Explorar por Autor

As Concessões mercantis e a construção atlântica portuguesa


Aurélio de Oliveira
Faculdade de Letras - Universidade do Porto


Procurará analisar-se o papel e a importância de algumas concessões marítimas (e territoriais) concedidas para a área dos espaços atlânticos no Século XV e XVI verificando até que ponto os lineamentos estruturais dessas concessões determinaram (ou não): 
A) a efectiva  materialização e construção do espaço atlântico%% B) a presença de características  fundamentais na determinação e  envolvimento de determinadas clientelas metropolitanas%% C) seu papel na construção e preservação de um espaço especificamente  nacional%% D) até que ponto elas terão sido, ou não, uma das peças fundamentais da  durabilidade da Construção lusa no atlântico.
NB: Tomam-se como principais referências as Concessões a Fernão Gomes%% as Concessões a Fernão Teles%% (outras menores: a Lopo de Almeida%% Tristão da Cunha%% e ao Duque de Beja)%% As concessões a Fernando Loronha%% as concessões a Duarte Coelho (e outros)%% As concessões a Salvador Correia de Sá

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS