Explorar por Autor

Estanceiros do Rio Grande de São Pedro: constituição de uma elite terratenente no século XVIII


Helen Osório
Universidade Federal do Rio Grande do Sul


A comunicação aborda a formação de uma elite local na América portuguesa, a dos grandes criadores de gado (definidos inicialmente como os proprietários de mais de mil cabeças de gado vacum), detentores de extensas propriedades fundiárias e de escravos, na fronteira sul do Império. Para compreender a dinâmica dessa constituição económica e social, analisa-se a naturalidade de seus membros, seu acesso a mercês, sesmarias, participação em tropas auxiliares e cargos da governança local. Através de inventários post-mortem delineia-se seu perfil económico e produtivo: montante do património, ramos de investimentos, número de escravos, entre outros aspectos. Suas singularidades são definidas no confronto e comparação de suas características com as do grupo mercantil da mesma capitania e também da praça Rio de Janeiro, permitindo uma reflexão sobre a constituição de elites em territórios americanos do Império português.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS