se aspectos da cultura material, no momento áureo da economia agroexportadora. A partir da segunda metade do séc. XVIII, deu-se uma intensa movimentação populacional: portugueses que chegaram para explorar a nova fronteira agrícola, trazendo inúmeras etnias africanas para o trabalho nas lavouras. Estas culturas se encontraram com as populações nativas, ainda com forte presença na região. A análise dos testamentos e inventários post-mortem manifesta
o aumento do nível da fortuna das famílias, aliado a uma intensa concentração de renda, marca das economias escravistas-exportadoras. A maioria dos proprietários rurais era absentista, tendo como local de moradia a cidade portuária de São Luís. Eles direcionaram a riqueza acumulada para gastos ligados ao mundo urbano%% como mostra o espólio das elites, onde se sobressaem as portentosas casas  de moradia e o refinamento do mobiliário, das louças, roupas e adereços. O que contrasta com a precariedade do viver da maioria.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS