Explorar por Autor

Representações do poder do Estado português na América Portuguesa


Maria Paula Dias Couto Paes
Federal de Minas Gerais / Universidade Nova de Lisboa


Esta comunicação pretende a articulação entre três grandes eixos intrinsecamente interligados: primeiro, o fato de que as festividades nas Minas do século XVIII  constituíram-se em ocasiões em que a racionalidade do Estado português era representada na Colônia evidenciando a hierarquia e reafirmando o poder da Coroa%% segundo, a questão de que essa representação possuía uma estrutura retórica e teológico-política  (re)apresentando padrões anónimos e colectivizados de acordo com o uso de modelos de autoridades já consagradas e,  finalmente, a interpretação do significado das alegorias que integravam o programa das festas.  O objectivo principal dessa articulação é a construção de uma inteligibilidade para as práticas de representação nas Minas da primeira metade do século XVIII enquanto formas de expressão do poder da Metrópole e instrumentos de domínio sócio-político da região.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS